Pesquisa revela que 62% dos inquéritos de homicídio são arquivados em SP

Postado por: Editor NJ \ 16 de outubro de 2017 \ 0 comentários

Após uma análise minuciosa, denominada “Fluxo da Impunidade”, realizada pelo Instituto Sou da Paz, constatou-se que 62% dos 149 inquéritos de homicídio foram arquivados.

O estudo possui como objeto todos os casos que envolveram homicídios e tiverem seus respectivos inquéritos instalados nas redondezas do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2016, cujo resultado foi, obviamente, o arquivamento.

O levantamento revela uma mácula social terrível, a sensação de impunidade. Segundo o Ministério Público, a falta de evidências e provas consistentes que comprovem a autoria dos crimes acaba por impossibilitar a feitura da ação penal e, consequentemente, culminando com o arquivamento dos casos.

Vale pontuar que apenas 5% dos inquéritos foram julgados e tiveram uma sentença do júri, demonstrando um cenário preocupante.

Por outro lado, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma que as investigações seguem todos os parâmetros legais e que nesse período houve uma redução de 76% dos homicídios dolosos em São Paulo se comparado com o ano de 2001, data do início das estatísticas.

Fonte: G1

categoria:

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.