Estudante pede indenização de US$ 1 bilhão da Apple por erro em reconhecimento facial

Postado em 30 de abril de 2019 \ 0 comentários

Ousmane Bah, um estudante de 18 anos de Nova York (EUA), entrou com uma ação contra a Apple pedindo indenização de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) após ser acusado de ter assaltado lojas da companhia em quatro Estados americanos.

Ele teria sido preso injustamente como consequência de um erro em sistema de reconhecimento facial que seria usado para analisar as imagens obtidas pelas câmeras de segurança das lojas.

Junto ao mandado de prisão, que ele recebeu em casa às 4h , foram anexadas fotos que não eram dele, afirma.

Ao site especializado The Verge, a Apple nega que use a tecnologia para reconhecer pessoas nas lojas. No processo, a defesa do estudante lembra que a empresa incluiu em 2017 o sistema de reconhecimento facial em aparelhos do modelo X, com o objetivo de garantir a identidade do dono do aparelho na hora de desbloqueá-lo.

Também diz na ação que o tipo de uso que a Apple estaria fazendo da tecnologia nas lojas levariam a um estado de vigilância comparável ao descrito pelo escritor George Orwell, autor do livro 1984.

Bah reclama de a Apple ter colocado mais confiança no sistema do que a merecida, pois, segundo afirma na ação, uma comparação feita por humanos das imagens do estudante e do suspeito teria comprovado que são pessoas diferentes.

O estudante afirma nunca ter tido problemas com a Justiça e que o caso abala sua reputação, seu principal ativo para o futuro, e o deixa humilhado, assustado e profundamente preocupado.

No processo, a defesa de Bah aponta que John Reinhold, detetive do departamento de polícia de Nova York, reconheceu que ele não era o suspeito dos crimes. Também disse ter visto vídeos do sistema de vigilância da Apple.

Ao estudante, Reinhold teria confirmado o uso do sistema de reconhecimento da Apple. Também levantou a hipótese de que o ladrão real tenha usado uma carteira de motorista provisória de Bah, com o objetivo de se passar por ele, que não continha foto, o que teria gerado a confusão.

Questionado pelo The Verge, o detetive disse que, tecnicamente, a Apple não usa reconhecimento facial na loja, mas, sem dar detalhes, confirmou que as informações presentes no processo estão certas – o que pode indicar que a verificação das imagens tenha sido feita por uma outra companhia da qual a Apple é cliente.

Segundo o The Verge, as promotorias de Nova York e de Boston retiraram as acusações contra o estudante. Ele ainda enfrenta acusações em Nova Jersey.

Procurada, a Apple não comentou o caso.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br

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