Ex-professora de Direito e examinadora da OAB acusa membros da Ordem, faculdades e cursinhos de esquema de fraudes para aprovação de advogados

Postado por: Editor NJ \ 11 de setembro de 2013 \ 53 comentários

Em Brasília, uma ex-professora de Direito e examinadora da OAB acusa membros da Ordem, faculdades e cursinhos de participar de um esquema de fraudes nos exames para aprovação de advogados


Segundo Priscila de Almeida os candidatos pagavam entre 20 e 40 mil reais pela aprovação. Ela confessa que participou da fraude para conseguir a vaga de professora de Direito.

A ex-professora de Direito e examinadora da OAB no Distrito Federal, acusada de fraudar provas, Priscila de Almeida Antunes, concedeu uma entrevista exclusiva a CBN em que acusa membros da direção da Ordem de comandar o esquema que teria aprovado irregularmente cerca de 150 advogados entre 2004 e 2006.

Ela diz ainda que faculdades e cursos preparatórios também participavam das irregularidades. Segundo Priscila, os candidatos pagavam entre 20 e 40 mil reais pela aprovação. Para isso, recebiam o gabarito da primeira fase e podiam deixar as provas da segunda fase em branco.

Priscila Antunes disse ter presenciado a entrega de envelopes com dinheiro pelo dono de um cursinho:

“Eu presenciei isso três vezes, sempre nas provas objetivas, no domingo, quando o dono do cursinho comparecia ao prédio da OAB no momento que ele estava fazendo a apuração dos cartões para pegar o gabarito oficial, e em troca, na entrega desse gabarito oficial, ele entregava o envelope contendo o dinheiro.”


Mas Priscila garante que não recebeu dinheiro para participar da fraude. Alega que colaborou com as irregularidades para ter uma vaga como professora do UniCEUB, que tem a mais tradicional faculdade particular de Direito em Brasília. A instituição é comandada pelo vice-presidente da OAB no Distrito Federal Paulo Roberto Torres, que também preside a comissão organizadora da Ordem.

“Facilitou a minha entrada no UniCEUB com um certo prestígio. Eu estava na instituição como é a UniCEUB. E também, logo em seguida, depois, consegui uma vaga no mestrado também do UniCEUB”, conta Priscila.


Além do UniCEUB outras quatro instituições de ensino em Brasília também participariam da fraude com o objetivo de fazer marketing de seus resultados. Segundo a ex-professora Priscila de Almeida, a primeira colocação de alunos no Exame da Ordem era negociada a cada ano.

“Em 2004, só UniCEUB ficava em primeiro lugar, só UniCEUB! E aí que aconteceu algumas reuniões com dirigentes de várias instituições de ensino dizendo que não era possível só UniCEUB ficar em primeiro lugar. Aí começou um acordo, que em 2005 e 2006 haveria um rodízio entre algumas instituições de ensino que ficariam em primeiro lugar”.


Outra dura acusação é feita contra a presidente da OAB no Distrito Federal Estefânia Viveiros. Priscila de Almeida disse que em 2005 candidatos foram aprovados a pedido de Estefânia. Segundo a ex-professora, meses depois do exame, na entrega das carteiras de advogado, ela soube que uma beneficiária do esquema, aprovada com nota 06, participou ativamente da campanha da presidente da OAB para o cargo. Estefânia Viveiros não foi localizada para responder as novas denúncias, mas durante a entrevista na última semana, desqualificou Priscila de Almeida, que já havia prestado depoimento ao Ministério Público buscando acordo de delação premiada.

“Fomos nós que demos entrada na Polícia Federal; fomos nós que contratamos o perito e detectamos a autoria da fraude. Então, por si só, acho que esses são os fundamentos suficientes pra demonstrar colaboração e a vontade que a Ordem tem de que se resolva, o mais rápido possível, que punam os verdadeiros culpados”, expõe a presidente da OAB.


A CBN também tentou falar com o presidente da Comissão Examinadora Thompson Flores, mas ele não foi localizado. O UniCEUB, por meio de sua assessoria de imprensa, não quis se pronunciar sobre a questão.

De Brasília, Ricardo Moreira.
Escute o áudio direto da CBN: http://goo.gl/3hz9og

categoria: ,

53 comentários:

  1. Absurdoooo, e eu aqui estudando parece louca.... que odio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo é pouco...Isso é muito grave e deveria ser levado a sério pelas autoridades competentes!Quem foi aprovado assim deveria ser cassado...E quem não passou deveria receber a sua Carteira como indenização!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Continuem estudando, essa notícia é antiga.

      Excluir
    4. A noticia até pode ser antiga, mas a corrupção no País nunca esteve tão latente. Por isso sou veementemente contra esse tal exame de ordem. Ou seria de desordem???

      Excluir
  2. Engraçado, ela esperou terminar o mestrado em instituição renomada para fazer a denúncia...

    ResponderExcluir
  3. E eu aqui me lascando de estudar pra tentar mais uma vez...putz

    ResponderExcluir
  4. Até quando vai continuar esta palhaçada? Os bacharéis sendo feitos de otários, por um exame que não mede conhecimento de ninguém e que beneficia uma minoria que tem disponibilidade financeira e de tempo para ficar treinando macetes em cursinhos preparatórios. Chego a rir da justiça no Brasil, como pode ninguém fazer nada, é ilegal, é arbitrário, é inconstitucional. Cadê o Ministério Público, Cadê o CNJ, O STF, NÃO TEM UM ÓRGÃO IDÔNEO NA JUSTIÇA BRASILEIRA????? BOICOTE GERAL AO PRÓXIMO EXAME DA OAB.

    ResponderExcluir
  5. Oxeee! Notícia desatualizada.

    ResponderExcluir
  6. Notícia requentada e completamente fora do contexto atual. Tendenciosa? Com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria é bem verdade publicada em 2007, mas, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL está intensificando as investigações contra a OAB agora, em 2013!
      A OAB um dia cai... Toda essa máfia cairá!

      Excluir
    2. Neste país nada é idôneo caro colega, e nada mais me assusta o que devemos é agir, mobilização geral para que o MP, não se abstenha de comandar as investigações ora denunciadas.

      Excluir
  7. A noticia está tão velha que já chegou na 3º idade. Vcs que estão estudando para a OAB não leve em consideração pq esse fato foi em 2006 de lá pra cá já rolou muitas aguas. Não sei qual a intensão do site mas deve se atualizar nas noticias para não perder a credibilidade com o seu publico.... A noticia parece ter a ideia de querer queimar o Exame, mas entendam... o Exame não pode cair, tem muita gente se formando na base da "cola" nas provas, ou seja, termina o curso e não sabe o que é "indice remissivo", não consegue achar uma sumula no Vade Mecum, não sabe o que é lei extravagante e tão pouco consegue achar algum artigo fora do Código Civil ou Penal... Como um sujeito desse pode advogar??? Muitos que passaram já estão queimando a advocacia com erros grosseiros imagine sem passar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria é bem verdade publicada em 2007, mas, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL está intensificando as investigações contra a OAB agora, em 2013!
      A OAB um dia cai... Toda essa máfia cairá!
      HÃ: "pq esse fato foi em 2006 de lá pra cá já rolou muitas aguas..."???? MUDOU EM QUE???? CARLINHOS CACHOEIRA NEGOCIANDO CARTEIRINHA? Ah, tá... Mudou sim... PIOROU!

      Excluir
    2. Caríssimo, não se preocupe... Já tem inúmeros colegas assim no mercado.... inúmeros mesmo.... Agora tenha a certeza que o próprio mercado segrega.... Não precisa desta máfia para isto não. Sou advogado há 7 anos e abomino essa máfia em que se transformou a OAB. Vergonha para a classe.

      Excluir
    3. Caríssimo, quando eu publiquei mais acima que a intensão do site era queimar o Exame com noticia velha, foi para mostrar que eu estou aqui defendendo o Exame como deveria ser obrigação de todos os operadores do direito. Essa prova tem erros em algumas elaborações, correções e é um pouco cara ( R$ 200,00) mas não motivo para ser anulada... Sou estudante do 10 semestre e obtive a minha aprovação na 3º tentativa sendo que fui injustiçado nas primeiras e não baixei a cabeça. Essa prova VALORIZA AINDA MAIS A CLASSE, hoje a Ordem é o maior e mais respeitado Orgão de Classe profissional do pais e um dos motivos é o Exame...

      Excluir
    4. Você é um POBRE coitado!... Não sabe usar o bom senso. Não tem capacidade argumentativa. Incipiente!!!

      Excluir
    5. Concordo..parece que estamos discutindo "status"....Isso é máfia sim..se é inconstitucional,precisa ser parado!!!

      Excluir
  8. Essa matéria é bem verdade publicada em 2007, mas, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL está intensificando as investigações contra a OAB agora, em 2013!
    A OAB um dia cai... Toda essa máfia cairá!

    ResponderExcluir
  9. É engraçado esse pessoal se dizer preocupado com a má qualidade dos alunos do curso de direito, dos bacharéis em direito. Só, na realidade se preocupam, porque já se infectaram com os dizeres daqueles que só pensam em si mesmos, não têm competência para o pronunciamento de que tal faculdade é ruim a outra não. Isso tudo é muito hipócrita. Na verdade só estão preocupados é com dinheiro. A preocupação com o cliente, por ventura lesado, passa muito longe de tudo isto que estamos observando. Até parece que muitos advogados que estão por aí não estão cometendo erros altamente nocivos a nossa sociedade, praticando um desserviço à nação. Tudo isto é muito hipócrita.

    ResponderExcluir
  10. Falta é capacidade dos Bacharéis, Exame da Ordem é essencial para a advocacia Brasileira, aqueles que passam são qualificados !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é medo de ser expurgado do mercado com os novos profissionais que podem chegar no mercado. Nem todos são qualificados, prova disso são as pérolas jurídicas que encontramos todos os dias nos tribunais, com uma "qualificação", que envergonha a nossa classe.

      Excluir
    2. Nem sempre caro colega, conheço gente que passou e nem sabe escrever o idioma nacional corretamente, uma vergonha quando vejo petições cheias de erros de ortografia e concordância verbal, me sinto mal, insatisfeita com a profissão que escolhi um dia

      Excluir
    3. Correto amigo!!! O Exame não pode cair!!! Ele é a segurança da sociedade. Na verdade deveria haver outros Exames Revisionais periodicamente para verificar o grau de atualização dos advogados... o unico problema está na elaboração e nas correções das provas que devem melhorar, mas não é motivo para retirar a prova.

      Excluir
    4. E aqueles que compram a carteira?? O dinheiro agora qualifica um bom estudante?? Porque eu acredito que muitos passaram na "raça",estudaram...e quem não o fez,podemos chamá-los de qualificados??

      Excluir
  11. Exame da ordem é pura hipocrisia. Passar no exame não prova nada. baixo a OAB.

    ResponderExcluir
  12. Exame da ordem é pura hipocrisia. Passar no exame não prova nada. Abaixo a OAB.

    ResponderExcluir
  13. Tudo é lamentável!
    O exame da ordem deve continuar, mas sem intervenções de organizadores despreparados. O que vemos, atualmente, é a FGV se embaraçar na elaboração de questões, imaginem vocês, o que ocorre nas correções...

    ResponderExcluir
  14. + Transparência, essa notícia é velha, por que não mencionam os nomes dos 150 advogados? o nome dos cursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velha ou atual, não muda a realidade.... exame da OAB, virou uma maquina de mercantilização.

      Excluir
    2. Verdade, há muito obscuridade nessa matéria ai... eu nunca ouvi falar de alguém que passou na OAB através de esquema e muito menos sei de alguém??? O que realmente conheço, é um monte de incompetentes que aceitariam pagar ao invés de estudar para conseguir a aprovação, só que estão sem aprovação até hoje... se colocassem força nos estudos, já estariam advogando.

      Excluir
  15. Noticia desatualizada.... notícia velha... qual argumento ainda será utilizado????? O problema é atual.... a situação contemporanea.... a vergonha recente.... qm critica os bacharéis que se sentem injustiçados provavelmente é um dos beneficiados com esta fraude ou um burguesinho que tem tempo de sobra para se preparar. Não há o que contestar.... Isso é reserva de mercado sim.... Incompetência é advogado que já está com a carteirinha e tá com medo de concorrência e por isso defende essa babaquice de exame de ordem. Além das anuidades ainda há esse roubo que é o valor milionário arrecadado com cada um dos exames de ordem.... num valor vultuoso que vem estufar os cofres da OAB. Brasileiro não pode reclamar, se os operadores do direito que são os que mais deveriam defender a justiça, são corporativistas e individualistas.

    ResponderExcluir
  16. Identificar os "adevogados" e cassar-lhes a carteira, e punir todo mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem acha que a matéria discutida é ultrapassada:

      Em primeiro lugar a questão das fraudes no exame exame de ordem em 2007 não foram de todo resolvidos, a Ação Civil Pública que foi movida pelo MPF nesse caso encontra-se em 2ª instância junto ao TRF, pois parte dos beneficiados na fraude recorreu da sentença de 1º grau determinou a anulação das suas provas; Não obstante, os inquéritos policiais sequer foram concluídos e ainda estão em andamento.
      há 4 horas · Curtir · 7
      Quanto às decisões da Seccional nos processos disciplinares realmente ocorreram, em 10/05/2012. Certamente os envolvidos irão recorrer ao Conselho Federal acerca da decisão da Seccional, portanto, não vejo, com a devida licença, que o caso está resolvido em definitivo nem perante às instâncias administrativas, nem perante à PF, uma vez que o inquérito não foi finalizado e encaminhado ao MPF, e nem o processo da ação civil pública 2007.34.00.024059-1 foi encerrado, consoante verificável no site do TRF 1, portanto, não há nada superado nos fatos.

      Excluir
  17. É incrível, estamos tão acostumados a esquemas fraudulentos, a bandidagens neste país que chega-se a cúmulo do absurdo de achar que após se passar 5 anos em uma Faculdade, se deva prestar um segundo exame para Habilitação Profissional!!!! Creio que o justo e digno, seria que tal avaliação fosse feita na própria faculdade, durante o período do curso, caso contrário qual seria mesmo a função da graduação em nível superior?!
    Ademais, o que vejo é uma corja, vil e nojenta, levando vantagens astronômicas às custas dos Bacharéis em Direito, num país em que o profissional liberal desta área tem poucas chances de crescimento, caso não seja habilitado tecnicamente para o exercício da profissão, pois a posse da carteira não confere habilidade, desenvoltura, conhecimento prático a nenhum recém formado para ser ADVOGADO, a prova disso é que no passado, grandes e renomados advogados, não prestaram Exame de Ordem e estamos, vez por outra, nos reportando a eles.
    - BOICOTE AO EXAME DE ORDEM!!! VAMOS PARAR COM ESTA ROUBALHEIRA DESLAVADA!

    ResponderExcluir
  18. A OAB precisa deixar de existir! Confederações de Advogados bastariam para organizar a categoria, porem a corrupta OAB continua massacrando os estudantes universitários q tanto sofrem nas faculdades iguais a mim.

    ResponderExcluir
  19. - Nosso País é um Pais SÉRIO!!!

    ResponderExcluir
  20. isso e uma vergonha, to ralando que nem louco gastando dinheiro que não tenho deixei rios e rios de dinheiro na faculdade, CADÊ AS NOSSA AUTORIDADES COMPETENTES, CADÊ POLICIA FEDERAL?

    ResponderExcluir
  21. Será que não tem um jeito de culpar o Lula e a Dilma por isso????

    ResponderExcluir
  22. Mesmo que a denunciante tenha se beneficiado com a fraude, nunca é tarde para expor o que de errado e ilícito esteja acontecendo, em qualquer lugar, seja na OAB, congresso, senado etc Acho uma sacanagem tudo isso, pois a pessoa estuda, gasta dinheiro que muitas vezes nem tem, sacrifica momentos em família, em sociedade, na própria vida profissional para ver um esquema desses, pior ainda, com integrantes de quem deveria zelar pela boa conduta em todos os sentidos!... Sinceramente, não vejo no horizonte perspectivas do nosso país se ver livre dessa chaga que se chama CORRUPÇÃO! Aliás, nossa colonização começou dessa forma, então o que esperar rsrsrsr O bloco dos honestos e pessoas de bom caráter e de bons princípios e valores são poucos, e como bem sabemos, uma andorinha só não faz verão. É lamentável tudo isso.

    ResponderExcluir
  23. são uns escrotinhos !

    ResponderExcluir
  24. E a gente ralando ha quase 30 anos para preparar os meninos
    ..

    ResponderExcluir
  25. Assim são com os concursos também ou alguém acha que não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que são. Isso ai acontece em todos os lugares. Concursos, OAB, vestibulares, etc.

      Excluir
  26. E os colegas acreditam nessa matéria ? Acreditar nisso é o mesmo que acreditar no fim da prova da Ordem..... Desde quando a OAB contrata examinadores para sua prova objetiva ? A OAB, pelo que sei, contrata uma banca examinadora (FGV,FCC,CESPE,...) para aplicação de suas provas... Não sou membro desta instituição, mas verdade seja dita !!

    ResponderExcluir
  27. É só falar em poder que a corrupção, come solta... êita país....

    ResponderExcluir
  28. Se estivessem estudando e não perdendo tempo com mimimi passariam. Eu passei no primeiro exame que fiz... mas eu estudei muito e não dei ouvidos à essas palhaçadas. Se eu fosse atrás de conversa fiada não teria nem prestado o exame. Parem de criar pânico em quem está prestando exame pela primeira vez...

    ResponderExcluir
  29. CADÊ O MPF, PARA ABRIR AS INVESTIGAÇÃO, POIS SE FOSSE NO MPF, TENHO CERTEZA QUE VCS IRIAM PAGAR O PREÇO MUITO ALTO, PORQUE A OAB, NÃO DEIXARIA BARATO. PORTANTO SENHORES DOUTORES DO MPF, ESTE É O MOMENTO DE INVESTIGAÇÃO, É O MINIMO QUE A SOCIEDADE ESPERA DA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  30. Tudo é lamentável!
    O exame da ordem deve continuar, mas sem intervenções de organizadores despreparados. O que vemos, atualmente, é a FGV se embaraçar na elaboração de questões, imaginem vocês, o que ocorre nas correções...

    ResponderExcluir
  31. Bem amigos, vejo que a transparência nunca irá prevalecer neste país, em todos os setores públicos, estaduais, federais estão contaminados. Em cada noticia de 10 - 9 se trata de corrupção. Vejo que o Exame da Ordem é mais uma jogada, não consigo entender que de 100 mil inscritos apenas 20% são aprovados...um tanto quanto estranho, será que a capacidade de mercado está saturada? Para que está quantidade de aprovados venham ter o direito de exercer a profissão? Não sei qual o critério mas enquanto tiver pessoas prestando os Exames ele sempre existirá. Quanto todos resolverem boicotar, como ficaria o OAB sem receber este rio de dinheiro que arrecada em apenas 1 exame!!! O que o Sr.Presidente da OAB iria explicar para os políticos, cursinhos, e outras instituições que neste mês não faria o repasse.....

    ResponderExcluir
  32. Vocês sabiam que a prova prático-profissional de civil, a peça, do XV Exame de Ordem, realizado no dia 11/01/2015, vazou pelo facebook no dia 02/01/2015? Quem postou a peça que iria cair foi Gustavo Adolfo Rohn, estagiário da OAB de Montenegro/RS, com inscrição 43E006, ele postou "Galera se preparem Resp ou RE... que uma fonte me informou que será a prova mais complicada da OAB". E nós, os bacharéis estudando feito uns idiotas.

    ResponderExcluir
  33. DE POSSE DESSA MANIFESTAÇÃO com os comentários nela lançados, é possível sim! formalizar através da CÃMARA dos DEPUTADOS em parceria com o SENADO FEDERAL representação contra a ORDEM dos ADVOGADOS do BRASIL. O que, sem dúvida dará razões legais para anular até mesmo a LEI OAB 8906/94 que requer o bacharel faça exame de ordem para usar sua BECA de diplomado em direito.
    PRESIDENTE DE HONRA em EXERCÍCIO da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO BACHAREL EM DIREITO ANB: JOÃO RIBEIRO PADILHA.SP 23/07/15 quinta feira as 13h45

    ResponderExcluir
  34. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
    Porque não nos chamou Deus para a imundície, mas para a santificação.
    Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
    1 Tessalonicenses 4:6-8
    Não pensem que quem engana seu próximo ficará impune. Pode ficar diante da lei dos homens, mas não dinte da lei de Deus.

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.