OAB fará manifestação contra agressão a advogado nesta sexta-feira

Postado por: Editor NJ \ 27 de junho de 2014 \ 1 comentários

Uma manifestação de protesto vai ser realizada pela OAB-CE, nesta sexta-feira (27), às 11 horas, no Fórum Clóvis Beviláqua, em repúdio às agressões desferidas na última quarta-feira (25), por um sargento e o tenente da Polícia Militar, contra o advogado Wladimir Gonçalves Arruda. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária do Conselho Seccional, realizada na tarde desta quinta-feira (26), onde a vítima compareceu e apresentou a denúncia da agressão em detalhes.

Segundo termo de declaração tomado pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, depois de ser destratado no controle de entrada, “recebeu uma ‘mãozada’, desferida pelo sargento Medeiros e, ao se virar, foi novamente agredido, por várias vezes, no peito com o punho do policial, que disse: ‘você é muito gaiato, tu pensa que tu é quem, seu moleque safado?’”, declarou. Contou também que teve o braço torcido e levado a uma sala do Fórum, onde foi algemado e obrigado a sentar no chão pelo tenente de nome Freitas.

Arruda declarou também foi levado numa viatura para uma delegacia, onde voltou a ser agredido e intimidado pelos PMs. O advogado fez um boletim de ocorrência e teve expedida uma guia para realização de Exame de Corpo de Delito, o que foi efetivamente realizado no IML.

Além da manifestação, o Conselho deverá decidir pela realização de um desagravo na porta do Fórum, contra os policiais. A proposta tem como relator o conselheiro Ademar Mendes Bezerra Júnior.

Outra medida tomada pela OAB-CE para o caso foi encaminhar uma representação ao controlador geral dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Santiago Amaral Fernandes, onde se incluem dois pedidos: a instauração de processo administrativo-disciplinar para a apuração dos fatos e eventual punição dos militares; e o afastamento preventivo deles das funções que exercem na Polícia Militar, até a conclusão das investigações do caso.

Fonte: CNews

categoria: , ,

Um comentário:

  1. É triste ver esses fatos que estao se repetindo com mais frequencia.Antigamente o advogado era muito temido pela população, mas hj a cada dia que passa esta ficando cada vez mais sem respeito. A classe esta caindo muito.Hj os advogados estao trocando a sua profissao por concurso, ex:um cargo de PM, Bombeiro, cargo de 2 grau em prefeituras, etc.Antes o Pm desejava fazer direito para sair da corporação, hj os bachareis de direito estao querendo ser policiais pq estao sendo melhor remunerado.O curso de direito nao representa mas a elite intelectual nos vestibulares, que estao preferindo engenharia, medicina etc..... è triste ver a profissao assim.

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.