Enccla 'é experiência extremamente bem sucedida', diz conselheiro

Postado por: Editor NJ \ 9 de agosto de 2013 \ 0 comentários

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que completou 10 anos de funcionamento na semana passada, “é uma experiência extremamente bem sucedida”,  na avaliação  do conselheiro Wellington Saraiva, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para prevenir e combater esses crimes, a Enccla, entre outras iniciativas, contribuiu para dificultar o fluxo financeiro das organizações criminosas, por meio de uma rede de 28 laboratórios de tecnologia e profissionais especializados.

“O trabalho é permanente, porque as organizações criminosas estão sempre criando novos mecanismos de operação”, ressaltou o conselheiro. De acordo com Wellington Saraiva, inúmeras medidas de combate ao crime foram adotadas pelo poder público por iniciativa da Enccla. “A dinâmica da Enccla é detectar os pontos vulneráveis do sistema de prevenção a esses crimes e desenvolver ferramentas necessárias”, disse. Com esse método de trabalho, a Enccla ganhou reconhecimento internacional.

De acordo com o Ministério da Justiça, desde a criação da Enccla em 2003, o Brasil recuperou R$ 40 milhões desviados dos cofres públicos. Outros R$ 300 milhões foram bloqueados em diversos países, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, com a colaboração de órgãos como o Ministério Público Federal e os Ministérios Públicos estaduais. A Enccla é composta por mais de 70 órgãos, que atuam na prevenção, fiscalização, controle, investigação e persecução criminal.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias

categoria: ,

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.