Enfraquecimento da advocacia no Brasil: Fim do Exame de Ordem preocupa OAB

Postado por: EditorNJ \ 1 de março de 2019 \ 105 comentários

O Projeto de Lei 832, apresentado pelo deputado federal José Medeiros, do Podemos, partido que faz parte da base aliada do governo, está tirando o sono dos advogados.

Ele propõe o fim do Exame de Ordem para ingresso na advocacia, sob o argumento de que “a eliminação da exigência do exame da OAB é uma forma de garantir o direito dos formados de exercerem a atividade de advogado.”

A ideia preocupa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teme um enfraquecimento da advocacia e o ingresso de uma multidão de novos profissionais no mercado de trabalho.

A preocupação se justifica.

O Brasil conta com um dos maiores números de advogados do mundo – e o contingente não para de crescer.

Em novembro de 2016, superou a marca de 1 milhão de advogados com registro profissional válido.

Desde então, 177 profissionais estreiam na carreira diariamente, formados em uma das 1.561 universidades estabelecidas no país.

Fonte: www.em.com.br

categoria:

105 comentários:

  1. Às universidades cumpre o iter formativo. À OAB, a regulamentação e a fiscalização do exercício profissional. São competências complementares, mas distintas. Que interesses atende mudar o que está dando certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi que lhe disse que está dando certo?

      Excluir
    2. Agora vai acabar a fonte de arrecadação,se prova fosse tão importante assim, nos tribunais não teriam ministros. A preocupação é com a arrecadação e não com os baicharba.

      Excluir
    3. Caro colega concordo plenamente com tudo que foi colocado. Pois o interesse maior da OAB e doa cursos e a grande arrecadação. Temos que batalhar para acabar com a obrigatoriedade do exame.

      Excluir
    4. Essa e a questão: nao esta dando certo! A prova disso e a quantidade de profissionais sujos e incompetentes no mercado.
      Simples assim.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Quem é contra o exame se utiliza de falácias para justificar o fim do exame.

      O que está em foco é provar conhecimentos MÍNIMOS para exercer a profissão.

      Estudar para passar no exame e bem melhor do que ficar com lamúrias nas redes sócias.

      Excluir
  2. É irrelevante o exame da ordem,pois não mede conhecimento para exercer a profissão de advogado.Somente arrecada grana para encher o bolso dos bacanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é irrelevante! Se a ordem quisesse dinheiro vdd já teria posto todo mundo como adv para receber as anuidades. Mesmo pq elas custam mais caro q o exame.
      O exame serve para pelo menos manter um nível. E ainda assim há um número gigante de incompetentes exercendo advocacia.

      Excluir
    2. Exame da Ordem....então que todos cursos venha ter essa prova...pq o que tem de médico matando seres humanos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito se fala da importância do Exame da OAB e da segurança que ele representa.
      Não concordo, pois vejamos que a advocacia é uma das profissões mais vigiadas.
      A ação do advogado é controlada e vigiada por:
      1- A PARTE. O CONTRATANTE, o cliente do advogado o fiscaliza e controla.
      2- A PARTE CONTRÁRIA também fiscaliza.
      3- O ADVOGADO DA PARTE CONTRÁRIA exerce uma rígida fiscalização, e qualquer erro é motivo para grandes polêmicas e desqualificações processuais.
      4- O PROMOTOR – O processo nas mãos do MINISTÉRIO PÚBLICO sofre fiscalização rigorosa.
      5- O JUIZ- o Juiz fiscaliza e corrige tudo e nada incorreto passa pelas mãos do Magistrado.
      6- INSTÂNCIAS SUPERIORES – As Turmas do órgão colegiado também agem no sentido de não deixar passar qualquer erro.
      A fiscalização em cima das atitudes profissionais de um advogado é intensa.

      Excluir
  4. Claro que preocupa a OAB, a final vão perder uma fonte de recursos extorquidos dos advogados e que nem se sabe, ao certo, para onde vão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O q custa mais, exames de 250 reais ou anuidades de 1000? Dinheiro por dinheiro bom pra ordem é q todos sejam Adv pq receberá mais anuidades. O exame é necessário.

      Excluir
    2. 1000 reais quando se está trabalhando é muito melhor do que 260 reais por varias vezes em tentativas de provas que podem ultrapassar o valor de uma anuidade, fora os cursinhos e materias para estudo, que fica pesado quando NAO SE ESTÁ TRABALHANDO.

      Quem tem que vigiar e ser mais rígidos a quantidade e qualidade de advogados que entram no mercado de trabalho são AS FACULDADES, e nao a OAB!

      A pessoa faz 5 anos de faculdade PAGANDO CARO, e nao consegue sequer trabalhar depois disso? A prática também pode-se pegar com o tempo. E uma pessoa que tem dificuldade de fazer a prova pode ser uma advogada muito melhor do que quem passou para oab.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com fim da prova da Ordem, afinal e uma fábrica de arrecadar dinheiro e se for por isso todos os cursos de graduação os alunos têm que fazer uma prova para exercer a profissão, so o curso de direito que tem essa exigência enquanto isso os alunos ficam sem trabalhar, esperando passar na prova da OAB, isso é um absurdo.

      Excluir
  5. Se um pretenso candidato a advogado não consegue sequer ser aprovado na prova da ordem.... tenho pena de alguém que coloque em suas mãos um processo. A prova da OAB mede conhecimentos básicos e mínimos para o exercício profissional. Se acabar com a prova que se crie uma outra instituição... advogados que estão capacitados a terem sua carteira da OAB e outros que não tem a carteira da OAB...aí se alguém quiser assumir o risco que faça sem comprometer a dignidade da OAB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim como você está falando.

      Excluir
    2. O exame é necessário. Sim agora ta mais fácil ñ tem prova oral.No Brasileiro gosta de tudo fácil por isso querem o fim da oab.Eu ñ contrataria um advogado que ñ passou na oab .Isso prova que o cara ñ estaudou nada aos cinco anos e quê crédito de doutor. Decadência total para o direito ."vergonha ".
      Sou advogada e discordo com o fim da oab.

      Excluir
    3. Se fosse uma prova justa, mas não é, e não mede conhecimento de ninguém está cheio de profissional incapacitado.E nao5seria discriminação,separar quem tem a carteira pq realizou a prova e quem não a fez?

      Excluir
    4. Então me explique a quantidade absurda de profissionais incompetentes no mercado, todos eles com a carteira na mão?!

      Excluir
  6. Dr. Oculto jamais uma única prova poderá alcançar o objetivo de MEDIR QUALIDADE DE ENSINO, o que realmente a o OAB faz e reserva de mercado, e locupletar os VULNERÁVEIS BACHARÉIS EM DIREITO, por meio de um exame a qual não tem competência para aplicar.Cumpre ainda salientar que a OAB não existe de Direito, pelo decreto 11/91.

    ResponderExcluir
  7. Se você for consultar um advogado ele não dará a resposta por completo na mesma hora, ele irá estudar o caso, como se pode cobrar 5 anos de estudo em 5 horas ? E além disso mais atualidades e mudanças nas leis e novas leis. O certo seria nas universidades o aluno já se preparar para a área na qual pretende atuar, e não prestar um exame desumano e fazer segunda fase em uma área e depois ir trabalhar em outra, isso é certo ?

    ResponderExcluir
  8. Sou bacharel em direito, e acho MUITO justo o exame de ORDEM,estou me preparando para passar; os fracassados arrumam desculpa para tudo !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa primeiro depois você pensa em chamar alguém de fracassado saco de estrume

      Excluir
    2. Não tenho OAB trabalho a 15 anos em um escritório renomado na minha cidade, não me preocupo mais em fazer o exame da OAB, bem como, venho ressaltar que já passou muitos "advogados" com OAB no escritório no qual trabalho, sempre tenhou que ensinar os grandes advogados com carteirinha da ordem, infelizmente os encarteirados pela OAB não sabem que recurso cabe em um caso prático, ou até mesmo fazer uma simples petição.
      Será que esse tal exame da ordem ja não tinha qualificado estes advogados???
      Eu não tenho OAB e sempre acabo ensinando os advogados qualificados pela prova da ordem a contar um simples prazo, fazer uma simples petição não que os mesmos sejam desqualificados, mas quem avalia um profissional é a experiência e os anos de dedicação na sua profissão, ou seja, o que qualifica o profissional é o próprio mercado não uma prova.

      Excluir
    3. Advogado q não faz OAB? Não é Adv! O exame é necessário para evitar esse tipo de profissional não habilitado de prejudicar a vida das pessoas.

      Excluir
    4. A prova da OAB não prova nada. Os que passaram estão com dor de cotovelo porque fizeram e agora querem descontar nos outros

      Excluir
  9. É uma forma de ganhar dinheiro fácil, são milhões todo ano,isso já é uma máfia, tomara que acabam com isso...

    ResponderExcluir
  10. Pior do que o exame da ordem é a lei 3.021/14,que obriga o pequeno e micro donos de farmácias, contrato e manter farmacêutico sem que haja um 1 dia sequer de prestação,apenas para assinar junto o CRF e receber o dinheiro na conta.

    ResponderExcluir
  11. Que se faça o certo todos profissionais sejam avaliados de tempos em tempos e não seja obrigatório pagar anuidade

    ResponderExcluir
  12. A prova pratica nao testa o conheciemento do bacharel, pois a maneira que se coloca e a rigidez da correção e mera robotização dos bachareis um sistema robotico onde suas opiniões e seu conhecimento não e levado em considerações em determinado assuntos. O mais bonito na atividade de advocacia e o seu poder de argumentação onde os bachareis tem a sua propria argumentação usando a doutrina e as jurisprudências em favor de suas argumentação e nao podemos ser meros copiadores e sim desenvolvedores de pensamentos.

    ResponderExcluir
  13. Vamos acabar também com o ENEM, os vestibulares para ingresso nas universidades. Já que nenhum exame não é suficiente para medir o mínimo de conhecimento vamos abolir todo e qualquer tipo de exames: as sabatinas nas universidades, quer sejam elas das áreas de exatas ou humanas. Abaixo qualquer tipo de exame!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A OAB não tem imparcialidade para aplicar a prova, ao contrário das outras provas cuja imparcialidade está presente. É preciso acabar com esta casta diábolica!

      Excluir
    2. E como se os advogados fossem melhores que os demais profissionais. O médico formou. Operou. O professor formou ensinou. O engenheiro formou tá na obra. A verdade e para que os ricos continuem sua linhagem com seus filhos . No fundo eles sabem que qualquer idiota pode defender alguém..por isso criamos caso .

      Excluir
  14. Essa mafia de arredacai tem que acabar. Cada profissional de direito responde por seus atos e sabe as consequências de eventual erro. Cadê profissional com certeza se especializara em determinada área do direito, pois não conseguirá abraçar o mundo com duas mãos. CorretíssimoCorretíssima essa atitude de acabar com essa polêmica e questionável exigência.

    ResponderExcluir
  15. Alguma entidade de classe e tem que ter um fim do exame mesmo pelo menos entra outros advogados no mercado para atender a demanda da sociedade.
    A prova da OAB é completamente inconstitucional até porque ela Foi extinta e 91 Não sei ainda como ela existe somente no Brasil isso acontece toda empresa quando ela fecha tem a sua extinção o seu estatuto perde a validade não foi o caso da ordem Advogados do Brasil que foi extinta há muito tempo só que ninguém faz nada.

    ResponderExcluir
  16. Acredito na Boa formação de um profissional. Ainda mais na advocacia. A OAB quer controlar o número de profissionais no mercado de trabalho estipulando uma regra que é a prova da ordem. Só que através deste impasse acaba retirando a esperança de um estudante de direito se tornar um advogado. Com isso os cinco anos de estudos em várias matérias em direito não valem nada. Porque a pessoa se formou e não é nada, é simplesmente um bacharel em direito. Simplificando não é nada. Perdeu tempo e muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  17. O enriquecimento é nítido da OAB. A OAB, não avalia a competência ou grau se conhecimento do candidato. Pois eles ganham muito
    mais c as inscrições do mesmo candidato que acaba fazendo várias vezes até passar, do que com anuidade 1 vez por ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So dinheiro dispendido para os exames renderia mais cofres públicos se os bacharéis tivesem trabalhando e com isso movimentando a economia. Se um bacharel advogar ele ganhará mais dinheiro, e assim, mais dinheiro na economia e aumenta a arrecadação com impostos, até no imposto de renda.

      Excluir
  18. #fimdoexamedeordem, #porumaquestãodejustiçasocial e #restauraçãodadignidadedapessoahumana, já! Ante aos espúrios preceitos infralegais estabelecidos para a manutenção de tal vedação inconstitucional ao exercício consagrado do trabalho em sociedade !!!

    ResponderExcluir
  19. Evidentemente que, se o exame de ordem medisse a capacidade técnica do advogado, não teríamos várias peças processuais corrigidas por bacharéis de direito, que viram assistentes jurídicos de luxo,isso por não dizer Boy que sabe fazer com propriedade as operaçoes do Direito propriamente dito.

    ResponderExcluir
  20. Que mudem pra cespe fazer a oab ta na hora de mudar certo ou errado e pronto!

    ResponderExcluir
  21. Absurdo!! Crime contra a humanidade. Fora OAB.Eeserva de Mercado.

    ResponderExcluir
  22. Reserva de mercado. Absurdo esse exame de ordem.

    ResponderExcluir
  23. Excelente isso! Porque é uma máquina de ganhar dinheiro com os formandos que já fazem seu papel dentro da universidade!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Não acredito na extinção do exame,afinal está em jogo muito dinheiro arrecadado com exame é sem prestar conta, 130 mil candidato x 260 x 3
    Mas como a pressão e muito grande, OAB terá que repensar e mudar o processo de avaliação do futuro profissoonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que quando você paga 260,00, é para as duas provas, se você reprova, entendo que o valor da 2ª prova deva ser devolvido, caso não seja, está havendo o enriquecimento sem causa, tomemos por base o examinando que fez a 1ª fasa 10 vezes, pagou 10 2ª fase e ão fez, imagine o montante pelo nº de reprovados que pagaram e não fizeram, dá um valor bem elevado.

      Excluir

  26. O grave problema da prova é a falta específica de um edital onde só poderia ser cobrado as leis e demais atos normativos especificados no certame. A cobrança do valor alto da taxa em razão da antecipação da parte referente a segunda fase, torna muito oneroso para pessoas que estão impedidas de exercer normalmente suas atividades até a devida inscrição nos quadros da OAB, sendo também outro fator preponderante para prejudicar os milhares de bacharéis no Brasil. Para ajudar a eliminar esse problema de ordem social, só existe uma saída e seria com a criação de carreiras jurídicas vinculada a assessoria onde o bacharel atuária internamente em repartições públicas e escritórios. É um absurdo a OAB não ser sensível a situação deplorável dos bacharéis em direito neste país. É uma covardia com todos aqueles que se dedicaram a um nível superior e não ter nenhum aproveitamento no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  27. Uma discussão bem interessante essa. Acho que deveria ser o contrário. A pessoa não precisa se formar em bacharel para ser advogado, mas apenas fazer o exame da ordem e passar. Acho que todos tem o direito de defender a si mesmo. Seja o que for, será!

    ResponderExcluir
  28. E inconstitucional o exame não tem pra onde correr...

    ResponderExcluir
  29. Deviam acabar com a universidade. Eu faria a prova da ordem passaria e pronto. Já seria advogado. A ordem manda mais que a universidade..como disse qualquer um com talento pode defender alguém.

    ResponderExcluir
  30. Acho justa a aplucabiludade da prova se for de igual forma implantada às demais profissões. Por que o médico, o engenheiro, o farmacêutico, o economista, fisioterapeuta não precisam?
    Sob qual argumento estes e outros profissionais estão isentos de prova, pelo respectivo conselho da classe, para habilitá-los, efetivamente, ao exercício da profissão?

    Qual a diferença crucial para a existência do exame para os bacharéis em Direito e esta inexigibilidade para outros profissionais.

    Selecionar melhor? Pode ser; concordo!
    E o médico, também não deve ser melhor selecionado? E o professor?

    Se estas e outras questões são relevantes para conclusão sobre a existência do exame da OAB, que isso então, se estenda às demais profissões, pois, habilidade, observância à princípios referentes a moral individual, social e profissional, devem pairar sobre todo e qualquer profissão e profissional.

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que tem que acabar com o Exame da OAB para o exercício profissional na área da advocacia. Infelizmente o exame virou uma máfia para arrecadar dinheiro. O exame da ordem hoje virou um concurso público. Ninguém faz uma faculdade de 5 anos, para depois ficar desempregado por causa de uma reserva de mercado. Na minha humilde opinião, eu acho que teria que ter um exame em todos os cursos no país. Medicina, principalmente, que lida com vidas, que é o bem mais essencial que uma pessoa possui. Ou acaba com o Exame da OAB ou faz um Exame para todos os cursos profissionalizantes no Brasil. #FimdoExamedaOAB

    ResponderExcluir
  32. OAB juntamente com a FGV virou um lixo, a maior associação que desrespeita o direito dos Brasileiros.
    Tenho vergonha de pronuciar essas classes que não nos representa.
    Parabéns Deputado Jose Medeiro, por sua postura e coragem de defender a democracia a igualdade para todos.

    ResponderExcluir
  33. 130 mil x 260 x 3 = R$ 101.400.000,00
    Muita grana. Descontando os custos dos exames ainda assim é muita grana

    ResponderExcluir
  34. Reveria todas profissões fazer exames fim do exame da OAB

    ResponderExcluir
  35. Tem que acabar com essa máfia da OAB, sou bacharel e trabalho na área da previdência... não é uma carteira que vou ser competente e sim a prática.

    ResponderExcluir
  36. O difícil é você gastar tanto dinheiro com a faculdade e depois com o curtinho preparatório para a prova da OAB. Sendo que 100% dos proprietários dos curtinhos são membros da própria OAB. Máquina de fazer dinheiro.

    ResponderExcluir
  37. A OAB deve se preocupar em provar sua existência,já que ela foi revogada (extinta) através do decreto11/1991, pelo Presidente Fernando Collor de Melo, esse exame não mede capacidade intelectual de ninguém,o exame é só uma forma de reserva de mercado, não imginavam que o Brasil nunca sairia das mãos dos esquerdopatas comunistas. Provimento é ato privativo do Presidente da República Federativa do Brasil.

    ResponderExcluir
  38. .....vi os comentários, e a única coisa de que posso dizer que é inconstitucional, até porque a OAB não é MEC, logo, também ofende o princípio da igualdade. Tem que ser revogado, pois as faculdades ensinam ensinam perfeitamente, e tem que ser para todos, até porque a OAB, está é um sindicato privado,

    ResponderExcluir
  39. A prova deveria ser cobrada para aqueles que tiraram OAB sem exame aí eu queria ver o reaultado seria uma reprovação absurda.

    ResponderExcluir
  40. MAIS UMA VEZ O BRASIL QUER RETROCEDER, FAZER O QUE É MAIS FÁCIL, AO INVÉS DE APLICAR ESTE TIPO DE TESTE EM TODAS AS PROFISSÕES SUPERIORES,NÃO,É MAIS FÁCIL RETIRAR DA UNICA PROFISSÃO QUE TENTA MELHORAR O NÍVEL DE ATUAÇÃO DE SEUS PROFISSIONAIS,ESTA PROVA DEVERIA SER APLICADA PARA MÉDICOS ,ENGENHEIROS,E ETC.

    ResponderExcluir
  41. Concordo plenamente.
    Um médico q lida com vidas, e quaçquer outro profissional,nao nenhum tipo de prova para executarem suas profissões,acho meo uma injustiça os formados em Direito ter que fazer.
    Deus abençõe que acabe logo.

    ResponderExcluir
  42. O que vale mais? O curso em Bacharel em Direito avalizado pelo MEC? Ou a prova da corporação OAB a entidade suigeneres? Se verdadeira a segunda alternativa, deve ser fechado os cursos de bacharelado de direito avalizado pelo MEC e fazer apenas a prova comandada pela OAB

    ResponderExcluir
  43. Cheio de não advogados clamando pelo fim do simples teste de aptidão à advocacia,só porque essa é vontade do mito deles e contrariá-lo é coisa de comunista,faz-me rir senhor!

    ResponderExcluir
  44. Essa peste dessa prova não mede porraaaaaaa nenhuma, só arrecada milhões pra esses FDP, que estão no poder e esses urubus , mercenários do caraio, dono de cursinhos.
    Esses sanguessugas dos infernos, só largam essa teta mortos , como umas verdadeiras sanguessugas!
    Corruptos miseráveis, Deus ama a justiça e o Direito, e a vingança é dele, assim como meus olhos viram a maldição do ex presidente Lula , verei todos os envolvidos nessa instituição extinta pereceram!
    Aguardem!

    ResponderExcluir
  45. Se este exame forma advogados, que se fechem as faculdades e faremos so cursinhos para passar na prova!!!

    ResponderExcluir
  46. Falará mais alto a competência. Como em qualquer outra profissão. Por que tanto zelo só com a qualidade do trabalho dos Advogados? Um tanto discriminatório...

    ResponderExcluir
  47. Cadê o presidente Bolsonaro?
    Promessa de campanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que passar a cobrar a ele. Isso realmente foi promessa de campanha. Mas o Deputado faz parte da base do governo então podemos contar que chegar nas mãos certas

      Excluir
    2. Va estudar rapaz, voces acham que Bolso vai arrumar problema com a OAB?? Ele ficou rev9ltado na epoca por que o filho fele nao conseguia passar, fez 3 vezes, para conseguir passar.

      Excluir
  48. OAB não têm interesse em aprovar, tanto que prova difícil, correção complicada.
    Tudo para ferrar o bacharelado e ele continuar pagando curso e taxa do Exame de Ordem.
    Na época que meu filho se formou, a própria OAB oferecia curso preparatório para exame de ordem.
    Este era realizado em sua sede.

    ResponderExcluir
  49. Tem que acabar essa exploração e riquesa ilícita da OAB . Com desculpas de controle de mercado isso não justifica o sofrimento do impedimento dos Bacharéis em direito ficar impedidos de excertos a profissão . Pois bacharéis em direito é uma faculdade igual as outras não somos nem mais e nem menos a qualquer outra profissão. Só GRUPO OAB QUE se acha os melhores.TEMOS DIREITO DE DE EXERCER NOSSA PROFISSÃO. ESCOLHIDA SOFREMOS ESTUDAMOS 5 ANOS E MAIS OAB NÃO TEM NADA COM ISSO CHEGA DE QUERER LIMITAR NOSSA VIDA QUERENDI DESCUALIFICAR PESSOAS HONESTAS .QUEM FAZ O MERCADO É O PRÓPRIO PROFISSIONAL E NÃO UMA ENTIDADE PRIVADA DESCULIFICANDO AS PESSOAS CIM DESCULPAS DESFARRAPADAS DE RESERVA DE MERCADO. XHEGA DE EXPLORAÇÃO E ESCRAVIDÃO JÁ ACABOU EU ACREDITO QUE ELES VÃO TER OQUE ELES MERECEM

    ResponderExcluir
  50. BOICOTE GERAL AO EXAME DE ORDEM!
    VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA!
    #fimdoexamedeordem
    #fimdaanomaliajuridicaoab
    #PL832/2019
    #fimdaentidadeprivadaoab

    ResponderExcluir
  51. A maioria dos que são a favor do fim da prova não conseguiram ser aprovados na mesma.

    ResponderExcluir
  52. Temos um grande problema! Existem muitas faculdades explorando o curso de Direito. Muitos acadêmicos se formando em Bacharéis em Direito com a esperança em ser um advogado. Com isso vários cursos explorando os bacharéis na esperança em que um dia venham a passar no exame da ordem, que é a maior pegadinha dos tempos. Sinto muito formandos em direito, mas realmente o Curso de Direito no Brasil passa a ser uma piada. A pessoa passa cinco anos estudando os códigos e doutrinas e depois percebe que está sendo lesado pelo sistema. Só quem ganhou nisso foram os professores, as faculdades, e os Cursos para preparatório do exame de ordem. A proposta seria limitar os alunos e as faculdades que demandam cursos de Direito. Nisso os formandos receberiam a sua carteira de advogado da OAB ficando assistido por um advogado, já profissional, por dois anos na parte prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vejo e muitos Bachareis formados em Faculdades com um corpo docente fraquissimo, muita gente com preguiça. Voces acham que a OAB nao vai ganhar com isto? Kkkkk Burros, eles vao arrecadar muito mais. Eu quero ver a credibilidade de um Advogado sem numero da OAB. Ou voces acham que a OAB vai dar registro? Kkkkk

      Excluir
  53. O que vejo aqui sao muitos Bachareis frustrados por que nao consegue passar.Serao uns humilhados.Vai estudar pessoal deixe de mimimi. Este Deputado que entrou com este projeto e um ze ninguem, nunca consegiu passar na OABkkk ja fez 10 vezes a prova. Vai ser burro no inferno.

    ResponderExcluir
  54. Bacharéis criticam o exame da ordem mas ñ são capazes de conquistar a aprovação.
    Se tivessem estudado durante o curso, certamente teriam conquistado a aprovação no Exame.
    É uma vergonha ñ conseguir provar que tem conhecimentos mínimos para exercer profissão.
    O exame exige CONHECOMENTO MÍNIMO

    Ñ estudam o necessário e ficam nessa lamúria para extinguir o exame.

    Vão estudar!!!!!

    ResponderExcluir
  55. Estudar? Ninguem quer. Vejam o indice de aprovaçao nas Federais.Mi mi mi de fracassado.

    ResponderExcluir
  56. Vindo da própria OAB esta informação não poderia ser menos tendenciosa. Desculpas esfarrapadas para continuar fazendo reserva de mercado. Vocês estão é com muito medo da concorrência e ainda acreditam que o exame da ordem é um medidor de conhecimento. Não é o exame que ensina a fazer petições, suas Desculpas não convencem. Seu exame é puramente um eliminador de concorrência, uma aberração inconstitucional que deve ser eliminado, um exame COVARDE e tendencioso para culpar faculdades e os pobres bacharéis. Neste país as leis são tendenciosas, são feitas para atender interesses pessoais ou de uma categoria. Tenham vergonha na cara e retire está reportagem inútil, tem apenas o propósito de manipulação do povo segundo a vontade da OAB. Parem de ser hipócritas.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. OAB TEM QUE ACABAR, ESSA ENTIDADE DE CLASSE NAO PODE IMPEDIR QUE OS FORMADOS E HABILITADOS EM DIREITO PELAS FACULDADES INGRESSEM NO MERCADO DE TRABALHO LIVREMENTES. E CONSTITUCIONAL O E EXERCICIO LIVRE DO OFICIO OU PROFISSAO. JA BASTA OS UNIVERSITARIOS EM DIREITO QUE
    PAGAM ALTO CUSTO DURANTE CINCO ANOS PARA SE FORMAR E AINDA TER QUER DESEMBOLSAR MAIS DINHEIRO PARA INSCRICAO PARA FAZER EXAME DE OAB E DE CURSINHOS PREPARATORIOS, ISSO E UMA VERDADEIDA TORTURA PARA OS FORMANDOS/BACHAREIS NO BRASIL. PARABENS PELO DEPUTADO JOSE MEDEIROS. PRESIDENTE DA REPUBLICA JA SE PRONUNCIOU TAMBEM CONTRA O REFERIDO

    ResponderExcluir
  59. A OAB é uma fábrica de dinheiro e um cabide de emprego para os apadrinhados da presidência e diretoria, considerando que não é existe concurso público para se trabalhar na OAB, por não ser estatal.A OAB vem aqui ocupar o espaço apenas para defender seus interesses que no fim será financeiro. Ela não se importa com aqualidade de seu profissionais coisa nenhuma, nem acostumar sequer punir seu compatriotas que agem a margem do código de ética e disciplina próprio. Muitos Bacharéis são melhores que muitos advogados que fizeram o exame da Ordem e passaram, redigem melhor, fundamentam e argumentam muito melhor, além de excelência do conhecimento. A OAB é hipócrita, só pensa em benefícios próprios, dificulta e se faz confundir os enunciados cada vez mais o exame para diminuir o percentual de aprovados que não passam de 15%. RESERVA DE MERCADO, ninguém engole mais suas Desculpas de que o cliente será afetado pelos bacharéis porque bandido fez a prova que só tem fins escusos e eliminatórios.

    ResponderExcluir
  60. CORRIGINDO....A OAB é uma fábrica de dinheiro e um cabide de emprego para os apadrinhados da presidência e diretoria, considerando que não existe concurso público para se trabalhar na OAB, por não ser estatal. A OAB vem aqui ocupar o espaço apenas para defender seus interesses que no fim será financeiro. Ela não se importa com a qualidade de seu profissionais coisa nenhuma, nem acostuma sequer punir seu compatriotas que agem a margem do código de ética e disciplina próprio. Muitos Bacharéis são melhores que muitos advogados que fizeram o exame da Ordem e passaram. Muitos Bacharéis redigem melhor, fundamentam e argumentam muito melhor, além de excelência do conhecimento. A OAB é hipócrita, só pensa em benefícios próprios, dificulta e se faz confundir os enunciados cada vez mais do exame para diminuir o percentual de aprovados que não passam de 15%, pura RESERVA DE MERCADO, ninguém engole mais suas Desculpas de que o cliente será afetado pelos bacharéis porque não passaram na prova que só tem fins escusos e eliminatórios.

    Responder

    ResponderExcluir
  61. Me sinto triste em ver tantos comentários negativos a cerca do exame de ordem. Sou advogada com registro na OAB, passei de primeira graças a Deus e sou totalmente a favor do exame. Eu não gastei rios de dinheiro com cursinho como dizem concordo que a prova não meça todo conhecimento necessário apenas o mínimo pois é humanamente impossível a prova abarcar todo conteúdo da graduação.
    E entendo o desânimo e revolta de alguns tenho pessoas da família que levaram 9 anos para conquistar aprovação na oab mas o erro não está na prova e sim na preparação do candidato. Gente treino duro jogo fácil. Simples assim e estou aberta a quem quizer dou dicas de estudos esse é o jeito certo converse com quem foi aprovado veja como foi o que deu certo e não ir contra a instituição o caminho mais fácil não é o melhor eu gostaria que cada um aqui tivesse o prazer de sentir o gosto da aprovação não tem preço é um sentimento único. Foco meus amigos não é batendo falando do inimigo que vencemos a batalha e sim estudando o inimigo, conhecendo a fundo todos aqui são extremamente capazes só estão focando energia do lado errado.

    ResponderExcluir

  62. Me sinto triste em ver tantos comentários negativos a cerca do exame de ordem. Sou advogada com registro na OAB, passei de primeira graças a Deus e sou totalmente a favor do exame. Eu não gastei rios de dinheiro com cursinho como dizem concordo que a prova não meça todo conhecimento necessário apenas o mínimo pois é humanamente impossível a prova abarcar todo conteúdo da graduação.
    E entendo o desânimo e revolta de alguns tenho pessoas da família que levaram 9 anos para conquistar aprovação na oab mas o erro não está na prova e sim na preparação do candidato. Gente treino duro jogo fácil. Simples assim e estou aberta a quem quizer dou dicas de estudos esse é o jeito certo converse com quem foi aprovado veja como foi o que deu certo e não ir contra a instituição o caminho mais fácil não é o melhor eu gostaria que cada um aqui tivesse o prazer de sentir o gosto da aprovação não tem preço é um sentimento único. Foco meus amigos não é batendo falando do inimigo que vencemos a batalha e sim estudando o inimigo, conhecendo a fundo todos aqui são extremamente capazes só estão focando energia do lado errado.

    ResponderExcluir
  63. Fica a dica para aprovação na 1 faze faça o máximo de provas anteriores, simule as 5 horas de prova, depois corrija a prova, veja o que errou onde acertou. Quando repetir outra prova anote numa folha o que marcou com certeza o que chutou após fazer pelo menos umas 5 provas faça um gráfico simples de quais matérias vc não tem acertado e quais vc só chutou foque nelas estude essas disciplinas e refaça mais provas até que vc consiga tirar a média de 55 pontos aí sim pode ir fazer a prova tranquilo. Não chegue lá e deixe ser pego de surpresa as questões mudam claro mas os conteúdos são os mesmos li todos os comentários aqui e não vi ninguém se propondo a perder um minuto para tentar auxiliar o próximo só discurso de rancor Deus abençoe a todos qualquer dúvida me mande msg no insta @kiannealves.

    ResponderExcluir
  64. A Ordem dos Advogados do Brasil, embora tenha sido oficialmente extinta, continuou atuando como se nada tivesse acontecido. E com a complacência de todos os poderes da República, o que agrava ainda mais nossa crise de credibilidade nas instituições do país.

    Quando uma autarquia é extinta deve-se dar baixa em todos os seus registros oficiais, como o CNPJ, por exemplo. Todo o seu patrimônio deve ser devolvido à União e uma prestação de contas deve ser apresentada. Nada disto foi feito! E isto viola diversas leis, inclusive as leis penais, mas nenhuma providência foi tomada pela Receita Federal ou pelo Ministério Público.

    O Supremo Tribunal Federal deste país, que tem a missão de guardar a Constituição, foi dos primeiros a sair em socorro desta entidade que sequer podia ser chamada de moribunda, pois há muito estava falecida.

    E desenvolveu um argumento totalmente falacioso para compactuar com as violações das leis de nosso país. O STF desenvolveu a proposição de que a OAB seria uma pessoa fictícia de “natureza sui generis” e que, portanto, ora era uma entidade pública, ora era uma entidade privada, usufruindo assim de privilégios e eximindo-se dos deveres comuns às demais pessoas jurídicas.

    Como ser constituída conforme a lei, por exemplo. Uma pessoa jurídica ou é criada por lei, ou é criada por um estatuto registrado em cartório com as demais formalidades que a lei impõe.

    Ainda que esta nova entidade adotasse o mesmo nome, não seria mais a mesma pessoa jurídica, seria uma nova pessoa com o mesmo nome, mas com distinto CNPJ. Portanto, carecedora de nova formalidade para sua criação, carecedora de novo registro e nova documentação conforme requisitos da lei para a criação de pessoas jurídicas. Seja ela pública ou privada.

    Assim como ocorre com os cidadãos, para cada João que nasce um novo registro deve ser feito, não se admite que um João recém-nascido se utilize dos documentos de um João falecido, a regra também se aplica para as pessoas jurídicas. E o uso de documento alheio, pelos dirigentes da extinta autarquia, é um crime que foi ignorado pelo Ministério Público Federal. E continua sendo! ENGRAÇADO, PQ VC DEFENDE TANTO A OAB? COM CERTEZA ESTÁ COM MEDO DA CONCORRÊNCIA... RSRSRSRS. BOM, ACHO MELHOR VC FICAR CALADINHA, PQ O PROJETO 832/2019 DO DEPUTADO JOSÉ MEDEIROS JÁ É VITORIOSO!

    ResponderExcluir
  65. Se tivesse medo ou algo do tipo não estaria me oferecendo para auxiliare muito menos estaria deixando aqui as estratégias de estudo. ��

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.