Dirceu, Genoino e Delúbio choram juntos na cela

Postado por: Editor NJ \ 18 de novembro de 2013 \ 2 comentários

Dividindo a mesma cela na Penitenciária da Papuda em Brasília, o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares tiveram vários momentos de emoção e chegaram a chorar, entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira, ao relembrar dos tempos em que eles foram presos pela Ditadura Militar.

Dirceu, Genoino e Delúbio vêm afirmando desde o final de semana que são os “primeiros presos políticos em pleno Estado Democrático de Direito”. A interlocutores, eles classificaram as prisões efetuadas nesse final de semana como ilegais, comparando-as com as ocorridas durante o Regime Militar.

O ex-ministro Chefe da Casa Civil, por exemplo, lembrou aos colegas o tempo em que ficou preso durante os anos de 1960. Ao relembrar a primeira vez que ficou preso, Dirceu emocionou-se, depois respirou fundo e disse na cela: “Vamos encarar isso com serenidade.” Genoino e Delúbio também ficaram comovidos e emocionados com as lembranças dos tempos em que eles faziam parte de movimento estudantil. Após relembrar algumas histórias de juventude, compararam as prisões a “um tempo que já deveria ter sido esquecido”.

Delúbio e Dirceu também demonstraram extrema preocupação com o estado de saúde de Genoino. Com problemas cardíacos, Genoino chegou a passar mal durante seu translado à Brasília na sexta-feira pela tarde. Delúbio Soares, conforme interlocutores, classificou a situação do colega como desumana.

Durante esta segunda-feira, advogados dos petistas visitaram seus clientes na Penitenciária da Papuda. A defesa de Dirceu afirmou que ele “é preparado para as coisas boas e difíceis da vida. Tem consciência do sistema penitenciário brasileiro e é sabedor de sua situação”. A defesa de Delúbio disse que ele está “sereno” e que pretende “dar várias demonstrações de força” na prisão.

Até a tarde desta segunda-feira, Dirceu e Genoino haviam impetrado petições no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o relaxamento das prisões em regime fechado. Ambas as defesas classificaram como ilegais as prisões em regime fechado já que elas ocorreram sem as cartas de sentenças com a confirmação do tempo de prisão de cada um.

A defesa de Delúbio Soares deve impetrar até a manhã desta terça-feira uma petição pedindo a execução da prisão em regime semiaberto em São Paulo.

Fonte: Último Segundo

categoria: , , , , ,

2 comentários:

  1. Desumana é a situação que as pessoas que estão abaixo da linha da pobreza vivem nesse país, extremamente desamparados por corruptos inúteis que "governam" nosso país da maneira que bem entendem ser melhor para eles, e não para o povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, eles roubaram até não poder mais e agora se fazem de vítimas.

      Excluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.