Brasileira radicada nos EUA tem vídeo visto por mais 2 milhões contra a Copa do Mundo

Postado por: Editor NJ \ 20 de junho de 2013 \ 4 comentários

Brasileira radicada nos EUA, Carla Dauden fez circular pela internet vídeo ( veja video no final desta reportagem) em que explica por que não vai à Copa do Mundo; na gravação, que viralizou, ela se diz contra os altos gastos para o evento, que, de fato, vai saindo pior do que o planejado, com estádios muito caros e sem os benefícios que a população esperava; contudo, mesmo diante da criticável condução da preparação pelos governos brasileiros, a torcida que compareceu à Arena Castelão, nesta quarta-feira, cantou o hino brasileiro a plenos pulmões, em apoio à seleção; seis anos depois de o Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa, esta é a hora certa para protestar?

Um vídeo contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, postado pela brasileira radicada nos Estados Unidos Carla Dauden, viralizou nos últimos dias, como consequência dos protestos que se espalham pelo País contra os gastos para a organização do evento. Na gravação, Carla defende o boicote à Copa, devido aos seus altos gastos, que poderiam ter sido investidos em outras áreas, como educação ou saúde. A crítica, assim como as que reverberam pelas ruas, é justa, mas será que esse é mesmo o momento para questionar a Copa?

O Brasil foi escolhido para sediar o mundial do próximo ano em 2007. Ou seja, há seis anos. À época, a escolha da Fifa foi muito celebrada por aqui, apesar dos receios, que acabaram se revelando justos, de que muito do que se imaginava que a Copa poderia agregar ao País, como um melhor sistema de transporte, não ocorresse. O fato é, contudo, que o Brasil topou a empreitada e, ao ganhar o direito de sediar a competição, passou a ter compromissos.

Como lembrou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, nesta semana, antes de partir para a Turquia, "o Brasil pediu essa Copa do Mundo". Ele acrescentou: "Nós não impusemos ao Brasil esta Copa do Mundo. Eles sabiam que para ter uma boa Copa do Mundo naturalmente teriam que construir estádios. Mas nós dizemos que não é apenas para a Copa do Mundo. Junto com os estádios há outras construções: rodovias, hoteis, aeroportos... São itens do legado para o futuro. Não é apenas para a Copa do Mundo".

Por mais impertinente que tenha sido o comentário do dirigente, ele não falou mentiras. É compreensível a implicância de grande parte dos brasileiros com a Copa do Mundo de 2014 diante da incompetência dos governos federal, estaduais e municipais para traduzir a preparação para o maior evento esportivo do mundo em benefícios à população, como se prometeu. Mas, agora que o evento já começou, com o evento preparatório, de que adianta impedir que a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo de 2014 ocorram? Se a forte mobilização tivesse ocorrido ao longo dos últimos seis anos, talvez não houvesse tanto sobre o que reclamar agora.

Veja aqui o vídeo:

categoria: ,

4 comentários:

  1. O problema é que quando o Brasil foi escolhido pra sediar a copa ficamos felizes por pensar que as coisas iriam melhorar, mas tudo foi só piorando ao longo desses seis anos desde então, a inflação voltou assustadora, os hospitais estão sucateados, não existem médicos suficientes, as educação está cada vez mais precária e o transporte público que é insuficiente e de péssima qualidade está cada vez mais caro. Todo esse absurdo de dinheiro que está sendo investido em copas, poderiam investir em todas essas outras PRIORIDADES que acabei de citar, POIS NÃO TEMOS URGÊNCIA em estádios, hotéis, rodovias e aeroportos, nossas NECESSIDADES BÁSICAS DE URGÊNCIA são SÁUDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE de qualidade para que se possa viver e traballhar com dignidade, SÓ ASSIM É QUE CONSTROI UM PAÍS E ELE CRESCE DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que o povo sempre reclamou, mas nunca ninguém teve iniciativa para ir contra essas corrupções,agora eles vêm a copa como uma chance de mostrar para o mundo o que acontece aqui auto e claro, já que o que era mostrado a mídia dava um jeito de "maquiar", então realmente, por que o povo não fez isso antes? por que não se revoltaram quando viram que estava tudo errado? por que as pessoas tinham medo, era só uma meia duzia que estava disposta a ir para a rua e botar a baixo a corrupção, o impedimento da copa vai mostrar para o mundo inteiro que o Brasil é um grande circo e agora o povo quer ver o circo pegar fogo, muitos países desenvolvidos tem problemas também, não pensem que só por que são desenvolvidos que são perfeitos, mas o fato é que o Brasil é o país que mais arrecada impostos, o que mais tem leis, então por que isso não é usado? a corrupção é tão grande que se esses impostos fossem usados para o que realmente são destinados o Brasil seria sim país de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  3. O fato é que o povo sempre reclamou, mas nunca ninguém teve iniciativa para ir contra essas corrupções,agora eles vêm a copa como uma chance de mostrar para o mundo o que acontece aqui auto e claro, já que o que era mostrado a mídia dava um jeito de "maquiar", então realmente, por que o povo não fez isso antes? por que não se revoltaram quando viram que estava tudo errado? por que as pessoas tinham medo, era só uma meia duzia que estava disposta a ir para a rua e botar a baixo a corrupção, o impedimento da copa vai mostrar para o mundo inteiro que o Brasil é um grande circo e agora o povo quer ver o circo pegar fogo, muitos países desenvolvidos tem problemas também, não pensem que só por que são desenvolvidos que são perfeitos, mas o fato é que o Brasil é o país que mais arrecada impostos, o que mais tem leis, então por que isso não é usado? a corrupção é tão grande que se esses impostos fossem usados para o que realmente são destinados o Brasil seria sim país de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  4. Vergonha, estou com muita vergonha. tenho 54 anos e ainda não tinha uma verdadeira consciência do estrago social, a que nos expuseram nossos governantes.. Vergonha de ter aceito até aqui passivamente tudo o que a mídia tendenciosa e nefasta, nos induz a ver... E Contra eu mesmo, por viver de modo alienado e tolerante com coisas concernentes à cidadania e cobranças mais eficazes dos nossos governos. Vergonha de achar normal, vídeos com corruptos e corruptores com dinheiro na cueca, e, não obstante, normalíssimo ver o nepotismo dentro da minha empresa. Pior; em detrimento a irmãos meus; cidadãos morrerem nos hospitais públicos por falta de atendimento. e Professores sendo subjugados a trabalho forçado, como escravos brancos nas fazendas.Aqui é o que mais tem...Tenho muita vergonha de tudo isso que com minha passividade lúdica determinei meu destino como cidadão até aqui... Eu faço parte do povo Brasileiro, concervador,cético e conformado. Ainda bem que os bons ventos da democracia impetrada pelo povo sopram com força cada vez mais forte em direção a um Brasil menos futebolístico, e mais conciente de sua verdadeira vocação... MUDA BRASIL!!!

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.