Recém-nascido morre após avó recusar transfusão de sangue

Postado por: Editor NJ \ 23 de dezembro de 2013 \ 73 comentários

Um bebê recém-nascido morreu no setor de Neonatal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) após a avó recusar que fosse realizada uma transfusão de sangue que poderia salvar a criança. Segundo Antônia Lima, promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE), a avó da criança, que é Testemunha de Jeová, não autorizou a transfusão porque o procedimento médico vai de encontro à sua religião.

Assistentes sociais do HGF entraram em contato com o MPE pedindo intervenção no caso, entretanto, não houve tempo hábil para autorizar a transfusão de sangue. FOTO: José Leomar/Arquivo

A mãe, por ser uma adolescente de 15 anos, não poderia responder pela criança e tentava desde sexta-feira (20) convencer a avó a necessidade da transfusão de sangue, segundo informou a promotora Antônia Lima. Ainda de acordo com o MPE, a informação do óbito foi repassada à promotora às 11h desta segunda-feira (23). As causas que levaram o bebê ao HGF e data de entrada no hospítal ainda não foram divulgadas.

Nenhuma informação sobre o caso foi dada à Redação Web do Diário do Nordeste pelo HGF. Segundo o hospital, "devido a delicadeza do caso, qualquer informação sobre o estado de saúde dos pacientes, atendidos no HGF, apenas só podem ser repassadas com autorização prévia da família", ressaltando que "neste caso, especificamente, os parentes não autorizaram qualquer divulgação".

A promotora afirma que vai recomendar à Justiça que a avó da criança responda criminalmente pelo caso. "Nós entendemos que a avó, ao não permitir que a criança tomasse sangue assumiu o risco pela morte da criança, então já é um [homicídio] doloso", argumenta Antônia Lima.

Fonte: Diário do Nordeste

categoria: ,

73 comentários:

  1. kkkk piada! Então os médicos deveriam responder também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por qual motivo??? Pense antes de falar merda amigo..

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. BOA NOITE,
    ACHO INCRIVEL COMO A MIDIA EXPOE ESSE TIPO DE MATERIA, PASSANDO A IMPRESSÃO DE QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVA PREFEREM DEIXAR O SER HUMANO MORRER DO QUE ACEITAR A TRANSFUSÃO, LAMENTO MAIS AINDA QUE A MESMA NUNCA DIVULGA QUE EXISTEM VARIOS TIPOS DE ALTERNATIVAS A TRANSFUSÃO E QUE MUITOS MEDICOS EM VARIOS PAISES, INCLUSIVE AQUI NO BRASIL, USAM... A MAIORIA DAS PESSOAS DESCONHECE ESSAS ALTERNATIVAS, SÃO LEIGAS NO ASSUNTO... TAMBEM A MIDIA DEVIA FALAR SOBRE MUITAS PESSOAS QUE TAMBEM RECEBEREM O SANGUE E MESMO ASSIM FALECEM, PENA NÉ, NINGUEM DIVULGA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é tao inteligente que não sabe que nada substitui o sangue em situacoes de risco de morte, nada será tao completo e com efeito imediato. E se tinha uma opcao e ela nao aceitou entao: sim, ela preferiu deixar morrer.

      Excluir
    2. Eu acho sim que foi culpa da avó e ela tem que responder por isso ,vcs "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" só sabem ficar indo de casa em casa acordando as pessoas no domingo.

      Excluir
    3. Explane que tipo de "tratamento alternativo" substituiria uma transfusão sanguinea com mesma eficácia de resposta e efeito e que não iria bater no mesmo principio que não violação que essa religião prega.

      Excluir
    4. Anônimo - voce esta completamente errado, pergunte a um medico se ele colocaria sangue em seu filho , com certeza ele dirá que nao, afinal você é Dr. ? creio que nao, o sangue nao vai mudar em nada a situação de um vida. em quanto as testemunhas de jeova vão na sua casa " Te acordar'' , no final voce vai ver quem sera prejudicado.

      Excluir
    5. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE JOHNNYS QUE FEZ COMENTARIO NO DIA 23/12/13 AS 23:34. TAMBEM O COMENTARIO DE UM ANONIMO NO DIA 24/12/13 AS 18:37... NÃO PRECISO RESPONDER MAIS NADA!!!

      Excluir
    6. Anonimo que escreveu "Anônimo - voce esta completamente errado, pergunte a um medico se ele colocaria sangue em seu filho , com certeza ele dirá que nao, afinal você é Dr. ? creio que nao, o sangue nao vai mudar em nada a situação de um vida. em quanto as testemunhas de jeova vão na sua casa " Te acordar'' , no final voce vai ver quem sera prejudicado."
      Gostaria que vc explicasse melhor seu ponto de vista! Sou médico e OBVIAMENTE transfundiria meu filho quantas vezes ele precisasse!! Embora agisse diferente, prefiro nao opinar sobre as atitudes da avó da crianca pois com religiao nao se discute. Apenas tenha consciencia de que qualquer tipo de fanatismo - seja ele por religiao, futebol, habitos alimentares, etc - é, por si só, ignorancia e idiotice puras!!

      Excluir
    7. Afinal, que tratamento alternativo é esse? Outra dúvida que tenho: qual a justificativa bíblica para não permitir transfusões? Pq várias outras religiões protestantes não tem esse impedimento, certo?

      Excluir
    8. Afirmações Contraditórias das Test. de J. sobre a Questão do Sangue:

      "A Sociedade NÃO FAZ recomendações nem decisões para outros referentes a práticas de medicina... no entanto, quando certas práticas têm aspectos questionáveis... pode se trazer isso à atenção. CADA UM pode então... decidir o que fazer." "A Sentinela", 15/12/94 - pág. 19 .

      PERGUNTA : Será mesmo que CADA UM pode decidir o que fazer ??? Veja a contradição :
      "A Sentinela", 01/12/61 - pág. 736 "Se no futuro, ele persiste em aceitar transfusões de sangue... ele precisa ser cortado dela (da congregação) por ser desassociado."

      Resposta : Até hoje as Testemunhas são coagidas a obedecer OU : ...Serão expulsas da organização....OU... serão consideradas dissociadas ( dá no mesmo : serão expulsas ).
      E após a expulsão acontecerá ... o ostracismo.
      OSTRACISMO é : repudiar amigos e familiares que NÃO SÃO mais Testemunhas de Jeová .

      Excluir
    9. Não existe nada mais importante para mim do que a vida das pessoas que eu amo. Religião alguma me faria trocar a vida delas por palavras vazias de um livro ultrapassado pela realidade. Jeová não paga minhas contas, Jeová não me segurou no colo quando eu tive febre ou estava doente, Jeová não me deu presente no meu aniversário ou comparilhou meus momentos felizes e minhas alegrias. Logo porque eu deveria trocar aquilo que eu vejo por aquilo que não existe? Religião apenas atrasa as pessoas, torna-as ignorantes e manipuláveis, escravos em troca de palavras.

      Excluir
    10. testemunhas de jeová, nesse caso, são uns CRIMINOSOS

      Excluir
    11. Realmente amiga, em alguns casos a transfusão não é a única alternativa e nem a mais segura. Mas é lógico q não é por isso q os TJ não aceitam e nem doam sangue né... E por causa da forma deturpada q vcs têm da Palavra de Jeová...

      Excluir
    12. Ao desinformados, o diario do nordeste informa que nem a mae e nem a avó eram testemunhas de Jeová, e que elas tiraram essa própria conclusão ao lerem a bíblia e q para o caso da criança tinham 12 procedimentos antes de dar sangue.

      Excluir
  3. Interessante, acredito que essa avó não queria que o bebe morresse, mas no mínimo a avó procurou um outro tratamento, o chamado tratamento alternativo, mas possivelmente os médicos ou estavam com pouca vontade de atender a esse pedido ou os mesmos não tinha conhecimento desse tratamento alternativo. Mas em se tratando de crime doloso, esse entendimento não é bem vindo, pois como já citado, a avó deve ter pedido um atendimento diferenciado, descaracterizando assim o crime doloso, quando há intenção de matar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer concordar ou discordar, só explicando: a hipótese que foi dita é de dolo eventual.

      Excluir
    2. Só para tirar uma dúvida "é que eu sou muito leigo"! O QUE PODERIA SUBSTITUIR O SANGUE NUMA TRANSFUSÃO EMERGENCIAL?

      Excluir
    3. vcs enchem a boca pra falar de tratamento alternativo..e qual seria esse tratamento alternativo?? FALEM!!!
      Ou eh soh uma coisa que ouviram de alguem, sem saber do que se trata??
      NAO EXISTE TRATAMENTO ALTERNATIVO..cambada de IGNORANTES!!! Eh isso que da investir em estadios de futebol e igrejas e nao investir em escolas!!ACORDA BRASIL..o país da ignorancia!!

      Excluir
    4. Sou médico e nada pode substituir o sangue numa situação aguda, isso é conversa. Quanto à culpa dos médicos, se tivessem feito estariam sendo processados por lesão corporal. Certamente, não seriam condenados mas teriam muitos dissabores, ate porque a Constituição Federal prioriza a vida acima de qualquer coisa mas até provar que alhos não são bugalhos, muito rolaria sob a ponte. Por que o MP não agiu rápido, ao ser noticiado?

      Excluir
    5. Para quem queria saber de tratamentos alternativos ao sangue aqui vai uma materia que fala sobre, leiam e deixem o pré-conceito de vocês ser baseado em algo mais do que falta de informação: http://www.jornalcidade.net/rioclaro/dia-a-dia/saude/98704--Transfusao-de-sangue:-quando-existem-tratamentos-alternativos-aos-pacientes-

      Excluir
    6. Ah, sim, numa emergência poderia haver tratamentos alternativos... Que tal suco de goiaba, hein? Sua mula.

      Excluir
  4. E os médicos? Ficaram 3 dias de braços cruzados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram esperando vc realizar a transfusao para vc ser processado e julgado por pessoas ignorantes..

      Excluir
  5. Isso é doloso sim ao meu ver a avó não queria a criança mesmo por ser fruto de sua filha de 15 ANOS,ela não queria ser avó cedo ,então viu ai uma oportunidade para se livrar da criança.Eu acho que vai muito além de religião ...

    ResponderExcluir
  6. Realmente existem alternativas à transfusão de sangue, mas pode ser que não seria adequada para o caso da criança. Acredito que existem coisas bem piores que certos religiosos praticam e não acham errado, enquanto receber sangue de alguém é considerado algo impróprio perante Deus, pura hipocrisia. Se as alternativas fossem salvar a vida do bebê obviamente os médicos a teriam usado e não deixar a criança morrer por pura negligência, assumindo o risco de morte. Considero também que a avó assumiu o risco de morte do recém nascido, ato doloso. Pelo conhecimento que possuo, nenhum outro método substitui o efeito imediato que uma transfusão de sangue pode causar no organismo de uma pessoa, salvando-a, em caso de risco de morte. Os outros métodos, exigem um pouco mais de tempo para agir no organismo e tempo era o que essa criança não tinha.

    ResponderExcluir
  7. Muitos falam de alternativas à transfusão de sangue, porém ninguém define qual é essa alternativa!

    ResponderExcluir
  8. As testemunhas de Jeová na verdade são pessoas que se importam apenas com o que "Jeová" vai pensar. Fizeram uma releitura da Bíblia escrita pelos católicos, desmerecendo a religião e cultura que existe desde a crianção. O que for que tenham dito para essa avó, entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Tudo é pecado. Só não é pecado falar mal de outras religiões e fazer lavagem cerebral nas pessoas (risos). Pessoas fracas aceitam a palavra e deixam essas pessoas invadirem suas casas e famílias. Mães deixam filhos, abandonam as famílias para ir pregar. O que se esperar de uma Testemunha de Jeová a não a ser a ignorância? Não sou católico, apenas um revoltado. Pelo que vejo em minha cidade e nas famílias é que as testemunhas de Jeová são pessoas pouco instruídas, que utilizam o dinheiro dos irmãos de melhores condições, sem que suas famílias saibam, para benefício da maioria, uma vez que se reúnem nas cidades para construir seus "salões", sem ganhar dinheiro algum, passam meses sem trabalhar para benefício de suas famílias. E depois vem me dizer que não precisam de dinheiro? Faz-me rir. Algum ignorante banca. Indignado, apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, né! Queria saber quantos "saloes" foram construídos desse jeito... Teve um desses próximo de casa e tinha quase uma centena de gente... Trabalharam de graca??? Alguem tem que sustentar!!! Acho que a receita vem das revistinhas que elas vendem de domingo... Apesar que agora vi uns carrinhos dando esses livros e revistas... Quem eh que "banca" esse trabalho todo???

      Excluir
    2. Preconceito puro amigo, as revistas e publicações nao sao vendidas... nas nossas reuniões nao passamos cestinhas e muito menos cobramos dizimos... aceitamos donativos para manter a nossa obra que e mundial, porem oferecendo ou nao donativos ficar com as publicações nao esta atrelado a eles. Quanto a tratamento alternativo, na construção dos nossos salões trabalhamos voluntariamente sim... agora quanto a tratamentos alternativos vou contar minha experiência própria, em 99 veja bem mais ou menos 15 anos atrás, minha mãe desenvolveu um mioma. E por conseguinte uma anemia onde sua hemoglobina estava a 4. Precisaria de uma cirurgia, estando com anemia severa a situação era critica para uma testemunha de Jeova. Porem a Colih encontrou um medico que tinha boa vontade de tratar as testemunhas de Jeova... tomou varios remedio, nao sou medico porem sei que com o tratamento adequado ela operou em uma terça e na quinta estava em casa... uma mulher que estava no mesmo quarto que ela, com problema semelhante nao teve a mesma felicidade apesar de tomar a transfusao de sangue... ai eu pergunto para o Dr mais em cima que disse que transfundiria o filho dele, o dr poderia dar a certeza de que com a transfusao esse bebe sobreviveria? ou qualquer paciente onde a transfusao e indicada, pode me dar a certeza de sobrevivencia?

      Excluir
  9. Rs Onde estão as alternativas à transfusão de sangue ainda ninguem falou quais são

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão explicadas nesta materia:

      http://www.jornalcidade.net/rioclaro/dia-a-dia/saude/98704--Transfusao-de-sangue:-quando-existem-tratamentos-alternativos-aos-pacientes-

      Excluir
    2. Existe algum artigo cientifico que ateste este tipo de procedimento ?pois o site que vc passou nao tem nenhum valor cientifico

      Excluir
    3. Anne veja esse video explica bastante e cientificamente baseado em estudos e pesquisas esqueça o fato religioso e veja o que acontece na tranfusao e ninguem falahttp://m.youtube.com/watch?v=7K9ttr7KyfY

      Excluir
  10. Se a religião impede que o tratamento médico seja realizado de forma eficiente, por que não procurar seus centros de culto e falar com o pastor para que ele use sua "magia" proveniente de cristo para curar o bebê? (rindo muito da mediocridade do povo)

    ResponderExcluir
  11. Será que alguém deixaria seu filho morrer diante de uma doença grave, ou procuraria o melhor tratamento possível sem se acomodar? É realmente impressionante o quanto as pessoas desconhecem as crenças das testemunhas de Jeová e as julgam com base no conhecimento de outras religiões. A princípio, as curas milagrosas não fazem parte das crenças das testemunhas de Jeová, muito pelo contrário, por causa dos casos de não aceitação de transfusão, muitos pesquisadores descobriram diversas alternativas seguras e extremamente confiáveis, que não expõem o paciente a riscos de contrair doenças ou sofrer complicações decorrentes de uma transfusão. Entre as várias alternativas pode-se citar o uso da eritropoetina, dos transportadores de oxigênio(perfluocarbonos) e dos expansores de plasma.São tratamentos viáveis e não são extremamente caros como alguns podem pensar. Fica uma pergunta: será que a transfusão de sangue realmente salvaria a vida da criança? Se sim, quais seriam os riscos posteriores? E se a criança adquirisse uma doença muito séria e vivesse com isso para o resto da vida? Será que os parentes não se sentiriam de certa forma culpados por não terem procurado um tratamento alternativo e mais seguro? Além disso, essa senhora e sua filha, citadas na reportagem nem se quer são testemunhas de Jeová.( Leiam a reportagem completa no jornal impresso). E apenas mais uma coisa: se as outras religiões não conseguem ajuda voluntária para a construção de suas Igrejas ou templos, ou quaisquer outros trabalhos, não ache que as Testemunhas de Jeová são semelhantes a elas. Saiba que não vendemos revistinhas no domingo.Se você mesmo já tiver tido a oportunidade de receber uma testemunha de Jeová em sua casa saberá que pode ficar com as revistas(que são as de maior circulação no mundo) sem pagar, mas isso se você demonstrar interesse pelo assunto. Portanto, quando uma testemunha de Jeová passar nas suas casas lembrem-se de que elas tem milhares de coisas para fazer, mas tiram um tempo para ensinar outros. Se você as receber e as escutar verá que são diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os expansores de plasma não substituem integralmente as propriedades do sangue, serve apenas para se evitar de maneira emergencial o choque hipovolêmico, e quanto aos transportadores de oxigênio, eles são raramente utilizados pois causam efeitos colaterais, e os perfluorocarbonos estão proibidos.

      Excluir
    2. Creio que você não tenha considerado pesquisas recentes a respeito dos métodos citados e seus benefícios. Esses métodos foram e estão sendo aprimorados e sem dúvida são soluções viáveis. Considerando-se o avanço da medicina, não seria muito inteligente dizer que tais alternativas não são boas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Belas palavras Anonimo..porem vc se esqueceu que o caso trata de um Recem-Nascido e, portanto, esses ttos alternativos (eritropoetina, expansor de plasma, perfluocarbonos) nao estao indicados!!! Sobre o fato dos riscos posteriores da transfusao..acho que nenhum risco seria pior que a morte, que foi oq o paciente "teve"..neh?? O problema do fanatismo religioso eh esse..as pessoas nao pensam mais..eh apenas a lavagem cerebral e ponto..tudo eh pecado..soh pode fazer oq a igreja deixa..!

      Excluir
  12. TJ que se preza não aceita eritropoietina nem reserva previa nem reciclagem transoperatória...
    Uma boa alternativa é operar em hospitais próprios dessa seita...

    ResponderExcluir
  13. Pensar que há 12 anos eu sou doadora e ver uma atitude dessas, movida à ignorância, me entristece muito. Não há nada de errado em receber o sangue de outra pessoa. Pelo amor de Deus, Jesus veio ao mundo pregar o amor e a salvação! Onde está escrito que ele, Jesus, falou que não poderiam ser feitas transfusões de sangue? Ora, se é pra se "abster" do sangue, fura uma artéria e esvazie esse corpo que ele tá cheinho de sangue ¬¬ Na bíblia tá escrito pra analisar e reter o que é bom dela, será que essa parte é sempre ignorada?

    ResponderExcluir
  14. Quanta ignorância, a avó foi tão fiel a sua religião mas se realmente ela fosse tão certa com seus conceitos com a igreja a sua sua filha de 15 anos não estaria gravida, assim como ela respeita as regras da igreja ela deveria ensinar a sua filha antes de arrumar filho(a) cedo. por que uma religião é contra uma transfusão de sangue mas deixa uma adolescente de 15 anos ter filho tão cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. amigo anônimo, me desculpe por dar a minha opinião ao que vc escreveu , mas gostaria de me expressar.
    Infelizmente não podemos controlar as ações das outras pessoas ou dos nossos filhos. Podemos até passarmos nossos ensinamentos para os nossos descendentes , mas quem garante que eles seguiram.
    Então não podemos condenar atitudes de certas pessoas devido a religião de alguém. A mãe pode ser , mas quem garante que a filha seja ou siga a risca o que diz a religião das testemunhas de jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse tudo anônimo a mãe é , mas quem garante que a filha seja, se a filha dela teve a conciencia de transar sem camisinha e gera um filho, então ela e que deveria ter decidido a vida do filho dela e não a avó. E não me venha dizer que ela tem 15 anos e não pode responder pelo seus atos, pq ela pode sim, se soube fazer então ela pode sim decidir a vida do seu próprio filho e não avó.

      Excluir
  16. Gostaria de perguntar ao jornal que divulgou a matéria, se o sangue realmente salva vidas? Ou ele aumenta o risco de doenças, como a avó do meu esposo que contraiu sífilis que segundo os próprios médicos foi de transfusão. Quantos bebês morrem todos os dias, por negligência médica! Agora a culpa é do sangue! Se informem antes de fazer falsas declarações!

    ResponderExcluir
  17. Galera, juridicamente falando... Se alguém quer matar sede com refrigerante, é problema dela... Ou seja, se alguém quer se tratar injetando agua com groselha, também é problema dela... Claro que nesse caso a decisão foi do responsável. Não muda o fato que se essa avó foi buscar ajuda num hospital é porque ela queria que essa criança exercesse o direito de viver e não o de morrer! Agora, se Deus achar que esse bebezinho morreu por negligência de alguém, quer da avó, quer da mãe, quer dos médicos... Ai dessa criatura... Acho que o bicho pega!!!

    ResponderExcluir
  18. É só fazer uma pesquisa entre vizinhos , entre conhecidos que surgirão relatos de que varias pessoas foram salvas pela transfusão de sangue .
    Minha sogra viveu até mais dos 70 anos e contava que recebeu transfusão desde que nasceu fazendo varias transfusões. A liderança das Testemunhas sempre mudou e muda de proceder sobre tratamento com sangue sempre que for mais conveniente , os líderes voltam atrás nas opiniões como voltaram diversas vezes no passado e seus seguidores nem ficam sabendo, pois não podem ler nada que vá de encontro com a exigência dos líderes , .
    Testemunhas comuns desconhecem que até meados dos 1945, os líderes das Testemunhas de Jeová elogiavam e estimulavam as transfusões .

    ResponderExcluir
  19. Religião é atraso!

    ResponderExcluir
  20. Oi pelo que li nas noticias nem a avó nem a menina de 15 anos eram TJ, fica meio claro que ou uma interpretação, errada quando TJ em corre nessa situação da nesse cidade de sangue a uma junta de médicos qualificados que vão ajudar com as outras alternativas que sâo bem melhores e menos agressivas tendo até uma recuperação mais rápida acho que a avó infelizmente n sabia disso , é que li em outras reportagens ela n é TJ, de tale morre mais gente que n recebe o sangue do os que n recebe é fato.

    ResponderExcluir
  21. Religião Demoníaca!

    ResponderExcluir
  22. As Testemunhas de Jeová já podem aceitar sangue... na Bulgária! Mas...
    não diga a ninguém que, nos bastidores,
    não houve mudança de doutrina e as punições continuam!!!
    Testemunhas que decidem aceitar transfusão de sangue são punidas pelos líderes !

    http://indicetj.com/dvrs/jeova_sangue_bulgaria.htm

    ResponderExcluir
  23. Eu sou Agnóstico, mas acho que se a religião do cara não permite então que se respeite, quantas vidas podem ser salvas por celulas tronco? Pois muitas pesquisas estão paradas por serem consideradas "anti eticas", já tem previsão pra transplantar a mente humana em um cibord em 2080, se vc não permitir isso lá em 2080 é assassinato tbm?

    O que to querendo expor é que a medicina avança, mas obrigar alguém a segui-la é errado, se essa criança tivesse nascido em 1100 estaria morta do mesmo jeito mas ninguém reclamaria por que não existia a transfusão, por que ela seria obrigatória hj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos posts me deu vontade de vomitar se meu filho correr um risco e qualquer um e digo qualquer um mesmo da minha familia ou da familia da minha mulher fosse contra o tratamento talvez morre-se antes..... é facil falar agora olha pro seu filho ai saudavel é facil imagina ele sofrer um acidente perder sangue e o medico dizer que pra salvar a vida dele precisaria de transfusão ai fica dificil né

      Excluir
  24. A religião é o ópio do povo

    ResponderExcluir
  25. muitos falam em opções quanto a transfusão de sangue, mais no Brasil, e saúde é sempre precária não tem nem vacina e vocês querem tratamento diferenciado quando precisarem... blz religiosos, vão pro Canadá então porque aqui vocês ter problemas esperando "tratamentos alternativos"

    ResponderExcluir
  26. ENTÃO QUER DIZER QUE SE A AVÓ DA CRIANÇA TIVESSE AUTORIZADO A TRANSFUSÃO E MESMO ASSIM A CRIANÇA MORRESSE, ELA TAMBÉM SERIA RESPONSABILIZADA PELA MORTE DO INFANTE? NENHUM MÉDICO OU QUALQUER PESSOA NESTE PLANETA PODE GARANTIR QUE A TRANSFUSÃO DE SANGUE, INDEPENDENTE DO CASO, SALVARÁ A VIDA DE ALGUÉM. GARANTIR QUE O PACIENTE MORRERÁ SE NÃO FIZER A TRANSFUSÃO, É O MESMO QUE GARANTIR QUE O PACIENTE NÃO MORRERÁ SE A FIZER. TRATA-SE DE, APENAS, POSSIBILIDADES, E NÃO DE CERTEZAS. EXISTEM MILHARES DE CASOS DE PACIENTES QUE MESMO COM A TRANSFUSÃO FALECERAM LOGO APÓS, OU ALGUNS DIAS DEPOIS. ISSO SEM FALAR NOS INCONTÁVEIS CASOS DE PACIENTES QUE ADQUIRIRAM DOENÇAS GRAVÍSSIMAS COMO AIDS, HEPATITE E INÚMERAS OUTRAS POR MEIO DA TRANSFUSÃO DE SANGUE, INÚMERAS VEZES CONTAMINADOS. DEIXEMOS A HIPOCRISIA DE LADO!

    ResponderExcluir
  27. SENHORA PROMOTORA DE JUSTIÇA, ANTÔNIA LIMA, ENTÃO QUER DIZER QUE SE A AVÓ DA CRIANÇA TIVESSE AUTORIZADO A TRANSFUSÃO E MESMO ASSIM A CRIANÇA MORRESSE, ELA TAMBÉM SERIA RESPONSABILIZADA PELA MORTE DO INFANTE? NENHUM MÉDICO OU QUALQUER PESSOA NESTE PLANETA PODE GARANTIR QUE A TRANSFUSÃO DE SANGUE, INDEPENDENTE DO CASO, SALVARÁ A VIDA DE ALGUÉM. GARANTIR QUE O PACIENTE MORRERÁ SE NÃO FIZER A TRANSFUSÃO, É O MESMO QUE GARANTIR QUE O PACIENTE NÃO MORRERÁ SE A FIZER. TRATA-SE DE, APENAS, POSSIBILIDADES, E NÃO DE CERTEZAS. EXISTEM MILHARES DE CASOS DE PACIENTES QUE MESMO COM A TRANSFUSÃO FALECERAM LOGO APÓS, OU ALGUNS DIAS DEPOIS. ISSO SEM FALAR NOS INCONTÁVEIS CASOS DE PACIENTES QUE ADQUIRIRAM DOENÇAS GRAVÍSSIMAS COMO AIDS, HEPATITE E INÚMERAS OUTRAS POR MEIO DA TRANSFUSÃO DE SANGUE, INÚMERAS VEZES CONTAMINADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Angelim,
      Se a avó aceita-se a transfusão e a criança ainda sim tive-se morrido ai não seria culpa da avó, seria uma fatalidade ou negligência. Agora aceite isso, na vida de nós mortais, TUDO É INCERTO. Aceite este fato!
      Transfusões de sangue podem sim contaminar outras pessoas por via de doenças, entre tanto o mesmo que pode matar, tbm pode salvar! Nem todo mundo tem AIDS ou Sífilis!

      Excluir
  28. Tiago Angelim,
    Se a avó aceita-se a transfusão e a criança ainda sim tive-se morrido ai não seria culpa da avó, seria uma fatalidade ou negligência. Agora aceite isso, na vida de nós mortais, TUDO É INCERTO. Aceite este fato!
    Transfusões de sangue podem sim contaminar outras pessoas por via de doenças, entre tanto o mesmo que pode matar, tbm pode salvar! Nem todo mundo tem AIDS ou Sífilis!

    ResponderExcluir
  29. LEIAM A MATÉRIA :
    Por Que Algumas Testemunhas de Jeová Aceitam Sangue e Rejeitam Conscienciosamente a Política Oficial da Sociedade Torre de Vigia a Respeito do Sangue

    Lee Elder ( membro da AJWRB )
    The Associated Jehovah's Witnesses for Reform on Blood
    (Testemunhas de Jeová Associadas Para Reforma na Questão do Sangue)
    Journal of Medical Ethics 2000;26:375-380

    PARTE da matéria da AJWRB : " Enquanto Testemunhas de Jeová leais, não temos alternativa senão aceitar inquestionavelmente os ditames da STV. Questionar a organização e as suas políticas é igualado a questionar a autoridade do Deus Todo-Poderoso, e é quase certo que resultará em ser chamado perante um tribunal de anciãos na congregação sob acusações de "apostasia". A menos que seja expresso arrependimento num grau que satisfaça os representantes da organização, a pessoa é sujeita à sanção mais severa da STV, a expulsão (sendo "desassociado") da organização, com a imposição do mandato associado do ostracismo. Segundo uma declaração de 1994, cada ano a STV desassocia cerca de 40.000 membros, ou aproximadamente 1% dos seus membros. Isto significa isolamento da associação ou convivência normal com a família e amigos de longa data que são membros -- nem mesmo sendo cumprimentados por eles se passarem por si na rua.7 A menos que os membros desassociados demonstrem arrependimento e humildade durante meses ou anos, com a subsequente "readmissão", as penalidades continuam permanentemente em vigor."

    > Por Que Algumas Testemunhas de Jeová [(anonimamente , escondido dos anciãos e dos demais membros para evitar serem desassociados e forçados a sofrer Ostracismo perpetrado pela organização )] ... Aceitam Sangue e Rejeitam Conscienciosamente a Política Oficial da Sociedade Torre de Vigia a Respeito do Sangue

    " A política da STV a respeito do sangue continua num estado de desordem, sem respostas credíveis às questões de fundo levantadas pela AJWRB. Além disso, algumas Testemunhas de Jeová, incluindo números significativos de anciãos e membros dos COLIH, concluíram que não podem continuar a apoiar conscienciosamente a política da STV. Muitos estão frustrados devido ao falhanço da STV em providenciar respostas significativas e estão profundamente perturbados pelo número de mortos que esta política produziu. Malyon retrata uma imagem de apoio monolítico à política do sangue dentro da comunidade das Testemunhas de Jeová. Nada podia estar mais longe da verdade."

    ResponderExcluir
  30. Sou testemunha de Jeová, e sei que existem vários tratamentos alternativos ao sangue, como expansões de plasma por exemplo: eritopoetina, expo sintética, concentrado de ferro na veia, soluções salinas, soro, hidroxietilina de amido, detrol e por aí vai. Vários medicos estrangeiros dizem que os melhores tratamento não utilizam sangue.

    Antes de tudo a ordem principal de JEova de não utilizar sangue conforme Atos 15:28,29. Esse texto mostra para absterce sangue tanto como alimento e transfusão. note que o texto mostra que a transfusão de sangue está no mesmo rol de pecados graves como fornicação, adultério e idolatria.

    Concerteza aqueles irmãos que morreram fiéis a essa ordem estão na memória de Deus e receberam a recompensa futura. Conforme Marcos 35:8 aquele que perde a sua vida seguindo os mandamento de JEsus vai receber a vida eterna , e isso que iorta. Mais isso de morrer por causa do sangue e bem difícil devido aos inúmeros outros tratamentos. O que pode acontecer é de a pessoa ter vários outros problemas ou doenças. Dai complica.

    Não podemos nos esquecer da questão comercial do sangue. quanto custa uma bolsa de sangue no hospital. .??? Um homem na Koreia
    Morreu por adquirir Aids por causa de uma transfusão de sangue. Dependendo do grau de infecção vários doenças como Aids, Hepatitea,b,c tem janelas imunológicas que não podem ser detectadas numa pessoa que é doadora. O vírus fica incubado, só depois de alguns anos que a pessoa vai ver que está com a doença.

    Mas antes de tudo, devemos abedecer a Jeova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é esse homem da "Koreia"?
      Somente jogar resenhas na net é fácil, quero fatos concretos.
      Mentirosos!

      Excluir
  31. Minha mãe é testemunha de jeova, ela tem uma doença chamada Lupus e faz hemodialise ha 14 anos, em 2008 ela recebeu uma ligação de Goiania avisando que tinha saido um rim pra ela , im,ediatamente nos mobilizamos para chegar la o mais rapido possivel, chegamos la ela passou por um medico e logo em seguida chegaram os irmaos la do salão do reino das testemunhas de jeova , ela queria fazer o transplante , porem com a condição de que nao receberia transfusão de sangue caso precisasse, o medico obvio não aceitou essa condição, disse que estava la para salvar vidas e que se tiveer a oportunidade de salvar um,a pessoa assim faria , nessa cobfusão toda , eu desesperada tentando convencer minha mãe a fazer o transplante e sair desse sofrimento , ela decidiu fazer entao que ligassem para uma tal de COLIH para fazer o acompanhamento da cirurguia, então cade COLIH, sinceramente nao sei nem se existem pq eles nao foram la , minha mae estava saindo para a sala de cirurgia encima da maca e disse ao ancião: - "IRMÃO EU VOU ! então ele disse : " - OLHA IRMÃ A SENHORA SABE QUE SE ENTRAR LA NÃO TEM VOLTA, TALVEZ ELES COLOQUEM SANGUE TALVEZ NÃO, MAS SE A SENHORA QUER ARRISCAR AI EU JA NAO SEI". Então ela seguiu para a sala de cirurgia e 10 minutos depois lavem ela andando e dizendo que nao ia fazer, eu fiquei desesperada nao estava acreditando naquilo, e os irmãos dando parabens a ela pelo ato de coragem e amor a Deus (ou a religião como eu acho ) Enfim hoje 7 anos depois minha mãe esta em uma situaçao muito triste perdeu as fistulas do braço agora so tem mais uma que se ela perder nao tem mais geito, esta com o braço 10 vezes o tamanho normal de tão inchado, esta com problema de coração, esta com agua nos dois pulmoes e pneumonia e todos os dias ela chora a noite e pede o jeova melivra eu nao aguento mais essa vida , e cade os irmãos para apoiar para estar junto se prontificando a levar ela pra passear ou ate mesmo so visitar , a unica coisa que eles dizem a ela e que ela tem a esperança de vida eterna de viver no paraiso, Claro, pimenta nos olhos dos outros e refresco, infelismente não hamais alternativas para ela ela esta caminhando para a morte cada dia que passa e isso me mata me machuca me destroi por saber que havia uma esperança, que havia uma chance de sair dessa mas ela nao quis por causa dessa maldita religião, e agora ela esta com depressão profunda so vive triste e ninguem deles vem aqui para conversar com ela so se eu ligar ou disser q ela esta internada ai eles vem visitar , portanto nem preciso dizer o que penso dessa religião, de uma coisa eu sei eu estarei com ela ate o fim e nao jogo na cara dela que ela esta assim porque quer porque so fato dela nao ter mais chance ja e um desespero sem fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim é obediência a Deus ! Honrar Pai e Mãe ! Muito mais importante do que uma teoria cheia de falhas !

      Excluir
  32. Só tem gente defendendo essa bosta de religião. Essa não, qualquer religião, filosofia extrema, ou imposição tão moralista é uma bosta. Só lhes digo uma coisa:
    FAZ 2.000 QUE JESUS DISSE QUE IA VOLTAR, E ATÉ AGORA NADA.
    Pobre da criança que nasceu numa família que acredita mais em contos e histórias, e que provavelmente se enfurna dentro de um recinto tido como "sagrado", por conta de seus pecados e vícios internos, que, óbvio, nunca seriam admitidos.
    Faça luz onde há involução!

    ResponderExcluir
  33. Deviam enfiar o sangue na bunda dessa velha do caralho devia ser testemunha do Diabo isso sim... Monstro, louca, vadia, ignorante. aff dava um pau nessa ordinária se encontrasse com ela,

    ResponderExcluir
  34. Qual era a doença da criança? Alguem sabe?

    ResponderExcluir
  35. Estudo revela que ferro pode ser alternativa a transfusões de sangue

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.