Direito: a melhor de todas as carreiras!

Postado por: Editor NJ \ 15 de agosto de 2013 \ 20 comentários

Estas rápidas e curtas palavras são dirigidas a você, meu colega de profissão, meu colega de área jurídica. 


Não sei se você acabou de se formar, se talvez ainda nem tenha passado no Exame da OAB, se está sonhando com uma pós ou MBA, ou um concurso, ou se está "ralando" no começo de sua história na advocacia. Qualquer que seja o seu caso, colega, saiba que você está na melhor de todas as carreiras. Nenhuma outra carreira oferece tantas chances de sucesso, crescimento, remuneração e realização pessoal.

Tenho 42 anos e estou há 25 no "mundo jurídico", onde ingressei ao começar o curso de Direito na UFF, em Niterói. Já passei por tudo, já advoguei, fiz concursos, dei aula, fui Defensor, Delegado, militante de ONG, escritor, palestrante, fiz júris. Errei mais vezes do que acertei ou, se muito, empatei nesse quesito. Cometi todos os erros, tive todas as dúvidas, levei muito tempo para aprender a me "virar" e a achar meu "lugar ao sol". Mas, por insistência, fé e esforço, cheguei onde queria. E você também pode chegar.

Por isso, escrevo aqui, para você que talvez esteja se perguntando se escolheu a carreira certa, talvez por estar passando por dificuldades e angústias profissionais, por dúvidas e perplexidades. Se for o seu caso, acredite em mim, seu colega de anos e anos de operador jurídico: você está na melhor de todas as carreiras.

Esteja absolutamente certo de que nenhuma carreira oferece tantas oportunidades, tantas portas abertas e tantas possibilidades profissionais. E, embora não seja o mais importante (quando muito o que parece mais urgente), excelente remuneração. Além, é claro, do status e da certeza de poder ajudar a melhorar a vida, nossa, da nossa família e do país.

Vou contar algo que pode parecer esquisito para você, e foi por isso mesmo que decidi escrever: estão sobrando vagas! Está faltando gente no mercado! Estão faltando advogados, professores, concurseiros. SIM! É isto mesmo. O mercado não está, como muitos pensam, saturado. Então, se você está achando que tem gente demais, entenda: o mercado não precisa de gente, mas de... "gente qualificada". Sou juiz e converso com muitos juízes, pelo que posso afirmar para você, sem medo de errar: há falta de bons advogados. A gente vê poucos advogados realmente capazes no dia-a-dia - para estes não falta trabalho. E está faltando gente que saiba fazer concursos. Sobram vagas nas carreiras de elite. Há muita gente inscrita nas provas, mas pouca gente preparada. E se você fez faculdade ou algum curso preparatório já sabe: há muita carência de professores excelentes.

Então, anime-se: se você se dispuser a buscar a excelência, se você se dedicar e obtiver conhecimento e habilidade para qualquer desses ramos, certamente terá muitas portas abertas e vai poder escolher o que fazer, onde, como... e quanto vai ganhar por isso.

O mercado tem muita gente, mas poucos são os que se diferenciam por sua capacidade profissional e técnica. Se você se diferenciar, mesmo que leve algum tempo, haverá muitas ofertas de trabalho. Pague seu preço para ser bom, competente, que seu espaço estará garantido. Seja leal, educado, honesto, trabalhador e competente... e as pessoas procurarão você para ser advogado, professor, sócio, conselheiro, consultor. E se você quiser, fará concursos e será bem sucedido também. Quando a pessoa é competente, pode escolher se estará na carreira pública, na privada, ou em ambas. Se vai advogar sozinho, em grupo, para empresas, der aula, escrever, servir ao público, qualquer coisa. Literalmente.

Se ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe. Isso é possível aprender. O "caminho das pedras" não é difícil para quem tem curiosidade e sede de conhecimento. Quando o aluno está pronto... o mestre surge. Como diz o Evangelho, "aquele que busca, encontra; o que procura, acha". Basta semear e cuidar das sementes certas que a colheita será boa.

O mundo pertence a quem fez Direito... direito. Se ainda não é seu caso, é possível recuperar o tempo perdido e ser um profissional diferenciado. O mundo, então, vai ser seu. Como eu disse, você está na melhor carreira que existe.

William Douglas

Bacharel em Direito/UFF, juiz federal/RJ, professor, escritor, mestre em Direito/UGF, consultor editorial em várias editoras, especialista em políticas públicas e governo/UFRJ e militante do Educafro. Também é conhecido como "guru dos concursos". Tem mais de 30 livros publicados.

categoria: ,

20 comentários:

  1. Mto bom um dia serei melhor que ele. Ele é o cara. Sou fã dele.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras, estou no primeiro período e digo que estou ralando pra entender muitas coisas, depois desta injeção de pura motivação vou seguir em frente com mas força, foco e fé. Acredito que nunca é tarde para o conhecimento. Paulo Godoi 33 anos - Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que 33 anos é velho?!

      Excluir
    2. É assim mesmo, muitas coisas que está vendo no início do curso realmente compreenderá somente ao final do bacharelado, isto é normal. Estude e leia o máximo de obras que puder e não só do Direito, isso sim fará a diferença.

      Excluir
  3. Fantástico texto e certamente ajudará muitos que estão vivenciando esses dilemas :-))

    ResponderExcluir
  4. Estava me sentindo um pouco desanimada e através desse texto, não só recuperei o entusiasmo, como também a vontade de dá o melhor de mim nesses próximos 4 anos de curso.

    ResponderExcluir
  5. Ele sempre me ajudando.. obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  6. o bom dia, adorei isso me motivou mais ainda a ser um otimo advogado, estou no 2ano, e tenho muito o que ralar ainda... obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu estou no 3ano... e ainda tnho dúvidas se é realmente o direito que eu qro para minha vida... mais suas palavras me motivaram a continuar ... pelo menos por enquanto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Realmente motivador!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, com certeza uma profissão REALIZADORA em todos os sentidos. Att, Marcio Ribas

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ,palavras ótimas pra quem como eu esta pensando em prestar vestibular pra Direito , valeu

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! inspirador! :D

    ResponderExcluir
  12. Como ganhar uma injeção de ânimo para sua vida? Leia as sábias e estimuladoras palavras do (como chamá-lo ele é tantas coisas), senhor Willian Douglas!!

    ResponderExcluir
  13. Motivador este texto, gostei muito, parabéns não pelo conhecimento, mas pela boa vontade de deixar pra pessoas como eu cheia de duvidas um bom reflexo de consciência.

    ResponderExcluir
  14. Poxa muito bom ! me ajudou. Aqui em casa ninguém me apoia a fazer Direito. Acha que não vou ter futuro. Estudo p concurso e amo a matéria legislativa, se deixar ouço aula sobre o assunto o dia inteiro sem me cansar. Só é eu e Deus nessa força.

    ResponderExcluir
  15. Ainda nem começei o curso, mais esse texto foi o ''empurrão'' que me faltava! Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto, começarei o curso em 2014 e com fé em Deus e muita luta, dará tudo certo!! obrigado!!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso, sempre gostei de Direito, embora tenha outra profissão e já esteja perto de me aposentar tenho vontade de fazer esse curso.

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.