Aquisição da dona da TIM pela Telefônica é danosa para o consumidor, diz Anatel

Postado por: Editor NJ \ 25 de setembro de 2013 \ 0 comentários

Uma possível consolidação das duas maiores empresas de telecomunicações no Brasil --Vivo e TIM-- pode ser danosa para os consumidores, avaliou o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Marcelo Bechara nesta quarta-feira (25). A fala se refere ao anúncio da Telefônica de aumentar sua participação na Telecom Italia.

"A operação não foi submetida ainda e temos que analisar, mas acho danoso para o consumidor que as duas maiores empresas do mercado se consolidem", disse Bechara, durante seminário de telecomunicações organizado pela Telecomp.

Bechara também reafirmou o que ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia dito ontem, de que a Telefônica não poderá controlar a Vivo e a TIM ao mesmo tempo.

ACORDO

Ontem na Europa, a Telefônica, dona da Vivo, anunciou um aumento de participação na Teleco, controladora da Telecom Italia. Com isso, a participação do grupo espanhol na Telecom Italia passará de 46% para 66%. A transação envolve apenas ações preferenciais, sem direito a voto. No entanto, o acordo prevê que, a partir de janeiro de 2014, que a Telefônica assuma o controle.

"Isso pode implicar na venda da TIM", disse Bechara.

As declarações do conselheiro da Anatel coincidem com as do ministro das Comunicações que ontem afirmou que a concentração do mercado nas mãos de um único grupo é "muito negativa".

Segundo dados de julho da Anatel, a Vivo detém 28,6% do mercado e a TIM, 27,2%. A Claro tem 24,9% e a Oi, 18,6%. O restante é dividido entre empresas de pequeno porte.

categoria: ,

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.