Ministra Rosa Weber é eleita nova presidente do TSE

Postado por: EditorNJ \ 20 de junho de 2018 \ 0 comentários

Nesta terça-feira, 19, a ministra Rosa Weber foi eleita a nova presidente do TSE. Ela assume o cargo a partir de meados de agosto próximo. Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito para o cargo de vice-presidente.

Eleita por seis votos a um, a ministra será a sucessora do ministro Luiz Fux na presidência da Corte. Rosa Weber dirigirá o Tribunal até maio de 2020, quando termina seu segundo biênio como titular da Corte.

A ministra presidirá o TSE durante as eleições deste ano e comentou sobre os desafios:

"Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões."

A ministra ressaltou a relevância do suporte que deverá receber de seu vice na condução de sua gestão. "Eu tenho o alento, e me sinto abençoada por isso, de contar no exercício deste papel tão importante com a iluminada companhia do meu querido amigo Luís Roberto Barroso, na condição de vice-presidente, para que possamos continuar esse belíssimo trabalho que Vossa Excelência [ministro Luiz Fux] e sua equipe vêm desenvolvendo à testa do TSE, inclusive na preparação das eleições de 2018", afirmou, dirigindo-se ao atual presidente da Corte.

Breve currículo

Natural de Porto Alegre/RS, Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do Trabalho de 1981 a 1991 e integrou o TRT da 4ª região de 1991 a 2006, tendo-o presidido no biênio 2001-2003.

Exerceu o cargo de ministra do TST de fevereiro de 2006 a 2011. Foi nomeada ministra do STF, sendo empossada em 19 de dezembro de 2011.

Fonte: Migalhas

categoria:

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.