Discussão sobre estágio contar para cálculo da aposentadoria é adiada no Senado

Postado por: EditorNJ \ 21 de janeiro de 2019 \ 0 comentários

Foi adiada a discussão sobre o projeto de lei do Senado Federal que prevê que os estagiários passem a contribuir com a Previdência Social. O texto estava na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desta quarta-feira, mas o encontro não foi realizado.

Se virar lei, a mudança será a seguinte: o estágio passará a ser anotado na carteira de trabalho. Com isso, esse tempo será usado para o cálculo do tempo de contribuição no futuro, quando o profissional pedir a aposentadoria do INSS.

Na prática, o estagiário passará a contribuir com 5% do valor que receber, ao qual serão acrescentados outros 5% de contribuição por parte do contratante. Como a contribuição será menor em comparação a outros profissionais, o estagiário terá direito apenas aos auxílios-doença e acidente.

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), autora do projeto, defende que a inclusão desse tempo de contribuição porque empresas de todo o país utilizam estagiários como mão de obra barata, atuando nas mesmas condições de profissionais já formados, entretanto, sem os mesmos direitos.

Além disso, a senadora afirma que todas as propostas de reforma da Previdência Social aumentam o tempo de contribuição. Portanto, incluir os estagiários virou "uma questão de justiça social". Outro ponto importante é que muitos estagiários desconhecem que podem contribuir hoje em dia, mas de forma opcional, apenas se quiserem fazer o recolhimento.

O relator da proposta, senador José Pimentel (PT-CE), considera a medida “um grande avanço ao sistema previdenciário” e "um enorme benefício" aos próprios estagiários. De acordo com ele, o ingresso precoce no sistema previdenciário é algo "reconhecidamente vantajoso para os jovens", visto que permitirá a contagem do tempo de contribuição o mais cedo possível.

categoria:

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.