Advogados reclamam de personagem de Carol Castro em 'Amor à Vida'

Postado por: Editor NJ \ 12 de julho de 2013 \ 67 comentários

Advogados mandaram carta para a Globo reclamando de Silvia, uma advogada de família interpretada pela atriz Carol Castro em "Amor à Vida". Na novela, a personagem orienta clientes a mentirem em juízo. Para a Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), a postura é "imoral e antiética" e "induz a uma opinião equivocada" sobre os advogados.

QUESTÃO DE HONRA

Ademar Gomes, presidente do conselho da Acrimesp, pede que a personagem seja punida. A Globo informa desconhecer a carta. E declara que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade: "Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias, sem a intenção de ofender qualquer categoria profissional".

categoria:

67 comentários:

  1. a globo distorça as imagens... veja isso tb naquela serie As Cariocas... é uma vergonha isso...

    ResponderExcluir
  2. Se for assim, os médicos da vida real devem também se sentir ofendidos, pelo fato de já não ser a primeira cena da novela, em que, médicos da trama, forjam ou falsificam documentos e situações. Isso também não seria contra a ética e contra a moral dos médicos? A não ser que essa seja uma fonte falsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um erro não justifica outro... nos dois casos está errado!

      Excluir
    2. Mas o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) já estão se manifestando quanto às condutas apresentadas pelos profissionais das respectivas profissões na novela.

      Excluir
    3. RECLAMEM dos filmes também! Dos livros! Povo burro, não sabem nem o que é obra de ficção e ficam querendo exigir retratação de novela? Faz-me rir!

      Excluir
    4. Independente se é ou não uma obra de ficção, é um direito da categoria ter sua imagem preservada! Ademais, já se organizou no imaginário popular a ideia de que advogados são ladrões, mentirosos, cínicos... O que não é nem de longe a realidade! Não que não haja maus profissionais, mas, me apresente a classe profissional composta exclusivamente de gente honesta! Ademais, não trata-se de exigir retratação da novela, e sim uma retratação da empresa que através da novela veicula uma ideia preconceituosa. E fazê-lo nada mais é do que o exercício do direito consagrado na Carta Magna em seu artigo 5º, Inciso V, combinado com o artigo 37, §2º, da Lei 8078/90 (CDC).

      Então, tal qual não foi só por R$00,20, não é só por uma personagem, mas, pelas ideias preconceituosas, discriminatórias, vexatórias e difamatórias que diariamente de uma classe que foi reconhecida como "... indispensável à administração da justiça..." (Artigo 133, CRFB).

      Excluir
    5. Nossaaaaaaaa rsrsr, esse ai é advogado, falou muito bem, gostei rsrs

      Excluir
  3. Se for assim, os médicos da vida real devem também se sentir ofendidos, pelo fato de já não ser a primeira cena da novela, em que, médicos da trama, forjam ou falsificam documentos e situações. Isso também não seria contra a ética e contra a moral dos médicos? A não ser que essa seja uma fonte falsa.

    ResponderExcluir
  4. É muita falta do que fazer...

    Por essa lógica, nenhuma novela, seriado, filme ou livro poderiam conter criminosos. Porque ser criminoso é antiético e imoral...

    ResponderExcluir
  5. As novelas são obras de ficção sim, mas, grande parte das pessoas que assistem, acham que devem seguir as tendências apresentadas nas novelas...

    ResponderExcluir
  6. A maioria dos advogados fazem isso, pra que não pode falar na cara agora. VERGONHA

    ResponderExcluir
  7. ADVOGADOS MENTEM MESMO!! SE NÃO MENTISSEM NÃO TIRARIAM DA CADEIA BANDIDOS QUE MERECIAM FICAR LA O RESTO DA VIDA!! TANTO É VERDADE QUE OS CRIMINALISTA QUE SÃO JUSTAMENTE OS QUE SE ENVOLVEM COM ESSES BANDIDOS QUE SÃO OS QUE MAIS GANHAM DINHEIRO, OS QUE ATENDEM TRABALHADORES NÃO GANHAM NEM A METADE!! DEVIAM ERA CRIAR VERGONHA NA CARA E FICAR CALADOS OU ENTÃO MUDAR PARA QUE POSSAM TER MORAL PARA RECLAMAR DA VERDADE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. advogados não mente pra soltar bandido para que o bandido seja o advogado trabalha nas brechas das leis e nao mentindo. POVO LEIGO É FODA!

      Excluir
    2. Ah, me poupe. Quer dizer q isso não acontece constantemente nesse país? Quanto hipocrisia.

      Excluir
    3. Totalmente certo, mais quero ver um DR ADVOGADO abrir mão de ganhar suas moedinhas tirando ladrões confessos, assassinos, estrupadores, e outros individuos que deveriam sim ser mortos em vez de estarem na cadeia, para evitar custos desnecessários a nossa sociedade e acabando a vida boa desses monstros defendidos por ADVOGADOS, mais claro que os ilustres vão alegar que a justiça é isso é agilo, brecha da lei, sinceramente um ser humano que procura uma brecha na lei para tirar um assassinano da cadeia será que é uma pessoa que deveria viver numa sociedade, ou será que deveria ser sim expulsa do convívio com pessoas boas, muito discutivel essa coisa de ADVOGADO BOM, bom para o cliente que paga e vai dizer que os caras estão preocupados se vão ajudar a colocar um bandido livre no meio da sociedade, ou estão preocupados com o que vai entrar no bolso deles no final?!?!

      Excluir
    4. Não diria que seja mentira , mas podemos dizer que seja " mentira técnica de fundo processual " .... Não só pra bandidos. Gente, o povo tem mania de julgar tudo e a todos, mas não podemos nos esquecer que qualquer um pode um dia estar no polo passivo da justiça, todos somos seres humanos, portanto, todos somos passivo de que qualquer coisa nos aconteça. Ai nessa hora , quando é com a gente aceitamos qualquer coisa pra nos livra r da cadeia. Pense bem

      Excluir
  8. Se for assim, os médicos devem se sentir lisonjeados porque médicos da ficção são incontestavelmente melhores que os da vida real. E quanto aos Advogados... A verdade dói!

    ResponderExcluir
  9. A globo diz que a novela é ficção, mas sempre usa enredos que fazem com que as pessoas se identifiquem, usando disso para obter a sua audiência. Péssima personagem, numa de suas primeiras frases se identificou como "Advogada de Direito". Existe advogado de outra coisa senão de Direito, péssimo. Queria saber em que advogado(a) ela se inspirou.

    ResponderExcluir
  10. Cadê a interpretação? O que ele solicita é que a advogada seja punida por causa do seu comportamento amoral e anti-ético.

    ResponderExcluir
  11. Até onde eu sei, o Compromisso com a verdade é prerrogativa da testemunha, o que por outro lada desobriga o Réu....

    ResponderExcluir
  12. Se a classe médica não se importa problema dela. A advocacia precisa se manifestar.

    ResponderExcluir
  13. VAO PRO INFERNO VCS.....TD SE BASEIA NA MENTIRA TA CHEIO E ADVOGADOS QUE SUSTENTAM SUAS TESES EM MENTIRAS E GANHAM PROCESSOS EM DETRIMENTO DOS OUTROS C/ O MAIOR DESCARAMENTO E FICA POR ISSO MESMO, ....A VERDADE NAO VALE NADA NADA NADA NADA...NEM PRO PROPRIO JUDICIARIO POUCO IMPORTA A VERDADE.....HIPOCRITAS.
    O QUE ESTA ACRIMESP DISSE S/ O EX MINISTRO DA JUSTIÇA THOMAS BASTOS, QUE COMO ADV DEFENDEU CARLINHOS CACHOEIRA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver o dia que precisar de um advogado, se ele precisar mentir, se você não será a primeira a concordar. Foda é cliente filha da puta todo errado querer que o advogado faça milagres.

      Cliente merda, advogado idem, se os clientes não quisessem que o advogado transformasse chumbo em ouro, muito do que se acredito do operador de justiça não seria verdade.

      Excluir
  14. Af, sai da frente da televisão e vai estudar. Acha mesmo que esses alienados que veem essa novela, vai mesmo achar que todos os advogados fazem isso? Eles querem saber com quem a mocinha vai ficar, quem vai ficar no final com quem. Eles estão preocupados é com o os outros vão fazer e não com a ética e a moral de uma advogada que mal aparece na novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a sua pergunta, sim, a maioria das pessoas que assistem novela acreditam que aquilo é o que acontece. Eu já trabalhei atendendo questões jurídicas e acredite, as pessoas acreditam em TUDO que passa nessas novelas.

      Excluir
  15. BABAQUICE, NÃO SOU MUITO FÃ DE NOVELA, MAS É A MAIOR BABAQUICE, QUERENDO TAMPAR O SOL COM A PENEIRA, COMO SE NÃO EXISTISSEM MAUS ADVOGADOS, O QUE A GLOBO ESTÁ MOSTRANDO É O QUE SABEMOS QUE ACONTECE NA VIDA REAL, QUE POSSA SER ATÉ QUE SEJA A MINORIA, MAS QUE EXISTE MUITO ADVOGADO TRAPACEIRO, MENTIROSO E SEM ESCRÚPULOS, SABEMOS QUE EXISTEM. FALTA DO QUE FAZER, SE DOER POR ALGO QUE DE FATO EXISTE. É OUTRA, A NOVELA É EXPRESSÃO ARTÍSTICA E TAMBÉM UM RETRATO FICTÍCIO MAS QUE SABEMOS QUE FRUTO DA VIDA REAL.

    ResponderExcluir
  16. Se todo mundo começar a reclamar do que se vê na televisão, daqui uns dias não haverão mais o que assistir, pois sempre alguém vai se sentir ofendido. Estamos num estado de direito democrático, onde as pessoas tem liberdade..ou vamos partir para CENSURA novamente.
    Não pode falar do gay por que é gay, do gordo por que é gordo..há nem do magro pois é magro...TV é TV e sempre vai ser, as pessoas que devem saber separar a realidade da ficção.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Outra que aponta, mas deve ter o advogadozinho pra raspar o que não merece do patrimônio dos maridos que se divorcia. De viúva negra rodando por ai com advogado a tira colo tem aos montes.

      Excluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só faltava essa ,advogado com moral hauhauhauhauhauhauhuah

    ResponderExcluir
  19. Nos eua o cara nem precisa falar ,eles fazem uma tese e defendem e pronto..

    ResponderExcluir
  20. Acho uma perda de tempo esse questionamento da Associação Criminalista. Desde sempre na dramaturgia se vê personagens no papel de advogados induzindo clientes a mentir em juízo. Procurar caso com a ficção é um excesso tremendo! Ainda mais com a quantidade de casos criminais reais tramitando diariamente.

    ResponderExcluir
  21. Essa OAB é uma vergonha e nem deveria existir, a maioria dos advogados não tem ética e muito menos moral. São bandos de mercenários e irresponsáveis. Não sei pra que essa tal de prova da ordem, se eles não conseguem nem organizar e exigir o código de ética. É uma vergonha.

    ResponderExcluir
  22. Pega fogo discussão kkkkkkkkkkkkkkkkkkk \o/

    ResponderExcluir
  23. A VERDADE TEM QUE SER MOSTRADA, DIZER QUE ISSO NAÕ ACONTECE, É MAIS VERGONHOSO AINDA, AINDA NAÕ CHEGAMOS A UM CONSENSO SE A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE, CERTO É, SEMPRE QUE A ARTE IMITA A VIDA OS EXEMPLOS SE OFENDEM.....EXISTE UM DITO POPULAR ASSIM: SE A CARAPUÇA SERVIU...NORMAL...OAB DIZER QUE A NOVELA INDUZ UMA OPINIÃO IMORAL E ANTIÉTICA É IMORAL, NÃO PRECISAMOS DA NOVELA, BASTA ASSISTIR OS TELEJORNAIS POLICIAIS, QUE VAMOS VER ONDE ESTAÕ OS MORALITICOS E ÉTICOS DA OAB....

    ResponderExcluir
  24. A questão não é ofender ou não a profissão. O grande problema é que as novelas, mesmo sendo somente ficção, entram todos os dias nas casas das pessoas e elas aprendem, ou "desaprendem" com elas,
    Lembro que na época de "Plantão Médico" um monte de gente morria nos EUA por conta de tentar executar os procedimentos errados que "ensinavam" no seriado.
    A falta de compromisso com a realidade acaba gerando uma falsa realidade.A questão não é ofender ou não a profissão. O grande problema é que as novelas, mesmo sendo somente ficção, entram todos os dias nas casas das pessoas e elas aprendem, ou "desaprendem" com elas,
    Lembro que na época de "Plantão Médico" um monte de gente morria nos EUA por conta de tentar executar os procedimentos errados que "ensinavam" no seriado.
    A falta de compromisso com a realidade acaba gerando uma falsa realidade.

    ResponderExcluir
  25. Ah, me poupe. Quer dizer que isso não acontece constantemente nesse Brasil. Que hipocrisia. Quer dizer q os advogados são lindos, éticos e perfeitos? Vai procurar o q fazer Acrimesp.

    ResponderExcluir
  26. Não é contar mentiras, é apresentar sua versão dos fatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. distorção dos fatos não e mentira?

      Excluir
  27. A obra é ficção colegas idotas.

    ResponderExcluir
  28. Não sei por que tanta resignação. A profissão é,na maioria das vezes,a pura contradição da verdade.

    ResponderExcluir
  29. bom, a rede globo tem que preparar ,mesmo que seja ficção,pois o personagem tem que ser bem orientado. pois fere a realidade dos que vivenciam .

    ResponderExcluir
  30. Todo mundo adora "meter o pau" nos advogados, mas quando precisam a quem vocês recorrem??? Quando se sentem injustiçados, ou querem reivindicar os seus direitos???
    É uma profissão muito digna, diga-se de passagem, onde nos dedicamos muito, e se um advogado criminalista consegue tirar um bandido de dentro da cadeia, pois se vocês não sabem, todos tem direito de defesa, parabéns para ele que conseguiu usar as leis em favor de seu cliente, pois a mesma lei que acusa, a mesma absolve, tudo depende a interpretação o mediador tem diante das mesmas.
    Nossas leis as vezes tem algumas lacunas das quais se utilizadas por um bom profissional da área, consegue reverter a favor do seu cliente.
    O que não pode acontecer dentro de um juri é mentir, isso sim é anti ético, anti profissional, é muito chato esta história de ficar acusando advogados de ladrões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BELA DEFESA A SUA, TEM CONHECIMENTO NA ÁREA...PARABÉNS!!! NÃO PODEMOS GENERALIZAR, MAS QUE TEM MUITOS PICARETAS NO MERCADO, A ISSO TEM, MAS TAMBÉM MUITOS BONS PROFISSIONAIS.

      Excluir
  31. elem de ser ficcao as novelas isso e a pura verdade . ou vc acha q/ o advogado manda vc confesar o crime....kkkkkk.

    ResponderExcluir
  32. alem das novelas serem ficcao tem realidade , ou vcs acham q/ advogados mandam cofessar o crime de cara limpa ...

    ResponderExcluir
  33. Simples, desliga a a televisão ou muda de canal.

    ResponderExcluir
  34. Em todos os ramos de atividade existem bons e maus profissionais. Exceto no direito, onde absolutamente todos os advogados(as) e demais profissionais são santos imaculados.

    ResponderExcluir
  35. Penso que em nome da arte se cometem erros absurdos na televisão. Não nos enganemos, novelas são uma forma poderosa de educação no seio povo brasileiro. Ela forma opinião e ao londo dos anos reproduz e condiciona comportamentos, que na minha opinião, na maioria das vezes são antieducativos e anti éticos. Banaliza-se os valores vitais para a harmonia do convívo social, e alegam que estão retratando a realidade do cotidiano.
    Estão, na verdade,reforçando e reproduzindo muitos contravalores. Insistem e inculcam na mentalidade coletiva que tais coisas são normais e que tudo já é assim mesmo e o que estamos fazendo é mostrar a realidade!
    A família é o foco mais atacado pelos escritores que incansavelmente querem nos convencer que a família alternativa é moda e que a tradicional não vale mais a pena. Sem falar da mensagens subliminares
    Este caso da advogada é apenas um dos casos em que a rede globo nivela a cultura do povo por baixo; apregoa e enaltece os contravalores que deturpam a cultura sadia a qual ela deveria (ou poderia) ser parceira.

    Paulo SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA FATIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA VIVE DA CULTURA ABSORVIDA EM NOVELAS...DEVERÍAMOS INCENTIVAR NOSSOS FILHOS A TROCAR HORAS EM FRENTE DA TELEVISÃO ACOMPANHANDO CULTURA INÚTIL DAS NOVELAS POR BONS LIVROS...

      Excluir
  36. RARARARARAR...ISSO É UMA PIADA, NÃO ESTOU LENDO ISSO, NÃO PODE SER, NÃO MESMO...RSRSRSRSRS...OS ADVOGADOS SÃO OS MAIS VERDADEIROS E TRANSPARENTES DOS MORTAIS.

    ResponderExcluir
  37. Não se trata de serem ou não transparentes e serem eles os melhores dos mortais. Quem não sabe disso!!!??? Eu não nego que estes maus profissionais estão por ai a solta, assim como os políticos, os juizes, os religiosos, os médicos, os servidores braçais etc... A nossa sociedade ainda está de pé por causa daqueles que se preservam na sua dignidade (não estou falando de perfeição), ou você acha que a sociedade caminha é por causa dos profissionais corruptos?? A corrupção não está essencialmente nessa ou naquela profissão, mas sim dentro do ser humano que a expressa onde quer que seja ou onde quer que desenvolva sua atividade laboral.
    Não estou defendendo a conduta da personagem interpretada pela Carol Castro, muito pelo contrário, mas o que eu protesto é o nivelamento depreciativo à classe dos advogados. Não devemos generalizar, assim como vc o está! É justamente para se evitar este tipo de resposta, ( a sua) que não deveria ser veículado este tipo de situação... A Globo deve sim, punir esta personagem no decurso da trama, pois, caso contrário, a repercussão será mais ainda negativa e a generalização será ainda maior!



    Paulo SC

    ResponderExcluir
  38. TODA ESTA DISCUSSÃO DEMONSTRA APENAS A POUCA CULTURA DO BRASILEIRO, QUE PERDE HORAS OLHANDO NOVELA...POR ISSO SOMOS O 88º POSIÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MUNDO...

    ResponderExcluir
  39. Pode até ser ficção, mas vivemos em um país onde vários atores já apanharam na rua por causa de seus personagens. Mesmo sendo apenas uma novela, muita gente acredita que seja real

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.