Branco de olhos verdes é aprovado por cotas raciais na 1ª fase do Itamaraty

Postado por: Editor NJ \ 11 de setembro de 2013 \ 11 comentários

A questão racial está gerando novos atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E desta vez a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados na primeira fase do concurso dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira, está o de Mathias de Souza Lima Abramovic.

Pessoas próximas a Mathias e que também prestaram o concurso deste ano questionam se ele de fato pode ser enquadrado dentro dos critérios de afrodescendência.

Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido apenas para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras 10 para deficientes, totalizando 120 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.


categoria:

11 comentários:

  1. Quero ver provar que ele nao tem o direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele pode ser filho de negro!
      pai negro ou mãe branca e vice versa,
      ou ter avós

      Excluir
  2. Que tipo de atrito isso iria gerar? Ele simplesmente mentiu algo e deveria ser excluído. Pelo título da matéria achei que tinha sido feita uma espécie de "cotas para brancos dos olhos verdes" pelo fato de que olhos de cor verde são raros e bla bla bla...
    Não entendo todo esse mimimi de "cotas não", qualquer um que tenha um conhecimento mediano sobre sociedade sabe que existe uma enorme diferença entre o "Brasil negro" e o "Brasil branco"
    Quem acha que o racismo não existe, aconselho a fazer o "teste do pescoço" http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/teste-do-pescoco-revela-racismo-no-brasil.html

    ResponderExcluir
  3. afrodescendente:Que é descendente de negros africanos.A cor realmente não importa.

    ResponderExcluir
  4. "Mathias de Souza Lima Abramovic"
    Pelo nome perdeu qualquer argumento de afrodescendência.

    ResponderExcluir
  5. a cor pode ter mudado de acordo com as gerações, e pode sim se declarar afrodescendente...esse negócio de cotas é uma palhaçada, por si só cria o racismo, oportunidades se criam com esforço, mérito e inteligência e nenhuma cor define qualquer um dos citados ai.Pura palhaçada.

    ResponderExcluir
  6. Quase qualquer pessoa no Brasil é afrodescendente! Minha vó com certeza era descendente de negros(tinha pele morena, cabelos afro) porém ela tem netos como eu, olhos claros, pele morena e cabelos lisos artificialmente. Contudo, tem outros netos que são brancos de olhos azuis e também netos negros....e agora qual dos netos da minha avó é menos afrodescendente? se todos somos DESCENDENTES DELA! Ah! e só por título de nota tenho um primo segundo que é mestiço!!!

    ResponderExcluir
  7. ACHO QUE ELE TÁ CERTÍSSIMO. POIS, OS QUE SE INTITULAM COMO VULGO "AFRODESCENDENTES" PORQUE TEM SER AQUELES QUE A GENTE OLHA A OLHO NU COMO NEGRO OU MULATO?
    ISSO É HIPOCRISIA PURA. PORQUE, EU ACHO QUE QUALQUER PESSOA COM O MÍNIMO DE ESCOLARIDADE DESCENTE, SABE QUE ESTUDAMOS EM BIOLOGIA O QUE GENETICAMENTE O FENÓTIPO E GENÓTIPO. LOGO EXISTE VÁRIAS PESSOAS QUE OLHAMOS E SÃO BRANCAS E CARREGAM EM SUA CARGA GENÉTICA SANGUE NEGRO "AFRO"!
    ENTÃO VAMOS PARAR COM ESSA PALHAÇADA MINHA GENTE!!! PORQUE ISSO É BRASIL MINHA GENTE.
    AS LEI SÃO CRIADAS COM VÁRIAS LACUNAS DANDO MARGEM PARA AS MAIS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES. ENTÃO, SE VOCÊ QUER PASSAR EM UM CONCURSO FAZ SEU DEVER DIREITINHO E ESTUDAAAAAA!!!!!! POIS, SE VOCÊ QUER COTA EU TAMBÉM QUERO E TODO MUNDO. ENTÃO PÁRA DE CHORAR E VAI ESTUDAR AO INVÉS DE QUESTIONAR SE O CARA É AFRO OU NÃO. PRONTO FALEI.

    ResponderExcluir
  8. Acho um absurdo isso, ele esta sendo discriminado por ser branco agora, estamos em um país, onde todos são iguais, sem distinção de sexo, raça e cor, ninguém é mais ou menos inteligente pela cor da pele, olhos, cabelos, vamos parar com isso, e passar a nos preocuparmos com que de fato tem relevância para a melhoria do nosso país, ele tem direito a essa vaga, ele esta concorrendo igualmente com todos, tem meu apoio.

    ResponderExcluir
  9. É isso!'Quem ver cara, não ver coração'. Além disso, costumam perguntar de qual raça o indivíduo se considera, em seguida, aparecem as opções. Alvedrio! Isso já é uma forma de descriminação!

    ResponderExcluir
  10. É isso!'Quem ver cara, não ver coração'. Além disso, costumam perguntar de qual raça o indivíduo se considera, em seguida, aparecem as opções. Alvedrio! Isso já é uma forma de descriminação!

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.