OAB Federal publica nota em resposta à afirmação de Dilma de que ‘advogado é custo’

Postado por: Editor NJ \ 27 de setembro de 2013 \ 61 comentários

A respeito da manifestação da presidenta Dilma Rousseff na data de ontem, 25/9, em Nova Iorque/EUA, segundo a qual "advogado é custo e engenheiro é produtividade", a Ordem dos Advogados do Brasil vem a público se manifestar.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem a convicção da sua importância na construção de uma sociedade plural e democrática, exercendo papel relevante na história do Brasil nas lutas pelas liberdades e pelo Estado de Direito. Longe de representar um custo para qualquer governo, a advocacia significa um investimento, pois é através dos advogados que a sociedade se faz ouvir e exige o cumprimento dos compromissos constitucionais.

A Constituição Cidadã, que completará vinte e cinco anos em outubro próximo, valorizou a importância da advocacia, reconhecendo-a como imprescindível para a entrega da justiça, além de outorgar à Ordem legitimidade universal para provocar o controle de constitucionalidade.

O atual Governo não se descuidou da importância da advocacia, inclusive convidando a OAB para elaborar conjuntamente com membros do Ministério da Educação um marco regulatório para o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de uma conquista histórica dos advogados, que irá colaborar para o aperfeiçoamento de todas as carreiras jurídicas, e não apenas da advocacia. Na recente crise representativa, dos movimentos de junho de 2013, a própria presidenta Dilma Rousseff convidou a OAB para discutir soluções para as reivindicações populares.

O controle mais rígido na abertura de novas vagas do curso de Direito se deveu ao atendimento de antigo pleito da advocacia em razão da baixa qualidade do ensino jurídico. Até bem pouco tempo, os governos ignoravam os pareceres da OAB recomendando o fechamento de cursos de péssima qualidade. Agora, os advogados são ouvidos.

Diante desse cenário, acredita a Ordem dos Advogados do Brasil não ter passado de um equívoco a manifestação de Sua Excelência, a presidenta Dilma Rousseff, inclusive em tom descontraído, pois sabemos todos, na sociedade, a importância e a imprescindibilidade da advocacia para a manutenção do Estado de Direito, a solidificação da Democracia e a consequente conquista de uma sociedade livre e mais justa. Advogado respeitado, cidadão valorizado.

Diretoria do Conselho Federal da OAB

categoria: , ,

61 comentários:

  1. A OAB FEDERAL NÃO DISSE NADA, ALIÁS ACEITOU A OFENSA, ALEGANDO BRINCADEIRA DA PRESIDENTE COM "A"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Pareceu até uma submissão. Estamos maus representados.

      Excluir
    2. concordo, a OAB ficou no meio do muro, é isso que Dona Dilma quer, colocar a OAB no canto da parede, pra o governo ter legalidade pra fazer suas políticas sem barreiras .... querem que a OAB façam vista grossa, e parece que está dando certo

      Excluir
  2. Concordo com o amigo, "A OAB FEDERAL NÃO DISSE NADA"! Saiu barata essa ofensa. :/

    ResponderExcluir
  3. Resposta? Que resposta foi dada? Na minha visão, bajulou a Presidente.

    ResponderExcluir
  4. PFV né OAB...até vcs estão hipócritas como a nossa presidente? O que os alunos de Direito vem a pensar após essa nota de vcs?

    ResponderExcluir
  5. ridiculo! temos uma Ordem que se preocupa em preservar as relações politicas do que realmente defender os advogados!

    ResponderExcluir
  6. Quero ver Engenheiro impetrar embargos infringentes perante o STF, para livrar da cadeia os canalhas do partido da PresidentA! (queria ter lido algo assim nesse texto).

    ResponderExcluir
  7. A nota só complementa o absurdo dito pela presidentA, maximizando a indignação de quem, como eu, ainda acredita na seriedade da OAB....é lamentável!

    ResponderExcluir
  8. Alan Maurício Flor27 de setembro de 2013 20:30

    Risível esta manifestação, que não se harmoniza com a independência histórica da OAB. Adularam a senhora presidente.

    ResponderExcluir
  9. Na boa... Eu odeio o PT, sempre vou votar contra o PT, acho que a Dilma é uma grande criminosa disfarçada de boa gente. Mas, na boa... Bobagem tanto estardalhaço com isso. ela falou em tom informal, e deu muito bem pra entender o que ela quis dizer. Vamos parar de mimimi porque a língua é rica, e parece que as pessoas emburrecem quando entram na universidade: ou se fala tudo ao pé da letra, ou se entende tudo ao contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado, meu amigo! Infelizmente, hoje, as pessoas querem, em virtude de qualquer coisa falada, fazer uma tempestade em copo d'água! Sou extremamente contra o PT, e descordo de muitas atitudes da nossa presidente, mas, por favor, né! Não precisa também fazer esse mimimi todo! Fala sério! Acredito que todos nós, inclusive a Dilma, sabe da real importância de um BOM advogado!

      Excluir
    2. Acho que o tom de brincadeira não foi bom, Somos uma sociedade democrática de Direito. Então quem defende o direito não tira sarro com a cara dos advogados. Ela está parecendo com o Lula, falando besteiras.... ela disse que advogado dá prejuízo... porque não disse que ela e seus amigos do mensalão é quem dão prejuízo roubando os cofres públicos do nosso Brasil? Ela não está Gostando do trabalho de pessoas honestas que estão através da advocacia(Joaquim Barbosa) lutando para combater a corrupção um absurdo. No Japão advogados são tão respeitados como um presidente. DILMA, para de fazer discurso de improviso, isso está queimando o seu filme, e não o dos advogados. Profissional seja gari, empregada doméstica, advogado ou médioc, ninguém merece ser rebaixado, NEM EM TOM DE BRINCADEIRAS. MAIS RESPEITO, PAÍS MAIS SÉRIO. Eu acredito no Direito!

      Excluir
  10. O certo é que a OAB enriqueceu, se tornou elite e pouco faz por aqueles que, efetivamente, a sustenta, isto é, a imensa maioria dos advogados, nos mais diversos cantos do País.

    ResponderExcluir
  11. Eu fico indignado. A OAB Federal devia exigir de Sua Excelência, a presidenta Dilma Rousseff um pedido de desculpa a todos os Advogados ao invés de solta esta nota de diz nada com coisa nem nenhuma.

    ResponderExcluir
  12. Lamentável, como estudante de Direito só constituo a cada dia mais repúdio pela OAB. É inaceitável uma instituição tão chula e vendida como essa representar uma categoria tão nobre.

    ResponderExcluir
  13. "nada com coisa nem nenhuma." Concordo com jao e maria .
    Fato, esta nota da OAB, demonstra que ela ignorou a desfeita.

    ResponderExcluir
  14. Não desdenho do importância dos causídicos, mas tenho dificuldade em encontrar um engenheiro para trabalhar em um projeto residencial. Já advogado, conheço pessoalmente 15, no mínimo.

    ResponderExcluir
  15. Realmente concordo com nossa presidenta,advogados custam muito caro,no regime da ditadura quando ela esteve presa teve que pagar advogado,agora gasta milhoes para defender politicos corruptos do PT para se manter na presidencia,Ela deveria e cuidar da saude,e educacao etc.... fala demais por nao ter nada a dizer!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. "nada com coisa nem nenhuma." Concordo com jao e maria .
    Fato, esta nota da OAB, demonstra que ela ignorou a desfeita.

    ResponderExcluir
  17. Que vergonha em OAB, quis fazer o que com esta declaração ? Isso e nada é a mesma coisa, deixou que a classe jurídica inteirinha fosse considerada um NADA,Passamos 5 anos ou até mais dentro de uma faculdade para vir uma pessoa sem moral nenhuma denegrir com a moral de todos e quem deveria nos defender simplesmente diz que ela pode ter falado em tom descontraído....Que vergonha de ser representada por vocês, ou vocês estão com algum rabo preso com ela e ficaram com medo de falarem a verdade no pé da letra ?
    O mínimo que teria de ser exigido era um pronunciamento em Rede Nacional um pedido de desculpas a toda essa classe de suma importância para toda Nação,!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Deixa ela ser presa para ir chamar o seu engenheiro.
    Que papel tosco esse da OAB.

    ResponderExcluir
  19. Fico admirado com a nota emitida pela OAB...durante os cincos anos de Faculdade sempre nos foi dito sobre o EAOAB....se prestarem atenção no Artigo 44, Inciso II e parágrafo primeiro, do Estatuto, a nota pública em nada condiz com este artigo...lamentável, pois em nenhum momento defendeu a classe dos Advogados, bem como, parece manter relação com a Administração Pública.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a Dona Dilma... o Advogado é um custo, pois, com tantos LADRÕES NO SENADO E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, NOS MINISTÉRIOS E TUDO MAIS, realmente eles gastam muito dinheiro com EXCELENTES Advogados para tentarem ajudar esse ladrões.... que por mais que sejam ladrões merecem ser defendidos por um ADVOGADO. Vossa Excelência está certa! O Advogado tem sido um custo imenso para os "cofrinhos" de certos grupos de deputados! Agora sabemos do que se estava querendo dizer.

    ResponderExcluir
  21. OAB dirigida por borra-botas... com medo de responder à altura a ofensa proferida pela Sua Excelência, a presidANTA Dilma!

    ResponderExcluir
  22. O que mais nos deixa indignados é que a OAB se mostrou mais no jogo político do que uma entidade de classe! Ridículo essa nota!!!

    ResponderExcluir
  23. Todos nós advogados deveriamos exigir via rede socil que a oab federal revindicasse da presidente um pedido de desculpa em rede nacional horario nobre o que vcs acham?

    ResponderExcluir
  24. Negociar com essa turma não está saindo nada barato ao PT pra tirar os dos mensaleiros da reta final...

    ResponderExcluir
  25. Neste fato verificamos o quão distante está a OAB de representar o cidadão Advogado, pois diante de uma ofença deste tamanho, a mesma OAB não tomou atitude alguma. Pois este pronunciamento, apenas fez acatar o que disse a então Presidenta. Assim como um engenheiro, a própria Presidenta já necessitou dos serviços de um advogado, e acredito que sem este advogado que a representou ela não teria conseguido o direito que lhe era devido.

    ResponderExcluir
  26. Darcy Rossi Penalvo28 de setembro de 2013 09:48

    Esqueceram de pedir desculpas à presidenta??? Pela "nota", parece que ela foi a ofendida!!! Cambada de puxa saco!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Isso é como uma pessoa dizer para os outros que você é um inútil e você responder aos outros que ela é uma boa pessoa. OAB Federal = Prédio bonito em Brasília.

    ResponderExcluir
  28. GRANDE MERDA.... ALGUÉM ANDO QUERENDO LAMBER O SACO DA SR. PRESIDANTA... A NOTA DA OAB FEDERAL É UMA VERGONHA PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DO DIREITO

    ResponderExcluir
  29. DEIXA A SENHORA PRESIDENTE FALAR MERDA, O IMPORTANTE É QUE A JUSTIÇA BRASILEIRA SE FAÇA SEMPRE PRESENTE E QUE A CORJA DELA ENVOLVIDA NO MENSALÃO SEJAM CONDENADOS E VÃO PRA CADEIA.

    ResponderExcluir
  30. Deveria ter atuado conforme o estatuto da Ordem, e realizado um desagravo, já que as palavras da senhora Presidente, atingiu a todos os inscritos. Contudo ao invés a OAB, mais rasgou seda em prol da presidenta. A mim me parece que temos, um presidente mais pt do que da ordem, infelizmente.

    ResponderExcluir
  31. ELA TEM RAZÃO ! O conluio entre alguns advogados do Mensalão e alguns ministros está saindo caro.

    ResponderExcluir
  32. Um custo, e diga se de passagem, o mais alto do mundo é o que um político custa para os cofres públicos. Além de receberem subsídios estratosféricos, ainda roubam, enganam e massacram os brasileiros. Com todo respeito que a (estudanta, agenta política, presidenta, que soa como um facão agredindo meus ouvidos) merece, quem custa caro para esse país é ela e a laia dela. Parabéns OAB!

    ResponderExcluir
  33. Essa quadrilha do PT sempre fazendo ou dizendo besteira e convenhamos se até o STF é um aparato do ParTidão imaginem a Ordem... ¬¬ #absurdo

    OBS: Vamos admitir que não só tem advogados demais, mas bacharéis em qualquer coisa demais no Brasil. Conheço muitos colegas estagiários de Engenharias que recebem um salário bem maior do alguns amigos sócios de escritório de advocacia... A quantidade de profissionais na área é só um dos motivos da desvalorização, o maior de todos eu creio que seja a prostituição do mercado jurídico...

    ResponderExcluir
  34. chupa OAB, DF, FEDERAL, e OAB de todos outros Estados da federação...sinceramente, a OAB não me representa.

    ResponderExcluir
  35. PARA A OAB É LUCRO.

    POIS FATURA MILHÕES TODO ANO COM INSCRIÇÕES DOS POBRES BACHAREIS QUE COMO EU NÃO CONSEGUE PASSAR NESTA PROVA DE PEGADINHA.

    A OAB FALA DE CURSOS FRACOS. QUEM É ELA PARA FALAR SOBRE CURSO? OS PRESIDENTES QUE PASSARAM NA OAB NENHUM FEZ EXAME. TA FALANDO O QUE.

    ResponderExcluir
  36. Triste para onde estamos caminhando silenciosamente?

    ResponderExcluir
  37. Um minuto de silencio para OAB...

    ResponderExcluir
  38. Nota de quem é subserviente. Digna de rasteja e quer gravitar entorno do poder. Uma lástima.

    ResponderExcluir
  39. Que nota! Era melhor ficar calado. Pelo menos não chamava a atenção.

    ResponderExcluir
  40. Não sou advogado ou bacharel em direito, mas essa nota da OAB é uma submissão de cara limpa ao ditos da presidente.
    A MP 621 do Mais Médicos foi um verdadeiro AI 5, tirando dos CRMs a regulação e fiscalização do exercício da medicina. Agora, imagina, com uma OAB tão submissa vai ser fácil dar outro golpe, agora contra advogados.

    ResponderExcluir
  41. O primeiro passo em direção ao golpe é colocar a população contra os advogados. Pois bem, com a frase "descontraída", a Dilma jogou a isca para o povo.

    ResponderExcluir
  42. Diante de uma afirmativa tão descabida e sem fundamentação, simplesmente relembro o processo de redemocratização do nosso Brasil, parcela dessa conquista vem do "custo" com a participação dos advogados na luta por uma sociedade justa e melhor!!!
    A verdadeira produtividade requer qualidade e participação de todos, cada qual com sua parcela de colaboração!!!
    O que seria dos engenheiros (POVO) sem os advogados para "protegê-los" do governo ditatorial e escravagista ???

    ResponderExcluir
  43. Custo são esses políticos safados que só sabem roubar o dinheiro público e aparecerem na tv com a cara mais sínica, essa Presidenta que fica acobertando essa corja que esta ao lado dela!!!! ISSO SIM É CUSTO!!

    ResponderExcluir
  44. Entendo que todo o "universo" jurídico nacional foi atingido pelas palavras da "suprema magistrada da nação". A que ponto chegamos! E dizer que o órgão de classe tão combativo em "outras épocas", se manifesta de forma dúbia e servil ao vilipêndio de alguém que pela sua elevada investidura deveria zelar pela harmonia entre as categorias profissionais. Sabemos, todavia, que isso faz parte de um processo de dominação em marcha. Qual será a próxima categoria a ser provocada?

    ResponderExcluir
  45. Essa não é mais a OAB que enfrentou o militarismo, defendeu os irmão naves, e respondia ofensas a altura. Desta forma, não temos inspiração para enfrentar a injustiça.

    ResponderExcluir
  46. Já imaginou se os acusados na ação penal 470 ("mensalão"), fossem defendidos por profissionais estranhos à advocacia. Qual seria a produtividade?

    ResponderExcluir
  47. O que se poderia esperar de uma OAB pávida diante da decisão do STF em relação aos mensaleiros?

    ResponderExcluir
  48. Essa presidentE com "E" é ridícula, foi espionada pelo Obama e ao invés de ir discutir essa causa com o mesmo foi falar com o secretário... Ah faça-me um favor né.. presidentE conversa com presindentE!!!

    ResponderExcluir
  49. Falaram, Falaram e NÃO disseram NADA. LAMENTÁVEL o posicionamento da OAB FEDERAL.
    Deve sair muito caro mesmo contratar advogados para defender os CRIMINOSOS do PT.
    É tão lindo falar em Estado Democrático de Direito e a (ARG!)Presindente (com A, viu gente...) dizer uma asneira dessa. O que em outras palavras quer dizer: "Não enche o saco com direito porque aqui quem quer mandar somos nós. O PT, Partido dos Trambiqueiros." É o povo não percebe isso?!?!?!?!!!!!
    " Fiquem em casa que vocês não tem que pensar..." palavras de uma PRESIDENTE.É Presidente, Presidente!!! PRESIDENTA é triste....
    LUCIANA.

    ResponderExcluir
  50. OAB FEDERAL. BANDO DE PUXA SACO.

    ResponderExcluir
  51. Fazem parte da mesma panela PT, OAB, todos lucrando juntos....

    ResponderExcluir
  52. A oab esta rica e os advogados estao ficando cada vez mais pobres. Tem muito escritorio quebrando por ai. Isso se deve ao fato da classe nao ser unida para nada. A classe de advogados ja esta ficando na bacia das almas e lamentavelmente vao ter que aturar essas piadas, porque a cada dia que passa os profissinais ganham menos, a profissao fica cada dia mais desvalorizada, a concorrencia aumenta, e as oportunidades desaparecem.

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.