Timidez pode ser prejudicial para a carreira de Direito?

Postado por: Editor NJ \ 31 de julho de 2013 \ 5 comentários

Este ano vou prestar vestibular e estou em dúvida do que fazer, porém já tenho duas alternativas que são Psicologia e Direito. Gostaria de uma orientação... Desde de já adianto que sou uma garota muito expressiva e extremamente curiosa. Adoro estudar sobre coisas humanas, mas sou um pouquinho tímida. Será que essa minha timidez pode ser um empecilho para minha carreira no Direito?


Enviado por Kenia Santo da Luz

Resposta

As características pessoais apresentadas não apontam nem impedem que você escolha uma das opções indicadas. É possível adaptar-se às profissões, pois há diferentes formas de exercê-las. Chama a atenção inclusive que você aponta ter duas características relativamente opostas, como expressividade e timidez.

De toda forma, para realizar sua escolha recorra ao maior número de informações de qualidade sobre as estruturas dos cursos, o campo de trabalho (que no caso das duas profissões é bastante vasto), rotinas de trabalho, perspectivas e expectativas quanto a remuneração. Nesta sessão você encontrará outras respostas relacionadas às duas profissões, bem como mais informações na sessão Profissões e Universidades deste site.


Qual a melhor profissão para pessoas tímidas?


Resposta

Características de personalidade podem passar por transformações ao longo da vida. Então, afirmamos que sua timidez pode ser alterada pelas experiências que você viver ou pelo auxílio de profissionais especializados – como psicólogos.

Não consideramos que haja um “casamento ideal” entre tais características e uma determinada profissão. Há diversas formas expressar nossos interesses e nossas características. E não há uma única forma de construir uma carreira em determinada área. Por exemplo: há (bons!) atores extremamente tímidos e bibliotecários bastante expansivos e comunicativos, o que contraria as impressões compartilhadas socialmente sobre tais “perfis profissionais”. O importante é encontrarmos nosso jeito de exercitar uma profissão.

Se a timidez incomoda muito ou interfere negativamente em sua vida, busque resolver a questão sem procurar simplesmente adaptar-se ao que seria mais “confortável” no momento. De toda forma, considere um número muito maior de variáveis para fazer sua escolha. Para isso, pesquise as dezenas de respostas já publicadas nesta seção, nelas apontamos muitas destas variáveis.

Fonte: www.guiadoestudante.abril.com.br

categoria:

5 comentários:

  1. A melhor solução, é enfrentar seus medos e temores particulares, com notável coragem e convicção do que almeja para sua realidade, estabeleça metas e objetivos fazendo de sua jornada social e pessoal, uma continua vitória, sempre com ampla perseverança em DEUS e confiando em sigo mesma..... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Sou um cara que já foi extremamente tímido, mas que ainda é bastante tímido, e posso dizer: a timidez está diretamente relacionada à segurança, no caso, segurança no conteúdo. Estando seguro no tema, basta um pouquinho de coragem. O resto, o tempo cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a confiança é essencial para controlar a timidez, mas é tão difícil ser confiante, pelo menos pra mim.

      Excluir
  3. Pessoas tímidas pode seguir carreira de concurso que nãoe xigem prova Oral ou mesmo para consultoria

    ResponderExcluir
  4. "O importante é encontrarmos nosso jeito de exercitar uma profissão." Respondeu tudo!!!

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.