Fique por dentro! 5 erros mais comuns que Advogado deve prevenir

Postado por: EditorNJ \ 5 de junho de 2018 \ 0 comentários

Qual o melhor caminho a se percorrer quando se está no início de carreira na advocacia? Trabalhar para terceiros? Optar pela advocacia privada? Ser advogado representante de uma rede? Os caminhos são vários, e a escolha vai muito do perfil de cada indivíduo. Entretanto, uma constante que serve para qualquer das opções é que se deve sempre buscar uma parceria que tenha um “know how” eficiente.

O termo know-how significa o conjunto de conhecimentos práticos (“fórmulas secretas”, informações, técnicas e tecnologias, procedimentos, etc.) adquiridos por um profissional, que traz para si vantagens competitivas e agrega valor e eficiência a sua atividade. Assim, com o objetivo de evitar erros já cometidos outrora pelo mais experiente, o iniciante se vê munido com uma bagagem empírica bastante útil.

O mercado é voraz e exige do advogado iniciante um conhecimento de administração, gestão, marketing jurídico e empreendedorismo que não é ensinado na faculdade. Diante disso passo a pontuar os 5 erros que devem prontamente ser evitados principalmente pelo iniciante na advocacia.

1. PERDER QUAISQUER TIPOS DE PRAZOS

Deixar de dar parecer ou enviar documentações nas datas combinadas além de balançar sua credibilidade, dependendo do cenário, pode até trazer consequências mais graves. Portanto, cumprir prazos é uma obrigação imprescindível de qualquer advogado e deve ser religiosamente respeitados.Sob essa ótica, qualquer know-how advocatício indicará um software de gestão de prazos.

2. PECAR PELO EXCESSO AO DEFINIR A ÁREA DE ATUAÇÃO

É notório que falta de foco é inimiga da perfeição. Logo, para que você consiga exercer a advocacia com excelência, seria interessante delimitar as ou a área se atuação do seu escritório. Ser conhecido como especialista em algum dos ramos do Direito te ajuda a se destacar no mercado com mais credibilidade, afinal, quando uma pessoa precisa ir ao médico, ela procura um especialista na sua necessidade ou um clínico geral?

3. SUBESTIMAR A QUALIDADE DO ATENDIMENTO

A sua relação com os clientes deve ser responsável, cordial e objetiva desde o início, afinal a forma como você conduz o primeiro atendimento pode causar a primeira e permanente impressão que culmina na continuidade ou o rompimento do relacionamento. O bem tratar para com as pessoas deve ser constante, e não apenas durante o atendimento dentro do escritório; deve-se estender aos demais lugares por onde você vá, haja vista que poderá encontrar seus clientes em qualquer lugar. Além de contribuir para uma boa imagem profissional e reputação, o bem tratar diz muito sobre a qualidade da sua advocacia.

4. CONFUNDIR O BOM MARKETING DIGITAL COM PROPAGANDA

O marketing digital é um meio difusor que tem um alto alcance, e principalmente com o amplo acesso a internet, esse tipo de marketing fica ainda mais facilitado. Você consegue aproximar potenciais clientes e usar inúmeras ferramentas de marketing jurídico que podem ser utilizadas para informar as pessoas. Deve-se sempre tem em mente a diferença entre marketing jurídico e propaganda, este é característico de atividades mercantilistas e por isso é vedado pelo Código de Ética da OAB.

5. TER RECEIO DE PARCERIAS

Você já deve ter ouvido a grande máxima que “quem coopera cresce”. Ninguém precisa ou nem deve fazer tudo sozinho. Fazer um amplo networking com colegas de profissão e contar com a mentoria de advogados mais experientes é bastante importante para o seu desenvolvimento profissional, principalmente no início da carreira. Faça parcerias, some esforços a fim de gerar maiores ganhos mútuos. As maneiras que isso pode ocorrer são várias, você pode estabelecer acordos com advogados de áreas diferentes da sua a fim de expandir a rede de clientes do escritório, trabalhar como advogado correspondente de uma rede, por exemplo, enfim, saia da zona de conforto e saiba aproveitar as suas redes de contatos já existentes.

Tendo em mente premissas básicas como essas, certamente seu caminho a percorrer será de maior excelência e profissionalismo.

Fonte: Martins Advogados Associados

categoria:

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.