TSE suspende propaganda de Haddad com informação falsa sobre Bolsonaro

Postado por: EditorNJ \ 16 de outubro de 2018 \ 15 comentários

O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou, nesta segunda-feira (15/10) a suspensão de campanha veiculada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que acusa o candidato Jair Bolsonaro (PSL) de ter votado contra a criação da Lei de Inclusão de Pessoas com Deficiência (LBI).

De acordo com o ministro, há elementos suficientes à configuração da  transgressão. “A propaganda em evidência traz publicação de fato sabidamente inverídico (fake news) capaz de desequilibrar a disputa eleitoral, consistente na divulgação de que o candidato representante votou contra a LBI”, disse o ministro.

Segundo o ministro, seria inverídica a afirmação de que Bolsonaro havia votado contra a lei que protege as pessoas com deficiência.

“É fato notório que em live transmitida em suas redes sociais, na noite deste domingo (14), o candidato acusou o candidato Fernando Haddad de desinformar os eleitores ao afirmar que, na qualidade de deputado, havia o mesmo votado contra a criação da LBI. Além disso, a equipe de Haddad retirou do ar postagem no Twitter que criticava Bolsonaro por supostamente ter votado contra a referida lei", destacou o ministro.

Contra a Honra

Na ação inicial apresentada pelos advogados Karina Kufa e Amilton Kufa, a notícia reapresentada no vídeo como veiculada pela revista Fórum, traduz manifesta fake news.

“É de fácil constatação a realidade do que afirmado, uma vez que a referida lei fora aprovada à unanimidade, sendo certo que o candidato Jair Bolsonaro só teria votado contra um único destaque, relativo “à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência”, que ao fim foi aprovado pela maioria”, afirmaram os advogados.

Ainda segundo a defesa, havia outras irregularidades na inserção. Por exemplo, afirmar que o candidato Bolsonaro votou contra os mais pobres. "Deste modo, a propaganda veiculada busca atribuir ao candidato a pecha de alguém que é contra os pobres, contra os trabalhadores, imputando-lhe conduta discriminatória e estimulando o ódio de classe", pontuou a ação.

A ação também destaca que "não se trata de mera crítica política afeta ao período eleitoral, mas de alteração artificial da realidade dos fatos para retratar comportamento reprovável, atribuindo ao representante conceito desonroso".

Fonte: Conjur

categoria:

15 comentários:

  1. Ah sim, Bolsonaro só votou contra a PEC das domésticas,a favor do congelamento em investimentos na saúde e educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pec que mais atrapalhou do que ajudou as domésticas, muitas que tinham emprego fixo tiveram que virar diarista para continuar trabalhando, benefício nesta pec? Só teve para o governo para cobrar mais impostos!

      Excluir
    2. A favor do controle dos gastos para o país não quebrar de vez, agora se os políticos roubam mais do que investem ou que nosso dinheiro está sendo dado para financiar ditadores a culpa não é dele

      Excluir
    3. E duro admitir..mas ele votou contra e estava correto, pois variaa empregadaa perderam seus empregos e tiveram que virar diaristas por conta dessa lei...é difícil pra voces PTistas pensarem...raciocinarem..mas se precisar eu desenho!!

      Excluir
    4. Exatamente, meus pais mesmo tinham uma empregada doméstica que depois dessa PEC tiveram que dispensa-la, ficou caro de mais empregar uma

      Excluir
  2. Aceita que Bolsonaro ja ganhou que dói menos....kkk

    ResponderExcluir
  3. Aceita a VITÓRIA do JAIR MESSIAS BOLSONARO!

    Aceita vai!!

    ResponderExcluir
  4. Se fazer campanha política via watzap e5 crime o que o PT fez se chama de q! PT nunca mais

    ResponderExcluir
  5. Quem não gostou da Lei das empregadas domésticas foram elas mesmas que devido ao absurdo aumento de impostos relativos ao seu trabalho,trazidos por essa lei fascista, milhares delas perderam o emprego. Que direitos tem uma pessoa desempregada?

    ResponderExcluir
  6. Esse PT não tem credibilidade pra falar nada pq são quase todis desonestos!vai todos pra cadeia e tem q devolvet nosso dinheiro por favor 1⃣7⃣🇧🇷👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. eu não sabia que deputado bom é o que vota em leis, que vão prejudicar o povo. Tipo a pl 122. Onde foi parar essa lei? Obrigado Bolsonaro, por ser contra leis, que foram criadas para encher a barriga do governo, ou leis que são contra o próprio povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PL de crimes contra a homofobia? Se liga cidadão, se todos são iguais perante a Lei porque tem que haver lei especial pra A ou B, héteros também morrem e sabe-se muito bem que a maioria dos homossexuais são mortos por eles mesmos, então vá pesquisar as leis do seu país que ainda é de graça!

      Excluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.