Delaíde Miranda: Ex-empregada doméstica e atual ministra do TST

Postado por: Editor NJ \ 8 de março de 2015 \ 0 comentários

Delaíde Miranda Arantes, ministra do TST, foi empregada doméstica e tornou-se ministra da maior instância da justiça do trabalho em uma trajetória marcada por superação. Filha mais velha de oito irmãos, de uma família de agricultores do interior de Goiás, ajudou o pai na roça no início da adolescência e saiu aos 14 anos do campo para terminar o ensino fundamental na cidade, onde trabalhou como empregada doméstica, posteriormente como recepcionista num consultório médico.

Aos 23 anos ingressou no curso de direito no Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), em seguida começou a estagiar num escritório de advocacia, foi neste momento que Delaíde começou a ter contato e se aprofundou no direito trabalhista.

Ao terminar o curso superior, abriu seu próprio escritório de advocacia, especializado em relações trabalhistas, onde trabalhou por cerca de 30 anos.

Em 2011 Delaíde foi indicada pela OAB para ocupar uma vaga de ministra do TST e teve seu nome escolhido pela presidenta Dilma Rousseff.

No ano passado, a ministra foi vencedora do Prêmio Cláudia na categoria Políticas Públicas. A revista publicou sobre a passagem da ministra em Genebra, em 2011, onde contou sua história às delegações que escreveriam a convenção sobre o trabalho decente para as domésticas. Na OIT, a ministra defendeu que os Estados deveriam oferecer ensino fundamental, médio e superior aos profissionais domésticos.

categoria: , , ,

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.