Sessão especial do Senado comemora 40 anos da UNIFOR

Postado por: Editor NJ \ 20 de maio de 2013 \ 0 comentários

Segundo o senador José Pimentel, é o momento de refletir sobre os 40 anos de história e projetar o futuro

Em quatro décadas, a Universidade de Fortaleza formou mais de 70 mil profissionais e hoje possui aproximadamente 25 mil alunos FOTO: EDUARDO QUEIROZ

O Senado Federal realiza nesta segunda-feira (20), às 10h, sessão especial para comemorar os 40 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor). A homenagem foi requerida pelo senador José Pimentel (PT-CE).

De acordo com Pimentel, a Universidade é reconhecida como sinônimo de excelência educacional e melhor instituição particular de ensino superior no Norte e Nordeste.

Foram convidados para a sessão o chanceler Airton Queiroz, o governador do Ceará, Cid Gomes, a reitora da Unifor, Fátima Maria Fernandes Veras, entre outros. Segundo a assessoria do Senado, está tudo preparado para a sessão especial, que poderá ser acompanhada, ao vivo, pelos veículos de comunicação do Senado Federal (TV Senado, rádio e internet).

A Camerata da Unifor participará do evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Ceará. No repertório, também estarão músicas de Alberto Nepomuceno, Clóvis Pereira e Ernani Aguiar.

De acordo com o senador José Pimentel, "é o momento de refletir sobre os 40 anos de história e projetar o período que vem pela frente, pois o Brasil está cada vez mais exigindo profissionais para ocupar os novos empregos que estão surgindo nessa nova fase de desenvolvimento".

O senador relembrou a filosofia proposta pelo fundador da Universidade, Edson Queiroz, durante a inauguração, em 1973: "a obra é de cunho nacional e todos os que aqui se formarem serão úteis à nação".

"Ao longo desses 40 anos, a Universidade de Fortaleza formou mais de 70 mil profissionais e hoje conta com aproximadamente 25 mil alunos. A instituição de ensino oferece 40 cursos de graduação, com um corpo docente formado por 1.200 professores, dos quais, 80% são mestres e doutores", frisou.

Ele observa que a Unifor também mantém 70 cursos de especialização, cinco cursos de mestrado e seis de doutorado, além de diversas atividades de extensão para seus alunos.

O senador José Pimentel assevera que a Unifor, nascida em 1973, foi crescendo tendo como base, a participação de pessoas, grupos humanos e unidades sociais de sua região.

O parlamentar afirma que a instituição de ensino tem atuado de modo criativo e transformador, a partir da realidade em que está inserida para melhorar a vida de todos, com diversos projetos sociais. Segundo Pimentel, a Unifor promove a interação com a comunidade e busca ser referência ao longo de sua trajetória histórica com uma grande diversificação de projetos.

Prestação de serviços

Na prestação de serviços, cita o Núcleo de Assistência Médica e Integrada (NAMI), que é considerado referência da rede pública de saúde do Município e Estado, na diversificação de serviços oferecidos à comunidade.

Comenta que a Clínica Escola realiza cerca de 300 mil procedimentos e atende 25 mil pessoas por mês, envolvendo 3.500 alunos, professores e técnicos.

Com relação ao Escritório de Prática Jurídica (EPJ), frisa que o mesmo incentiva nos seus alunos a sensibilidade no atendimento à população carente, aproximando a Universidade do corpo social.

Destaca, ainda, o trabalho realizado pela Escola de Aplicação Yolanda Queiroz que acolhe e educa cerca de 600 crianças de 8 a 12 anos da comunidade do Dendê, cujos melhores alunos ganham bolsa de estudos na escola Ari de Sá e depois podem estudar na Unifor, também com bolsa de estudos.

Parcerias

José Pimentel frisa, ainda, que a Unifor oferece o programa Internacional de Intercâmbio Acadêmico que tem 170 universidades conveniadas, em um total de 35 países, que possibilitam ao aluno a inserção em outra cultura de sua escolha, no sentido de ampliar suas experiências e aprendizado durante o curso.

Já na pós-graduação, ressalta que a instituição investe na formação de líderes para as diversas áreas de gestão, com destaque para os seus cursos de ponta. Ele cita as parcerias com a Columbia University Wharton e com a University of Pennsylvania, que possibilitaram trazer para o Ceará a atualização e integração e competitividade.

Alunos

Pimentel destaca que passaram pela instituição grandes cearenses: "são secretários de Estado, políticos, professores, pesquisadores, empresários que frequentaram o campus da Unifor e na atualidade logram destaque, reconhecimento e elevada capacidade de articulação com a sociedade e com o tecido produtivo".

categoria: ,

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.