Como aumentar a visibilidade de um escritório de advocacia?

Postado por: Editor NJ \ 25 de junho de 2013 \ 3 comentários

Por muitas vezes parece difícil, e até mesmo impossível, tornar-se notório em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo. São inúmeros escritórios, milhares de profissionais atuando. E logo surge a questão: O que fazer para obter destaque?

O Marketing Jurídico era considerado, até então, caro e inviável. Hoje, é uma das ferramentas que agrega grande potencial e auxilia no sucesso de um escritório de advocacia.

Alguns itens de maiores relevâncias valem ser citados, como a atuação do marketing de relacionamento. Neste ponto o que conta é saber quem é seu cliente. Afinal, o cliente é a alma do negócio. Mas resumindo, toda pessoa gosta de se sentir única e ser atendida de forma especial. Logo, é preciso que os advogados, o profissional de marketing e a recepção, ou seja, que todos os profissionais atuantes dentro do escritório conheçam cada cliente e não realizem um mero atendimento de telemarketing, no caso, um serviço de massa. É necessário tratar o cliente de forma que ele não se sinta apenas como mais um.

Manter contato, parabenizar, enviar cartões comemorativos e prezar pela satisfação do cliente são essenciais para que este possa também indicar seu escritório para outras pessoas, o que torna este relacionamento também uma fonte de futuros negócios e aumento da visibilidade dos seus serviços.

Lembrando: cliente satisfeito é aquele cujas expectativas são superadas. É preciso ir além do simples feijão com arroz. É necessário realizar o que lhe foi pedido com toda qualidade, eficácia, rapidez e também zelar por uma relação sadia, próxima ao mesmo.

Como citada anteriormente, a indicação boca a boca ainda trás resultados positivos. No entanto um escritório atualizado não pode deixar que seus negócios dependam apenas de um único meio. Por isso o marketing jurídico entende que artigos publicados em veículos de comunicação, tais como revistas, jornais e sites são importantes para a divulgação do escritório e de seus profissionais. Prese também por uma boa identidade visual e um site bem estruturado. Busque estar presente nas primeiras páginas dos buscadores da web e enfaticamente nas mídias sociais (seu cliente também está lá!). Tudo isso funciona como meios de estreitar laços de relacionamento.

Também é essencial que os advogados façam-se presentes em eventos, palestras, congressos e reuniões. Como bem sabemos, networking é a bola da vez. Então, estreitar laços com empresas, clientes e parceiros faz com que o escritório conheça pessoas que futuramente podem tornar-se negócios. Neste ponto, o profissional de marketing está para orientar e verificar quais são as melhores oportunidades e criar a ligação do advogado com o mercado.

Estes foram alguns itens básicos, e ao mesmo tempo de extrema importância, para que um escritório de advocacia não fique apenas no seu casulo, mas que mostre ao mercado, aos seus clientes, seu gigantesco potencial.

Natalia Vidal Gomes é profissional de marketing e colabora com a Inrise Consultoria com seus artigos.

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3 comentários:

  1. Cuidado com o marketing. O Estatuto não permite mercantilização, trazendo diversas regras sobre anúncios. Mercantilizar a advocacia pode não ser viável, em que pese ser mais comum do que deveria ser.

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    1. Não, não têm relação!!

      Existem regras da publicidade para advogados bem rígidas mesmo com relação às forma de se expor e anunciar, mas nem por isso eu proibido!

      Assim como Inrise, também há outras iniciativas como a http://www.marketingjuridicolegal.com.br que ajuda os advogados a se exporem de forma ética!

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  2. Melhor dizendo, a mercantilização é totalmente incompatível com a advocacia, tendo o Estatuto da Ordem vedações sobre essa questão da anunciabilidade, se é que não podemos dizer se tratar da exceção a possibilidade e de anunciar. Muito cuidado.

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