Mensaleiros são levados para presídio em Brasília

Postado por: Editor NJ \ 17 de novembro de 2013 \ 0 comentários

A Polícia Federal informou que todos os onze condenados presos por participação no mensalão foram levados ao Presídio da Papuda.

Nove detidos desembarcaram no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, neste sábado (16) por volta das 17h45. Outros dois já estavam na capital federal, na Superintendência da PF, e também foram transferidos para a prisão.

Apesar de o complexo penitenciário ser sobretudo de regime fechado, entre os presos levados para o local estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, que devem cumprir a pena em semiaberto.

As duas mulheres detidas - Kátia Rabello e Simone Vasconcelos - também estão, segundo a PF, na Papuda, destinada a presos do sexo masculino. Elas devem passar a noite no local, em uma sala isolada dos demais detentos. Pela manhã, devem ser transferidas para o Presídio Feminino do Distrito Federal, a Colmeia.

Cinco detidos devem cumprir pena em regime fechado: Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Cabe regime semiaberto para os outros seis mensaleiros presos: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Jacinto Lamas, Romeu Queiroz e Simone Vasconcelos.

A expectativa inicial era que os nove detidos que se apresentaram em São Paulo e Belo Horizonte fossem à sede da PF, onde aguardariam decisão do juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. O juiz determinaria o local onde cada um deveria cumprir pena. A decisão judicial, porém, teria chegado à PF antes do desembarque dos mensaleiros, tornando a escala desnecessária.

Na sede da PF em Brasília, um grupo de militantes do PT, com faixas e cartazes, aguardava os mensaleiros. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e chegaram a dificultar o trabalho de cinegrafistas.

Trajeto

O  ex-presidente do PT José Genoino e o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu saíram de São Paulo em um avião da PF, por volta das 14h30, rumo a Belo Horizonte. Na capital mineira, o avião pegou mais sete condenados e partiu para Brasília. Genoino teria tido um mal-estar durante a escala.  

Eles se juntaram a outros dois presos que se entregaram na capital federal: o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, detido nesta manhã, e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, que se entregou ontem à noite.

Os advogados dos réus pretendem entrar com pedido na Justiça para que os condenados cumpram prisão em seus Estados.

categoria: , ,

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.