Trinta doenças garantem descontos na compra do carro novo; Saiba quais

Postado por: Editor NJ \ 14 de março de 2017 \ 1221 comentários

Você que pretende comprar um carro novo pode ter direito a descontos com a isenção de impostos e talvez nem esteja sabendo. A questão é que, ao contrario do que muita gente pensa, o beneficio da isenção fiscal não abrange apenas pessoas com deficiência física, mas também, portadores de doenças que provocam algum tipo de limitação.

Tal benefício está previsto na Lei nº 10.690 de 16 de junho de 2003, que expandiu o número de patologias, as quais os portadores podem requerer o direito.

De acordo com Itamar Tavares Garcia, diretor comercial da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef), portadores dessas limitações podem requerer a isenção de impostos como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Segundo Itamar, doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.

“No total, mais de 100 milhões de brasileiros podem ter direito a comprar carro 0km com isenção de impostos”, complementa Itamar.

Para solicitar o benefício é necessário, inicialmente, dirigir-se ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e solicitar, junto a perícia médica, laudo atestando a condição de deficiente ou portador de patologia.

Com o laudo em mãos, o condutor deverá procurar, em seguida, a Receita Federal para requerer a isenção do IPI. No caso do ICMS e do IPVA, o motorista deve se dirigir a Secretaria Estadual de Tributação e pedir a isenção. O processo dura, em média 30 dias.

Veja lista completa das doenças:

Amputações

Artrite Reumatóide

Artrodese

Artrose

AVC

AVE (Acidente Vascular Encefálico)

Autismo

Alguns tipos de câncer

Doenças Degenerativas

Deficiência Visual

Deficiência Mental

Doenças Neurológicas

Encurtamento de membros e más formações

Esclerose Múltipla

Escoliose Acentuada

LER (Lesão por esforço repetitivo)

Linfomas

Lesões com sequelas físicas

Manguito rotador

Mastectomia (retirada de mama)

Nanismo (baixa estatura)

Neuropatias diabéticas

Paralisia Cerebral

Paraplegia

Parkinson

Poliomielite

Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc.

Problemas na coluna

Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama)

Renal Crônico com uso de (fístula)

Síndrome do Túnel do Carpo

Talidomida

Tendinite Crônica

Tetraparesia

Tetraplegia

Com informações do Portal Noar

categoria:

1.221 comentários:

  1. Portadores de marcapasso,não entra nesse rol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa que tem HIV tem direito a estes descontos?

      Excluir
    2. SIM TODOS AQUELES QUE FOREM SORO POSITIVO TEM DIREITO AS ISENÇÕES.

      Excluir
    3. tem algum limite de valor?

      Excluir
    4. veiculos com valor de mercado até R$ 72mil

      Excluir
    5. Claro, pois quem tem marcapasso é cardiopatia grave..

      Excluir
    6. Eu tenho uma perna 4 centimetros menor que a outra! me encaixo nessa condição ou não???

      Excluir
    7. Se não me engano é a partir de 5 CM para ser considerado deficiente. Porém se tiver algum tipo de dificuldade motora da para tentar.

      Excluir
  2. Faltou a Cardiopatia Grave e Isquêmica

    ResponderExcluir
  3. Meu pai teve AVC e não anda mais. Eu uso o carro para levá - lo ao médico. Neste caso eu tenho direito a estes descontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro tem q ser comprado no nome do seu pai

      Excluir
    2. O carro tem que ser comprado no nome do seu pai, e vc fica cadastrada como a motorista, dessa forma tem desconto na compra, mas nao terá isenção do IPVA, bom até onde soube. E preciso laudo medico e encaminhar na Fazenda da cidade onde mora.

      Excluir
    3. Não é você que tem o direito, é seu pai. O que acontece é que vc pode comprar o carro com isenção de IPI e ICMS no nome dele e indicar vc como motorista. Para a isenção de IPVA, vc deve entrar com um processo, que normalmente ganha a causa. O processo para esse tipo de compra é um pouco diferente.

      Excluir
    4. No Estado se SP, a isenção do IPVA para veículos conduzidos por terceiros, como ocorre com portadores de deficiência mental, visual, tetraparesia, etc., só é obtida via judicial. Nesse caso, além da isenção, pode-se pleitear também a restituição do IPVA pago nos últimos 5 anos. Informações: WhatsApp (11) 94333-4171.

      Excluir
    5. Claro que tem - so que o desconto é menor, já que ele não é o motorista. Vai atrás que tem, Ana.

      Excluir
  4. Meu pai teve AVC e não anda mais. Eu uso o carro para levá - lo ao médico. Neste caso eu tenho direito a estes descontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por seu pai ser beneficiado, o carro terá que ser no nome dele. Porém, você entra como condutora.

      Excluir
  5. Uma pessoa que tem HIV tem direito a estes descontos?

    ResponderExcluir
  6. E na compra de um veículo novo, tem algum desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uma porcentagem de desconto na compra de veículos novos

      Excluir
    2. Sim,a inserção dos tributos incidirá diretamente no valor do veículo, podendo chegar a menos 26% do valor do veículo zero km.

      Excluir
  7. Fibromialgia entra nesse desconto?

    ResponderExcluir
  8. Quem compra e paga o carro parcelado,tem direito ao desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber

      Excluir
    2. Quem tem cataratas tem direito?

      Excluir
    3. O desconto é no valor do carro, é indiferente o meio de pagamento.

      Excluir
  9. Boa noite. Tenho epicondinite e dentinite no cotovelo e ombro direito e calcificação nesse mesmo ombro. Pra seu pelo médico do Detran com o laudo do meu médico informando tudo isso é escre céu que eu tenho limitação, mas o médico do Detran recitou dizendo que limitação não tem direito, somente somente quem tem paraplesia, ou seja perca total de movimentos. Posso recorrer dessa decisão?

    ResponderExcluir
  10. Fiz Mastectomia (retirada de mama) precenriva, tenho direito ao desconto?

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Claudia, o Lupus em si não, mas tudo que ele acarreta (artrite reumatóide, etc) sim! Procure seus direitos que você consegue. É burocrático (BRASIL), mas dá! Não DESISTA!!! Minha esposa tem LUPUS e vamos atrás do desconto assim que pudermos $$$, é claro!

      Excluir
  12. O famoso bico de papagaio acompanhado de um desvio entra nesse desconto? Obs: são 3 bicos de papagaio e 1 desvio na coluna. Obrigada dsd já.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Tenho um carro no meu nome e, hoje devido a um acidente tenho sequelas, para me locomover isso m da o direito de pedir desconto no ipva??

    ResponderExcluir
  14. Meu irmao e altista e imperativo ele 19 anos ele ja pode tirar o carro no nome dele e ter esse desconto ele e aponsentado sendo que o cartao beneficio e no nome da minha mae a responsavel por ele

    ResponderExcluir
  15. Tenho aposentadoria por invalidez Esquizofrenia Paranóid,,Tebho esse direiro..?

    ResponderExcluir
  16. E carcinoma basocelular (cancer de pele) ??? Tem o desconto ? Obrigada !

    ResponderExcluir
  17. Algumas dúvidas me surgiram quando fui a uma clínica credenciada do Detran/PA mesmo comprovando ser portador de LER atraves do laudo de meu ortopedista e minha ultrassonografia os médicos insistiram que não bastava ser portador da doença. Disseram que esta doença teria que necessariamente reduzir minha mobilidade para que eu tivesse direito as isenções, daí me pergunto como serão beneficiados os portadores de HIV ou Hepatite C??? Alguém pode me ajudar, gostaria do embasamento legal.

    ResponderExcluir
  18. E ESPONDILITE ANQUILOSANTE TAMBEM PODE MAS NAO ESTA NA LISTA

    ResponderExcluir
  19. Meu filho tem sindrome de Down temos direito?

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Boa noite! Se conseguir a resposta me avise por favor.

      Excluir
  21. Comprei um carro para mim, só que esta mo nome de meu pai, como devo fazer o Carro eu que ando com ele fui operado da coluna, como devo fazer, o carro é meu

    ResponderExcluir
  22. Depressão entra nos beneficiados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava em laudo por tratar uma depressão pós parto genética e só porque no dia da consulta mostrei minha carteira de motos isto no lugar da de identidade o médico perito me deu alta me disse que quem tem carteira de motorista não tem depressão porque pode dirigir imagina compra carro

      Excluir
    2. Eu estava em laudo por tratar uma depressão pós parto genética e só porque no dia da consulta mostrei minha carteira de motos isto no lugar da de identidade o médico perito me deu alta me disse que quem tem carteira de motorista não tem depressão porque pode dirigir imagina compra carro

      Excluir
    3. Tive este mesmo problema e por ser psicologa o médico disse que não poderia ter depressão.Logo perguntei "o senhor pode morrer? afinal o senhor é médico", não soube responder até hoje. Obs:era o médico contratado pela prefeitura onde eu trabalhava. Logo depois me sugeriu que após quase um ano de trabalho eu realizasse o exame admissional para que ele pudesse emitir um novo laudo com depressão pré existente.(profissionais que vendem a alma)

      Excluir
  23. Pacientes com mastectomia profilática. Aqueles que optam por retirada das mamas antes de apresentar câncer mas com alto probabilidade de adquirir se enquadram tbm?!

    ResponderExcluir
  24. Quem tem nível elevado de ácido úrico, que pode ser considerado artrite reumatóide, pode ter direito a este desconto?

    ResponderExcluir
  25. Faltou aí os portadores de Trombofilias poxa

    ResponderExcluir
  26. EU FIZ UMA SIRURGIA NA COLUNA L5 HERNIA DE DISCO E FUI FAZER UMA PERICIA EM VITÓRIA , PARA COMPRAR UM CARRO AUTOMATICO E O CURIOSO Q O MÉDICO NEM DEIXOU EU FAZER A PERICIA. E OLHA O CURIOSO MINHA ABILITAÇAO ERA AB , CARRO E MOTO. DEPOIS DE TODO PROCESSO FEITO, MINHA HABILITAÇAO ESTA SÓ COMO B .
    OU SEJA ME TIRARAM A CATEGORIA A (MOTO) E NAO DEIXARAM FAZER NEM A PERECIA. ME EXPLICA ISSO...028 999749187 ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  27. Quem faz o uso da Talidomida contínuo ,tem esse direito ??

    ResponderExcluir
  28. Tive tocsoplasmose no olho direito.. e ele é completamente cego.. nao tem cura... nesse caso tenho decontos???

    ResponderExcluir
  29. No meu caso sou eu que tenho uma cirurgia realizada no manguito rotador,foi rompido 100/cento com 3 âncoras para solucionar o problema,mas ficou a sequela,a cura não foi total.No entanto entanto​ quem tem o poder de compra é meu esposo,no caso eu sou a condutora principal do veículo,eu terei esse benefício em face do meu esposo ser o proprietário do veículo??

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Sou deficiente auditivo, uso aparelho nos dois ouvidos e não tenho direto?

    ResponderExcluir
  32. Sou soropositivo-HIV e devido a esse fato tive "POLINEUROPATIA" em 2012 ( perda da sensibilidade dos nervos da metade da coxa p/ baixo até os dedos do pé ), por falta de vitamina B devido a uma anemia profunda. Após o tratamento com os retrovirais me recuperei, mas ficou essa sequela que segundo o neurologista é praticamente irreversível. Ando normalmente, mas tenho algumas dificuldades: ficar horas em pé me causam doures e a devido a perda da sensibilidade as vezes quando dirijo meu carro com câmbio manual tenho dificuldade moderada em movimentar os pés nos pedais. Consigo dirigir, mas sempre em alerta com meus pés que as vezes me deixam inseguro pela falta de sensibilidade ! Tenho DIREITO a esse benefício dos IMPOSTOS sobre o automóvel e mais o IPVA gratuito ?

    ResponderExcluir
  33. Megaposife articulada ao sacro com lordose lombar entra na isenção?

    ResponderExcluir
  34. Paulo Estevão Pauli13 de janeiro de 2017 07:49

    Com tantas entidades representantes dos asmáticos e eles não têm direito a nada, para se ter uma ideia daquilo que estou expondo experimente para cada vez que aspirar o ar ficar 20 segundos sem respirar, prolongue isso por 10 minutinhos. Sentiram? É isso.

    ResponderExcluir
  35. Oiii bom dia e quem.tem lúpus e fibromialgia ?
    Eu tenho é Fiquei até sem trabalhar o devo fazer ?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Sou Vagnilton, tenho Trombose na perna esquerda isso gera dores frenquente,sou corretor de imóveis uso bastante o carro tenho direito na compra de um carro novo com câmbio automático com desconto devido a Trombose.

    ResponderExcluir
  37. Quem fez a mastectomia radical em um dos seios, mas não houve a necessidade de fazer o esvaziamento axilar, tem direito aos descontos?

    ResponderExcluir
  38. Carcinoma bassofolicular entra nessa lista???E tb tenho o " bico de papagaio" e fratura do cocix .

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho poblema auditivo eu tenho direito no descontos

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. MINHA ESPOSA TEM TROMBOSE E ELA NÃO POSSUI CNH. SOMENTE EU SOU HABILITADO, POSSO REQUERER NO NOME DELA E EU COMO PRINCIPAL CONDUTOR?

    ResponderExcluir
  42. minha perna e menor que a outra . com faço pra ganhar desconto

    ResponderExcluir
  43. eu tenho uma perna mais curta que a outra 6 centimetros eu consigo e como devo proceder.

    ResponderExcluir
  44. pessoas cm estendes,cardíacos não tem esses direitos certo?

    ResponderExcluir
  45. a compra é somente para veiculos novos?

    ResponderExcluir
  46. eu tenho diabetes,pressão alta,tomo remedios controlados pela psiquiatra,fiz retirada de um rim,problemas na coluna(bico papagaio)sem cartilagem nos joelho...tenho direitos a esse desacontos??

    ResponderExcluir
  47. Tenho em uma olho toxoplasmose na retina e na empresa aonde trabalho ocupo vaga pra deficiência tenho direito tbm ao desconto

    ResponderExcluir
  48. Eu tenho luxação congênita do Quadril na formação congênita uma perna mais curta com a outra eu tenho direito a esse desconto.

    ResponderExcluir
  49. Eu não sabia disso e já comprei um carro zero , mas será que consigo a isenção do IPVA daqui pra frente, infelizmente me encaixo em algumas dessas doenças .

    ResponderExcluir
  50. Tenho desgaste na coluna,entra nessa tbm?

    ResponderExcluir
  51. Para que fez transplante de córnea tem direito também?

    ResponderExcluir
  52. Eu tenho luxação congênita do Quadril na formação congênita uma perna mais curta com a outra eu teria direito a esse desconto.

    ResponderExcluir
  53. Toxoplasmose em um dos olhos entra?

    ResponderExcluir
  54. Perdi vosao de um olho sera que temho direito

    ResponderExcluir
  55. Somos por volta de 205 milhões. Então quer dizer que metade da população brasileira é - ou tem parente - portador de alguma dessas doenças??

    ResponderExcluir
  56. Portador de lábio Leporino com prótese e problemas de dicção tem direito também?

    ResponderExcluir
  57. Quem tem Lúpus Eritematoso Sistêmico e Vasculite Leucociclástica tem direito?

    ResponderExcluir
  58. Tenho câncer de próstata com recidiva e metástase óssea, será que tenho direito Ao benefício?

    ResponderExcluir
  59. Na reportagem diz diabetes... Mas na verdade são as Neuropatias diabéticas... Neuropatia diabética é uma doença causada pela diabetes. Ter somente diabetes não implica em neuropatias diabéticas. Portanto, creio que o diabético (que não apresente nenhuma neuropatia) não tenha esse direito.
    Esse é o meu entendimento, mas posso estar equivocado.

    ResponderExcluir
  60. Oi bom dia deficientes auditivos entram

    ResponderExcluir
  61. Tenho hérnias de disco. Entra em "problemas de coluna"?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, minha mãe comprou um carro zero a 15 dias. Ela tem Diabetes e Problema de coluna. Tem como pedir estes descontos mesmo aós ter comprado o carro?

    ResponderExcluir
  63. Esclerose multi facetaria tem desconto??

    ResponderExcluir
  64. Tenho Lúpus Eritematoso sistêmico, gostaria de saber se tenho direito aos descontos ?

    ResponderExcluir
  65. todo mundo divulga essa lista mas ninguém coloca a fonte disso. a lei disso. para mim parece site querendo se promover apenas, divulgando especulação de uma coisa que atrai gente. agora mostrando a fonte, se tornará algo a ser respeitado..

    ResponderExcluir
  66. gostaria de saber cardiopatia congnita tem direito

    ResponderExcluir
  67. Diabetes insulina dependente Tambem tem direito?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde meu esposo tem uma placa no fêmur ele tem direito a isenção? Como deve ser feito o procedimento caso ele tenha direito?Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Deficiência visual de um único olho, pode usufruir desse benefício??

    ResponderExcluir
  70. No minha mãe tem ELA (Esclerose Amiotrófica Lateral) é uma doença degenerativa! Entra nessa lista? E onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  71. Transtorno Bipolar + Transtorno de ansiedade generalizada TAG tem direito ?

    ResponderExcluir
  72. O desconto para os deficientes visuais se estende àqueles com visão monocular?

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde em 2000 tive mal de poot( meningite tuberculose óssea), fiquei com lesão óssea de l3 a s1 teria direito a esse desconto. Vou ao médico constatimente e tenho exames de RM e TC.

    ResponderExcluir
  74. sou ostomizado uso uma bolsa e nao tenho a paneurose isso me da o direito

    ResponderExcluir
  75. Operei o joelho e coloquei pino tenho direito??

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde! Tenho Cavernoma cerebral,descobri dia 19/10/16 e 1 mês antes comprei um carro. Será que se eu entro nesta lista,e se eu recorrer agora consigo o desconto?

    ResponderExcluir
  77. Tenho uma placa ponte no Úmero, lado direito.
    Tenho direito a este benefício também?

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde! O meu pai teve câncer recentemente chamado Células de Merkel e desde então tenho dirigido o carro pra ele pra todos os lugares pra onde vai. No caso da compra de outro veículo, digo troca por novo ou semi novo ele se encaixa nesta lista de beneficiários?

    ResponderExcluir
  79. No Estado se SP, a isenção do IPVA para veículos conduzidos por terceiros, como ocorre com portadores de deficiência mental, visual, tetraparesia, etc., só é obtida via judicial. Nesse caso, além da isenção, pode-se pleitear também a restituição do IPVA pago nos últimos 5 anos. Informe-se: WhatsApp (11) 94333-4171.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deficiente auditivo entra tbm?

      Excluir
  80. Condropatia patelar grau 4 e amiloidose tem direito do

    ResponderExcluir
  81. Eu gostaria de saber se feiura também da direito ao desconto.Se der eu irei comprar um carro novo também.

    ResponderExcluir
  82. Bursite no ombro está no rol de isenção?

    ResponderExcluir
  83. Ola boa tarde sou renal cronico com uso de fístula, tenho sera que tenho direito ass:milene

    ResponderExcluir
  84. Tenho fratura do membro esquerdo de tíbia joelho e demo minha perna não dobra 100% não só 40 grau tenho placas e parafuso e e merno q é outra. Tenho esse direito e estou afastado pelo INSS por por tempo indeterminado por esse motivo das minha funções

    ResponderExcluir
  85. Meu filho tem 11 anos e tem paralisia cerebral!
    Para ter direito ao desconto, terei que comprar o carro no nome dele???

    ResponderExcluir
  86. Eu tenho facíte plantar crônica. Será que tenho Direito ao desconto também????

    ResponderExcluir
  87. Eu faturei os 2 fêmur e fiquei com uma diferença de 3,5cm de uma perna pra outra eu tenho direito

    ResponderExcluir
  88. Insuficiência renal crônica com fístula que recebeu rins transplantado tb entra nesse desconto?

    ResponderExcluir
  89. Quem tem cardiopatia tem direito ao desconto?

    ResponderExcluir
  90. Eu já possuo veículo, no caso um carro e uma moto e tenho Síndrome do Túnel do Carpo, será que consigo isenção?

    ResponderExcluir
  91. Quem tem parafuso no joelho tem esse direito?

    ResponderExcluir
  92. Portadores de apetite b tem direito.

    ResponderExcluir
  93. Vc tem certeza que é esse lei do post??? me envia o link dela. aqui esta dando outra lei.

    ResponderExcluir
  94. Stent no coração dá este direito?

    ResponderExcluir
  95. queria saber se esta mesma lei vale para moto e se a moto tem q ser okm? sou portadora de neopatia diabética e tenho sindrome do túnel do carpo email:claudia.gimenez.paisagista@hotmail.com
    no aguardo muito obrigada

    ResponderExcluir
  96. Eu tenho pino e platina no joelho, eu tenho direito?

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde . Obrigado pelos esclarecimentos .
    Fiz uma cirurgia no joelho em virtude de um acidente de trânsito e tenho fios de platina no mesmo é uma limitação de movimento . Tenho direito à isenção ?
    Grato .

    ResponderExcluir
  98. Quem tem visão em um só olho tem direito??

    ResponderExcluir
  99. fraturei a coluna em 2000 e tenho agua no joelho decorrente do acidente consigo andar mas tenho dores de coluna por causa da fratura tambem posso me enquedrar nesses descontos?????

    ResponderExcluir
  100. Minha esposa tem LUPOS ela teria o direito ?

    ResponderExcluir
  101. Olá, Epilepsia também vale?

    ResponderExcluir
  102. Tenho Anemia falciforme,tenho direito?

    ResponderExcluir
  103. Vixi... to perdendo money! Mastectomia e tendinite!!

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde,tenho trombofilia, será que tenho direto?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde, sempre ouvi dizer que não basta ter a patologia, tem que apresentar a limitação física também, tenho Artrite Reumatóide, mas não possuo limitações físicas (graças a deus), então nunca requeri esse beneficio, afinal basta ter a patologia?

    ResponderExcluir
  106. Quem tem a.doença ceracotone e transplantado de córnea acredito que tenha direito pois é deficiência visual?

    ResponderExcluir
  107. Tenho 2 cirurgias na cervical com 3 próteses, tenho direito ao desconto na compra de um veículo?

    ResponderExcluir
  108. ola pessoas com lupus tem direito a esses beneficius? me responde por favor. obrigada

    ResponderExcluir
  109. Meu pai tem diabetes, já possui um carro. Ele tem direito a isenção do IPVA?

    ResponderExcluir
  110. Quem tem hérnia de disco, entra como doenças na coluna pra ter direito?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, quem tem pênfigo, tem direito?

    ResponderExcluir
  112. Visão monocular tem direito???

    ResponderExcluir
  113. Tive Cancer de Mama e fiz quadrantectomia, não tive nenhuma sequela pós, tenho direito?

    ResponderExcluir
  114. Pessoas de hemofilia tem direito a desconto na compra de um carro ou pode fica insento do ipva.

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Fui diagnosticado com espondilite anquilosante e faz parte das consequências disto as dores nos joelhos, ombros, cotovelos, fasciite plantar, lombar, ciático. Esta patologia "espondilite" não consta da lista. Como convencer o Detran a autorizar? Basta um laudo do meu médico para "espondilite" ou precisaria de laudos de cada especialista de cada parte do corpo? Seria o caso de enquadrar como artrite reumatoide? Obrigado

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde.
    Paciente HIV+ que faz tratamento com anti-retroviral sem disgnostico de AIDS ainda, também tem direito a tais isenções?

    ResponderExcluir
  118. Tive Cancer de Mama e fiz quadrantectomia, ão tive sequela eu tenho direito.

    ResponderExcluir
  119. tenho hepatite c e ja fiz o tratamento esta agora negativado ,tenho direito

    ResponderExcluir
  120. Fiz uma cirurgia de prótese de fémur por causa da artrose e além disso fique com uma diferença grande uma perna pra outra e limitação de movimentos consigo isenção?

    ResponderExcluir
  121. Fiz uma cirurgia de prótese de fémur por causa da artrose e além disso fique com uma diferença grande uma perna pra outra e limitação de movimentos consigo isenção?

    ResponderExcluir
  122. TENHO DEFICIÊNCIA AUDITIVA MÉDIA, TENHO DIREITO AS ISENÇÕES?

    ResponderExcluir
  123. Nasci com uma deformidade congênita de nascimento (perna direita mais curta que a esquerda e em Novembro de 2015 sofri imcacidente no percurso trabalho/casa, onde tive uma les ao na coluna lombar. Em Junho de 2016 fiz cirurgia e foram colocados 4 pinos na mha coluna )
    Tive informação que para eu poder comprar o carro tenho que primeiro tirar habilitação especificada. Essa informação procede e onde posso fazer isso?
    Se tem algum órgão que eu precise procurar e como faço?

    Att,
    Ivonete Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é necessário regularizar a CNH e providenciar um laudo médico (CID-10) para obter as isenções. Mas o procedimento é relativamente simples, rápido e de baixo custo. Informações: campeloalves.adv@gmail.com

      Excluir
  124. Quem tem manguito rotador e realizou cirurgia tem direito??

    ResponderExcluir
  125. Nasci com uma patologia (pé torto equinovaro congênito). Foi corrigido através de cirurgia, mas hj em dia tenho 1,5 cm de diferença de uma perna p outra. Tenho direito a algum benefício?

    ResponderExcluir
  126. Meu pai tem hérnia de disco,em vários discos dá coluna lombar ele tem desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Apenas as deficiências estéticas ficam fora, pois as que representam redução funcional estão incluídas, conforme a Cláusula 2ª, Inciso I, do Convênio ICMS 38/2012, que continua em vigor e serve de referencia para as outras isenções:

      I) deficiência física, aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

      Portanto, problemas de coluna, diferença entre os membros, amputações e outras deficiências, mediante Laudo Médico (CID-10) que declare a redução da mobilidade, podem proporcionar as isenções.

      Informações: campeloalves.adv@gmail.com

      Excluir
  127. um carro no valor de R$ 35.000,00
    o desconto vai ser de quanto?
    Meu filho tem má formação membro superior, mas ele é menor de idade, mesmo assim posso comprar o carro no nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deficiência deverá ser atestada através de Laudo Médico (CID-10) que indique a redução funcional do membro. O desconto total fica em torno de 30% (IPI, ICMS, IPVA), além de liberação do rodízio na cidade de SP. No caso de pessoa com deficiência que não conduza o veículo (def. visual, autistas, down, menores, etc), o Estado de SP só isenta o IPVA mediante ação judicial, mas o índice de deferimento é elevado.
      Informações: campeloalves.adv@google.com

      Excluir
  128. Bastante esclarecedor vez que, as leis que beneficiam aos mais simples sempre ficam sem ser divulgadas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  129. Meu marido teve uveíte crônica em 1996, fez duas cirurgias e ainda assim perdeu a visão total do lado direito. Ele tem direito a esse desconto?

    ResponderExcluir
  130. Artrite psoriática também está incluso

    ResponderExcluir
  131. quem fez cirurgia de espondilolistese também tem direito?

    ResponderExcluir
  132. Eu tive hepatite C, isso poderia me dar o direito de pedir a isenção?

    ResponderExcluir
  133. Pessoas que se submeteram a cirurgia do coração, tipo ponte de safena, tem direito?

    ResponderExcluir
  134. E limitado em quantidade de veículo por pessoa?

    ResponderExcluir
  135. Espondilite anquilosante entra nesta lista

    ResponderExcluir
  136. Eu já tive 6 infartos do miocárdio, sou aposentado devido a insuficiência cardíaca crônica, também tenho direito a esse benefício?

    ResponderExcluir
  137. Minha mãe tem câncer de reto e intestino e também diabetes e ipertença ela tem direito

    ResponderExcluir
  138. Fibromialgia, degeneração de ligamentos e cartilagem e condromalácia nos joelhos.

    ResponderExcluir
  139. Será que pode chegar a até 26% de desconto, como?. Esse desconto só á vista ou no financiamento também?. O finan deveria ter descontos nas taxas também nem.

    ResponderExcluir
  140. Mas esse desconto é na compra avista?

    ResponderExcluir
  141. Melanoma (Câncer de pele) da direito ao benefício?

    ResponderExcluir
  142. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  143. Tenho fibromialgia e artrite nas mãos é meus pais são cardiopatas e mi há mãe tem diabetes
    Posso comprar o carro no nome deles mesmo que eles não tenham hábilitacao?

    ResponderExcluir
  144. Tenho protusão com desidratação de dois discos intravertebrais na coluna lombar. Isso seria suficiente Par conseguir os descontos?

    ResponderExcluir
  145. quais problemas de coluna?

    ResponderExcluir
  146. Alguém sabe se a disritmia cerebral (epilepsia). Entra neste benefício???

    ResponderExcluir
  147. Meu sogro é diabético, tem os dedos dos pes amputados e ten sua visão comprometida en 95%. Ele só terá direito se ele mesmo fir o condutor? Ou ele pode ter a isenção de impostos e a minha sogra sendo a condutora?

    ResponderExcluir
  148. Meu pai teve um infarto do miocárdio e perdeu 40%do coração ele tem direito?

    ResponderExcluir
  149. Tenho diabetes, protuberâncias de hérnia, etc...hahahah

    Um carro de 35 mil sairia a quanto?

    ResponderExcluir
  150. Meu filho de três anos é autista, tenho direito a este benefício?

    ResponderExcluir
  151. Meu filho de três anos é autista, tenho direito a este benefício?

    ResponderExcluir
  152. Eu tenho escoliose, a perna esquerda é mais curta que a direita...o carro está no nome do meu marido, mas quem dirige sou eu ! Eu tenho direito a estes descontos .

    ResponderExcluir
  153. Meu esposo levou tiro de espingarda no braço direito e perdeu movimento de 3 dedks dedos e o braço não tem força porque rompeu nervo e tendão.Pergunta ele tem direito a compra como lesão fisica?

    ResponderExcluir
  154. Eu olhei a lei e no artigo segundo diz que a lei só vale até 31/12/2006. Houve nova prorrogação? Ainda estão concedendo isenção de imposto?
    http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/2003/L10.690.htm

    ResponderExcluir
  155. Tenho deficiência auditiva nos dois ouvidos e uso aparelhos eu posso ter?

    ResponderExcluir
  156. Isso é pra todo território nacional? Asmático não entra por que? 😥

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.