‘Primeira fase do Exame da OAB é suficiente para aprovação’, diz conselheiro

Postado em 15 de abril de 2019 \ 134 comentários

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou uma resolução, na última quarta-feira (10), na qual admite fazer mudanças na aplicação do Exame de Ordem para bacharéis em Direito. A decisão veio à tona após o site Coluna Política divulgar que o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, avalia uma estratégia para retirar a exigência da prova para exercer a advocacia.

O documento assinado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, nomeia membros para a equipe responsável por fazer as modificações na prova. O responsável pelos trabalhos será José Alberto Simonetti, secretário-geral da OAB. O núcleo de trabalho será composto por conselheiros federais, presidentes de seccionais, membros da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e das Comissões Nacionais de Educação Jurídica e de Exame de Ordem.

Na avaliação do secretário-geral da OAB, a entidade estuda realizar ao longo desse semestre mudanças na estrutura curricular do ensino jurídico no Brasil. “A coordenação deve debater, ainda neste semestre, com professores as mudanças curriculares do curso de Direito e os impactos no Exame. Também vamos realizar um evento para debater o Exame de Ordem”, disse Simonetti ao portal da OAB.

Um conselheiro federal da OAB, que pediu o anonimato, revelou que a entidade “examina uma nova estrutura de avaliação para o Exame da Ordem”. Ainda de acordo com esse interlocutor, “com a modificação haverá apenas a primeira fase do Exame, com a manutenção das provas objetivas”, divulgou a fonte do Justiça Em Foco.

categoria:

134 comentários:

  1. Não tem quer ter mudança é sim a extinção da prova. Se não vão continuar a mesma coisa. Essa mudança e para inglês ver. Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Os safados não querem perder o pote de ouro do exame.

      Excluir
    2. Renato, eu poderia até concordar com você, mas aí seriam duas pessoas falando besteira. A prova tem que existir sim.

      Excluir
    3. Esses ordinarios ladroes estao abrindo as pernas pra nao perder a taxa do exame o famoso bezerro de ouro que fode aqueles que estudaram 5 anos

      Excluir
    4. Concordo com você!!
      O que tem de mudar e a APLICABILIDADE da prova, pois, quantos causídicos atuam em TODAS as áreas. Que exija-se 03 áreas a serem cobradas no certame.

      Excluir
    5. Sim ela deve continuar sim mas nas mãos do MEC com o controle financeiro aí está certo pois e fraudes em cima de fraudes .

      Excluir
    6. Garanto, sou prova disso, basta estudar para passar. Quanto ao pensamento de que a reprovação tem cunho arrecadatorio é de uma profunda mediocridade, não sei o valor da taxa, mas pago algo em torno de R$ 800,00 de anuidade. O que arrecada mais a anuidade ou a inscrição.
      VÃO ESTUDAR QUE VOCÊS PASSAM!

      Excluir
    7. Acho que deveria estender provas para demais cursos, como engenheiro, contador, economista. Prova da OAB tem que ser reformulada e não extinta

      Excluir
    8. Vão estudar que é melhor!

      Excluir
    9. Estes babaca só fala besteira,você está no quarto semestre primeiro termina a faculdade depois da palpite é olha eu não tenho que fazer exame da ordem mas são ladrões sim no quarto período você nem sabe o que te espera .

      Excluir
    10. Isso mesmo nos estudamos cinco anos e depois ainda vamos pagar a anuidade pra que essa prova cinco anos de pesquisas provas palestras seminários até visitas aos presídios estamos preparados para trabalhar e ganhar o nosso pão de cada dia não precisa prova quem for bom Com certeza vai chegar lá e quem não for desistirá e pronto

      Excluir
    11. O mundo civilizado e coerente inteiro tem exame da OAB ou similares.

      Agora acho sim que sua aplicabilidade é exagerada e que deveria ser uma exame por área de atuação com um revalida a casa 5 anos, pois tem muito "adevogado" sem a menor capacidade de atuar.

      Quem não quer o exame da Ordem naoentende sua necessidade e provavelmente será um péssimo profissional e faz bem em não atuar.

      Sou aluno do 10° semestre, tenho 35 anos e paguei ha faculdade do meu bolso, e não fico chorando por ai.

      Vão estudar ao invés de ficar procurando desculpa que ganham mais.

      Excluir
    12. Esses calhordas não querem perder a boquinha! Acaba com esse instrumento humilhante , esse caça níqueis.

      Excluir
  2. Se o cara levou a serio o curso que fez , a prova ele tira de letra, então estude e ae dificuldade da prova se minimiza , não pode acabar a prova não ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! Estou no quarto período do curso de direito e tenho noção de que esta prova é uma das mais importantes quesá a mais importante de todas as provas para um advogado...
      Vejo o monte de falta de compromisso e tudo o mais no curso e agora essa... Pelo amor de Deus.

      Excluir
    2. Você será um que brigará pelo fim da prova .Quesá?

      Excluir
    3. Valeu. Quesá

      Excluir
    4. O que o aluno do quarto período e o que diz que é só "levar a sério" não refletem é que questões que eram para ser anuladas, por ego ou incompetência, não são. O valor da inscrição da prova supera o valor de concursos que possuem mais de 5 etapas como magistratura e MP. Enem tem a mesma quantidade de dias e o valor nao chega a 50%.
      E por fim, porque somente o curso de direito tem a prova nesses moldes? O CRC tem exame de suficiência onde o valor é bem menor e trata de 50 questões onde você deve acertar 25.
      Nao tive problemas quando realizei meu exame, mas não podemos fechar os olhos para algo que é injusto só porque não nos afeta.

      Excluir
    5. Se não me engano a mensalidade é muito mais caro do que o valor da taxa para fazer a prova, no exame pode se pedir a isenção, a prova tem que continuar, na faculdade tem gente que só passa colando e o exame é a peneira, a mensalidade é mais cara e para todos se fosse só para arrecadar não precisaria do exame, mas se não pode pagar pessam e isenção e para passar estudem. Não vamos deixar acabar com nosso respeito acabando com o exame.

      Excluir
    6. Quer dizer que pra vc o curso só e valorizado pq tem essa prova ? Então os outros profissionais que não fazem a prova , esses são profissionais incompetentes na sua função e isso !? Meu Deus pra que isso ?Seu ego não deixa ver q o que as pessoas procuram e somente igualdade pra todos os cursos.Pois eu apoio SIM.

      Excluir
    7. Nem sempre quem estuda muito passa. Pode haver interferências emocionais...mas uma prova examinar a capacidade de ser um profissional, de poder atuar acho incorreto. Prova não vai avaliar quem será um bom profissional e sim dará aval pra uma pessoa atuar que pode ser péssimo profissional.
      Acho que a prova deveria ser extinta. A ética, estudo e dedicação fazem a seleção no mercado e sucesso do profissional.

      Excluir
  3. Se é para ter prova, que a mesma seja exigida para todas profissões, principalmente para medicina e engenharia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Qual a diferença de um bacharel com um documento ou sem ? Muito me admiro, sermos discriminados e objeto de preconceito por operador do direito..vocês também sao bacharéis em direito e nao tem direito de julgar quem nao tirou OAB ..pois a mesma nao mede competência de ninguém. Pobres imortais!! Francamente!

      Excluir
    2. Concordo! Provas para todas as profissões! O direito não é o melhor de todas as profissões! OAB LADRAAAAA 260,00 A PROVA

      Excluir
  4. Minha opinião é que temos dois caminhos:
    Se extinguirem o exame, devem extinguir tambem muitas faculdades de direito porque, por exemplo, na minha região são 5 cidades com menos de 120.000 habitantes e 7 cursos de direito formando 40-50 bachareis por semestre.

    Ou,

    Manter a prova mas fazer com que ela reflita melhor a realidade da pratica juridica. Eu fiz a prova, passei de 1a no 9o periodo, e a prova é outro universo daquilo que eu estudei. E eu fiz PUC, que é uma ótima faculdade.

    ResponderExcluir
  5. O exame deve ser mantido,mas revisto.Agora outras profissões devem seguir a mesma regra.Fiz um corte no pé há alguns anos.Hoje ,um dos dedos não sinto e teria que fazer plástica, pino etc.Erro médico! Resultado de muitos anos e só agora apareceu o defeito.

    ResponderExcluir
  6. Já era para ter terceira fase oral. Tá muito fácil passar na OAB. Só não passa quem viveu 5 anos tomando cachaça nos bares fora da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bêbado e quem te colocou no mundo demente

      Excluir
    2. e um troxa igual a vc que deve ser filhinho de.papai no qual pagou toda sua faculdade pra ter tempo de ser o nerds do papai com tempo e sobra pra estudar e criar essa soberba de minizar os outros. Te desafio a um debate na prática, e vamos ver se vc é o bichão mesmo.

      Excluir
    3. Como vc julga as pessoas assim sabe que muitos trabalham para ajudar no sustento da familfa muitos trabalham para pagar a mensalidade seu palhaco

      Excluir
  7. Acho um absurdo esse povo que não consegue ser aprovado no exame querer ganhar no grito e desmoralizar quem conseguiu ser aprovado com estudo e competência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é essa prova que capacita, porque conheço vários advogados que passaram no exame de ordem e não sabem nada, não conseguem montar uma petição inicial!

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Nao sabem nada!! Nem interpretar um simples despacho!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Se já admitem que não tem capacidade para serem aprovados no exame da ordem deveriam criar uma outra entidade.... assim a população pode optar por preco baixo dos sem OAB....ou pela mínima qualidade dos que tem capacidade para serem aprovados no exame da ordem. A população decide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população decide bem o quer né? Se acontecesse isso, sei bem onde a maioria da população iria recorrer, aos sem OAB kkkkk eu não sou contra ao exame, mas como vcs não conhecem a medida de conhecimento com que eles querem que vc demonstre na prova, nem há o que se falar em que admitimos que temos capacidade, aposto que tem muito advogado de 20 ou 30 anos de carreira que reprovam nesse exame....

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor do exame da ordem dos advogados.....Vou fazer o próximo exame....todos têm de fazer e provar sua capacidade.

    ResponderExcluir
  12. Eu também se fosse dono de cursinho não ia querer nunca que acabasse a prova da oab .vamos entupir a web com opiniões contra esse exame caça níquel e de reserva de mercado a oab é blindada porque tem um cofre lá, mamata até eu que sou mais trouxa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ! Mas algumas pessoas que fizeram o exame se sentem incomodado se esses exame for extinto ...

      Excluir
  13. Nem assim os analfabetos ficarão contentes, pois nunca chegaram na segunda fase. Alguns possuem dificuldades até para realizar a inscrição

    ResponderExcluir
  14. Essa prova exige o conhecimento, se dependesse de mim todos os bacharéis deveria provar seu conhecimento em um exame teórico e prático... até pra dirigir tem né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que tenha que ter a 1 fase porque a 2 fase a faculdade não dá suporte, não se aprende quase nada a não ser pensão alimentícia e separação, quando perguntao o que e um recurso de revista ou um agravo de instrumento, ou uma apelação, ou embargos de declaração, a maioria só vai saber se ir para o cursinhos ou estagiar em um escritório de advocacia.

      Excluir
  15. Em vez de buscarem melhorar o ensino estão querendo facilitar a vida de quem não se dedicou durante a faculdade. Prova semelhante deveria ser aplicada nos cursos de medicina, engenharia, contabilidade, odonto, enfim, deve haver o mínimo preparos aquele que se lança no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Os safados não querem perder o pote de ouro dos exames

    ResponderExcluir
  17. Os safados não querem perder o pote de ouro dos exames

    ResponderExcluir
  18. Tem que incluir prova oral isso sim.

    ResponderExcluir
  19. O problema dessa prova é que não se mede o conhecimento real do direito,mas sim alinhar o que a pergunta quer dizer.Faz a gente perder tempo em ler no final de cada pergunta a mesma coisa,sem contar essa linguagem de operadores de telemarketing com tudo no gerúndio. Não precisa acabar com a prova apenas tornar dinâmica.

    ResponderExcluir
  20. EU QUERO MAIS É QUE A OAB AUMENTE A ANUIDADE PARA NO MINIMO 2.000,00...TODOS OS ADVOGADOS MERECEM ESSA BENÉCIA, TENDO EM VISTA QUE ISSO ME FARÁ MUITO FELIZ...

    ResponderExcluir
  21. O exame de ordem deve permanecer, porque valoriza a profissão e impede que desqualificados juridicamente exerçam a advocacia. Eu fiz três vezes e passei na terceira... Em assim sendo, se o bacharel estudar seriamente, ele passará... Que permaneça o exame de ordem!

    ResponderExcluir
  22. Não se pode premiar quem não estudou de fato durante cinco anos de curso. Lamentável cogitar algo esdrúxulo como a desobrigatoriedade do Exame.

    ResponderExcluir
  23. Também acho que precisa uma terceira fase oral da prova. Está muito facil..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra entender como operadores do Direito possam vir a cogitar tal coisa, realmente e triste isso. Pessoas egoístas q só pensam em si certamente foi mais um dos que se formou montou escritório , filho de pai rico. O curso de graduação em Direito e um curso q deve sim ser igual aos demais, e uma graduação não e um concurso onde vc garante um emprego, estabilidade. Vc termina o curso passa na ordem e vai ter que correr atraa de conquistar clientes pra garantir seu salario, agora se fosse garantia de emprego eu apoiaria até cinco etapas mas não é....gente aterrissem por favor ...

      Excluir
  24. Unkbesta, quem te garante que um exame com 80 questões de um conteúdo infinito de legislações, doutrinas, jurisprudências vai medir a capacidade de profissional. Quantos passam no exame e continuam desqualificados profissionalmente?

    ResponderExcluir
  25. Acho que os Doutores, estão com medo da concorrência, sabemos o que é de direito,ou seja, a OAB,está extinta, então os nobres colegas, como defensores e operadores do direito, teria que seguir o que a lei propõem, sou Bacharel em já ganhei mais de dez causas, contra advogados renomados, e de rabo preso com a OAB, então não venham me falar de que o exame qualifica alguém, se os cadastrados na OAB, são tão bons, porque estão com medo dos Bacharéis, não sejam escravos dessa máfia

    ResponderExcluir
  26. Sou a favor que os advogados formados antes de 1994 se submetam ao exame. Aí sim haverá a mais perfeita isonomia. Doutos, vocês concordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim, um comentário chegou ao meu ponto de vista!
      Sou bacharel em Direito desde 2013, realizei o exame e passei na primeira fase, mas infelizmente optei pelo o Penal e nan me dei bem.
      Trabalho a mais de seis anos como estagiária da OAB, ja ajudei muitos Advogado antigo que não realizou o exame quebrando cabeça no PJE, e aí?

      Excluir
  27. Então, terá direito adquirido quem já passou na primeira fase e reprovou na segunda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É piada né? Direito adquirido?!?!Na verdade tem que parar de exigir o Diploma de faculdade. E reestruturar o Exame para avaliar todo o conhecimento necessário. Hoje a prova é ridícula de fácil.

      Excluir
  28. A prova da ordem não capacita ninguem ,o que realmente capacita é a prática , as pôs graduações e cursos complementares na área que se pretende atuar .

    ResponderExcluir
  29. # FIM DESTE MITO CHAMADA EXAME PROVA DA OAB NAO MEDE CAPACIDADE DE NINGUEM FIM DESTA PROVA QUE NAO PROVA NADA A NAO SER EXCLUIR DE SEU GRUPO DE ELITE AS PESSOAS QUE PASSAM 5 ANOS NUMA FACULDADE SE PREPARANDO COM ESTAGIOS PRATICOS E QUANDO TEMINAM NAO TEM SIREITO DE TRABALHAR PORQUE UM GRUPO ELITIZADO QUE DEFENDE SEUS PROPRIOS INRERESSES IMPEDEM OS BACHAREIS A EXERCEREM SUA PROFISSÃO LIVREMENTE PORQUE TRATAR O DIREITO DIFERENTE DE OUTRAS PROFISSOES O IMPEDIMENTO AO ACESSO AO TRABALHO JA DIPKOMADO E TAMBEM INCONSTITUCIONAL AINDA MAIS SE DE INTERESSE NAO DO MEC MAS SIM DE UM GRUPO FECHADO CHAMADO OAB SO DEFENDE ESTE GRUPO QUE NAO TEM RESPEITO PORQUEM PASSA 5 ANOS ESTUDANDO E JA ESTAR SIM DIANTE DA CONSTITUICAO APTO AO TRABALHO MESMO DE ADVOCACIA E EM RESPEITO AS DEMAIS PROFISSOES QUE TERMINAM SEUS CURSOS E VAO LIVRIMENTE EXERCER A PROFISSAO E NAO FAZEM NENHUM TIPO DE PROVA OU EXAME COMO OS MEDICOS ENGENHEIROS ETC EXISTEM OS BONS E OS MAUS PROFISSIONAIS E QUE DEVE APROVAR OU REPROVAR E A SOCIEDADE QUE SE SERVIRA DO BACHAREU ADVOGADO E NAO A SELEÇÃO DE UM GRUPO CHAMADO OAB. # FIM DESTE EXAME CORRUPTO OAB.

    ResponderExcluir
  30. Vamos estudar e parar de pedir a extinção. Se fosse pelo o dinheiro, a OAB acharia maravilhoso arrecadar milhões em anuidades de bacharéis, pois de fato, estes existem em maior número do que advogados regularmente inscritos na Ordem.

    ResponderExcluir
  31. Eu penso que o exame da Ordem não é essencial, pois o que realmente vai fazer a diferença é a capacidade do profissional no mercado de trabalho, em razão dos conhecimentos adquiridos. Não é uma prova que vai medir a capacidade do profissional.

    ResponderExcluir
  32. Essa prova no que tange a 2 fase, esta totalmente fora da realidade, onde que ja se viu em plena era da informatica, o sujeito sr matar de escrever. Me diz, qual advogado que faz petição manuscrita ou melhor, 80% é control "c" e control "v", sem contar que 99% pesquisa no google, enquanto que na prova de 2 fase, tu se mata procurando nas entranhas da legislação, até mesmo em sumulas, ojs e julgados que ja foram cancelados (extinto), praque? Para depois se passar, recorrer aos mil e um meios existentes na informatica, que a meu ver, é o correto. Ultrapassado é a OAB que em plena mordenidade continua cobrando de seus candidatos o absurdo, somente para não aumentar a demanda na advocacia. Há tenha dœ. Ainda tem super heroi que só conseguiu passar defende um metodo absoleto com este.

    ResponderExcluir
  33. Um absurdo acabar, ainda não fiz a prova mas irei fazer até passar, tem que ter a prova sim, para sempre. Aos que criticam a avaliação que façam outro curso onde não haja esse tipo de exigência, como medicina, engenharia... enfim, vão estudar.

    ResponderExcluir
  34. Atualmente a prova no seu molde não testa conhecimento algum, apenas é feita para reprovar em massa...para quem defende a prova faça o seguinte antes de falar...pesquise as últimas provas e veja quanta coisa errada, questões mal elaboradas que induz ao erro, questões com duas alternativas correta e outros...resumindo na vida real não tem pegadinha! será que é justo a análise do recurso ser feita pela própria banca? Imparcialidade zero. Um outro ponto para reflexão é que grandes advogados atualmente não fizeram a prova da ordem, todos do STF também não... será que eles não sabem de nada? Seria justo colocar esses advogados antigos para fazer a prova? Já que ela é ímpar no conhecimento?

    ResponderExcluir
  35. Tem que estudar, é uma vergonha um bacharel em direito não passar na prova da OAB, mostra que não tem condições para atuar como advogado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem que estudar não só o direito mas conhecimnecon gerais agora exigir exame de ordem para avaliar se os baichareis tem ou não capacidade para advogar e uma piada lembra do ilustrissilu advogado que entrou com habeas corpus para liberar um carro que estava preso no pátio este com certeza passou no exame de ordem

      Excluir
  36. A lei é cega mas enxerga no escuro sabe.

    ResponderExcluir
  37. Sou a favor do exame após a graduação, porem para todos os cursos e sob o comando do MEC. A OAB se acha acima do estado.

    ResponderExcluir
  38. Estudem e passem. Se tivessem estudando agora é não aqui variando, já teriam passado. Frouxos! Derrotistas! Fracassados! Não passam na ordem, vão passar onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando assim só demonstra que vc se sente acima dos outros...o que se está em tema e a igualdade...vc deve se achar melhor, certamente e só mais um tiquinho que gosta de chamar as pessoas de fracassados...Tenha mais amor ao próximo .

      Excluir
  39. Acho que a questão em si nem é tanto o exame e sim o valor cobrado.. absurdo !!!
    Pior que se paga por duas fases e a maioria não passa da primeira e a OAB embolsa o valor referente a segunda fase sem ter qualquer custo.. Estão enchendo o bolso de dinheiro isso sim..

    ResponderExcluir
  40. Fato é que uma entidade que existe apenas de fato e não de direito não possue a minima competência para regular a qualificação profissional de uma classe de profissionais que cumpriram todos os requisitos acadêmicos durante 5 anos, aprovaram e coloram grau tudo de acordo com a LDB e o MEC que possui a real competência de poder exigir maior ou menor qualificação e acabou deixando que essa lambança toda acontecesse durante todos esses anos lesando não só uma classe de profissionais formados e aptos ao trabalho, como também as famílias desses profissionais do DIREITO e tudo que economicamente depende do exercício profissional dos bacharéis, portanto mesmo que tal entidade de classe fosse legitimamente constituída, o que não é e sabemos, jamais teria competência para tal fim, pois todos aqui sabem que a finalidade de uma entidade de classe é tão somente fiscalizar e punir seus credenciados pelos seus atos no exercício da profissão. É clarividente que os governos anteriores através de seus ministeriores anteriores devem prestar conta pelo mal que causaram a toda a classe, inclusive indenizando aqueles que tiraram suas vidas, adquiriram doenças psicológicas permanentes e sem sombras de dúvidas o Estado deverá também indenizar a todos pelos danos morais e além deles os lucros cessantes que deixaram de angariar com este terrível óbice.

    ResponderExcluir
  41. Eu acho que não precisa fazer exame da OAB como vi comentário teu advogado não como conseguiu tirar carteira da OAB pois tem uns advogado que realmente não sabe fazer uma petição é lamentável pq é um curso caro depois vc tem que pagar pra conseguir tirar a carteira da OAB.

    ResponderExcluir
  42. Concordo.
    Quem passou na primeira fase ter direito adquirido nesses termos.
    Eu passei na Primeira fase, não passei na Segunda, na repescagem eu viajei para cuidar da minha mãe.
    Pelo que vejo a OAB já começou a recuar.
    Dizem... que para acabar com o exame da ordem precisa de uma lei. E para alterar não precisa de lei? já que estão estudando a possibilidade de ficar só com a primeira fase, eles podem estudará a possibilidade de acabar com exame da ordem e dar fim nessa história de Vez.
    A questão é, a OAB não quer é largar o osso.

    ResponderExcluir
  43. Tem que acabar com essa prova já, ela não prova nada, essa prova, tem advogado que passou na prova e vai em uma audiência e não sabe nem o lado que tem que sentar..

    ResponderExcluir
  44. Extinção é extinção, vamos fazer valer os nossos direitos ( constituição livre exercício da profissão).
    Esse exame é uma afronta a constituição federal.

    ResponderExcluir
  45. Amigos acho que deveria ter um meio termo. A OAB é um comércio, não estão preocupados em melhorar os cursos de Direito mesmo porque a própria OAB ganha com os cursinhos preparatórios. Sou a favor de colocar somente uma fase. A primeira fase com 80 questões não qualifica ninguem, mesmo porque a FGV fugiu do objetivo da prova que antes as questões seguiam o pé da letra de leis, hoje e cheia de pegadinha. Sou a favor da prova de prática profissional e que casa um faça sua opção na área que melhor lhe convir ou que pretenda atuar. O bacharéis precisam mostrar que sabem fazer uma petição inicial.

    ResponderExcluir
  46. Tem que acabar com essa tal prova pois, essa prova não prova nada.Profissional bom é aquele que trabalha com ética e honestidade com seus clientes,isso sim faz a diferença em nossa sociedade!

    ResponderExcluir
  47. O MEC É QUEM VALIDA OS DIPLOMAS DE BACHARÉIS COMO BOLOGIA ,GEOGRAFIA, HISTÓRIA E ETC. PORQUÊ SÓ DIREITO TEM QUE SER A OAB?
    RESP. É PARA OS EX PRESIDENTES SEREM DESEMBARGADORES NO FUTURO? KKK

    ResponderExcluir
  48. Se é para tet prova deveria ser pata todos os cursos, ora,o advogado ja é avaliado pelo juiz nas causas, e médico quem avalia. Curso da OAB é só para arrecadar.

    ResponderExcluir
  49. Vai chover ação contra dos bacharéis que passaram apenas na primeira fase ....

    ResponderExcluir
  50. O caça níquel foi ameaçado, os coronéis da OAB já pensam em modificações, que o governo não caia nesta ladainha. Fim do exame já.

    ResponderExcluir
  51. Com todo o respeito aos colegas... quem não passar em uma prova idiota como a prova da oab, pq é prova no nível de pré primário, maternal, tem q trabalhar mesmo com outra coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma exigência para ver se os baichareis tem capacidade ou não para advogar que aprovaram um que enrren com pedido de habeas corpus para liberar um carro que estava preso no pátio realmente este tem capacidade

      Excluir
  52. Esse exame tem que acabar pois só serve para lucro da OAB e na mais

    ResponderExcluir
  53. Gente!tem muita política sim, praticamente em quase todos os concursos mais do que tudo se promove e se indica nesse país, por parte de padrinhos e pessoas mais chegadas da cúpula. Não me iludo, mas se realmente deve ser levado um controle na mão, pra apertar qual canal vai te servir daqui para o futuro, porque até os concursos públicos já vão ser vetados em 2020... segue uma dica importante, os concursados vão viver pra sempre!?

    ResponderExcluir
  54. Esse exame é inconstitucional!!!! No STF só tem bacharéis em direito, muita hipocrisia nesse país .... Fim desse exame, que não mede conhecimento, e sim para roubar R$ 260,00 de cada Bacharel em Direito.

    ResponderExcluir
  55. Só acho que se a prova é para testar conhecimento para o exercício da profissão, então deveria ser realizada pelo menos doie em dois anos,uma vez que a leis mudam, emendas, etc . Assim todos os advogados passariam pelo teste e saberíamos se todos são capazes de continuar ao exercício da profissão.

    ResponderExcluir
  56. Tem que existir só a primeira fase,aí extingue a segunda fase e faz uma primeira fase mais difícil

    ResponderExcluir
  57. Estudei e passei! Mas concordo que a taxa é absurda e o tempo de prova é simplesmente inviável. Se tiver que tirar algo que tire a primeira fase objetiva, pois no dia a dia o advogado vive peticionando.. É o mínimo do mínimo saber trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A taxa é absurda, fora da realidade, se tiver que tirar alguma fase, que seja a segunda fase, pois a faculdade para aqueles que se dedicaram os cinco anos só da suporte para passar na primeira fase, a segunda fase a faculdade não nos prepara, com isso temos que gastar mais do que já gastamos, para aprender o que a faculdade não nos ensina

      Excluir
  58. A melhor forma de terminar com com o exame e ter um caboclo de braços fortes e macho.

    ResponderExcluir
  59. Esse exame de ordem capacita bacharéis de direito para portar carteira, não para advogar, conheço vários que possuem carteira e sequer sabe fazer um pedido de juntada, se tremem quando vão a presença de magistrados, não sabem por onde ir quando lhe põe um problema pra resolver, este exame de ordem é tão somente questão política e financeira. Porque não fazem como antigamente, ui mais prova oral prestada perante a seccional de cada estado?

    ResponderExcluir
  60. Corre muita água de baixo da ponte com a exigência desse exame

    ResponderExcluir
  61. Não tem que ter prova para curso nenhum. Ou seja, formou. Colou grau, está pronto. Afinal pra quê serve o Diploma? No caso da OAB a alegação é pura reserva de mercado. Das mais baratas. É o medo dos novis profissionais. A velharia treme diante da verdade. O Direito, as leis são as mesmas em todo país. Se há uma má qualidade no ensino jurídico a OAB e o MEC tem que cobrarem das faculdades. Dos donos delas. E não fonentar o ganha-ganha de cursécos e editoras que vendrm ilusão e apostilas que não educam ninguém. Quem entrou legalmente e após cinco longos anos de estudos saiu pela porta da frebte com o "canudo" na mão. Não tem que provar o seu saber para ninguém. Muito menos para organismo fiscalizador do exercício de uma profissão, da qual não é dono. Afinal tem o portador desse diploma a chancela do Estado brasileiro de que ele está apto para exercer a profissão que escolheu. Provas e supostas avaliações depois de concluídos o ciclo de estudos com a alegação estapafúrdia de uma "qualidade" para poder exercer a profissão é no mínimo indecente e imoral. Contraria a lei e o bom Direito. FORA EXAME DE ORDEM!!!! E qualquer exame para os demais cursos. Formou. Está pronto.

    ResponderExcluir
  62. O profissionalismo não precisa de exame para provar a capacidade, as atitudes no mercado de trabalho que vão dizer e ensinar o que é
    O correto. Se ocorrem erros corrigem-se e assim vão se dormando os profissionais. Analisem que ate a Banca que formula as questões erram nas respostas (questões anuladas por erro material). Nenhum curso, faculdade, exige exames até porque as provas ocorrem durante os cursos, assim como na advocacia, portanto quem se formou já passou por exames e estágios para atuarem no mercado.
    A realidade é que estamos em um País que tudo gira em torno do oportunismo, querem dinheiro e não profissionais. Onde se viu RS 260,00 a inscrição para fazer um exame que nem sabem a verdadeira capacidade do bacharel.
    Ninguém se forma e advoga em todas as áreas, porque temos que "decorar" todas as matérias??? Realmente é uma fabrica de dinheiro. Vergonhoso nos fazerem estudar por 5 anos, em que investimos para ter um trabalho e futuro certo, e no final dizem "não vão trabalhar precisam provar que sabem advogar, pois a faculdade que fizeram não ensinou nada, não valeu para nada". Avaliem as faculdades e não os Bachareis.
    Acabem com esta porcaria de exame de ordem, deixenos ir à luta, não acabem ou adiem os nossos objetivos.
    Simonetta

    ResponderExcluir
  63. Primeira fase cumpre bem o real proposito da prova , qual seja , arrecadar tão somente , pois capacitar é a PRATICA , pós e cursos complementares na área que se pretende atuar.

    ResponderExcluir
  64. Acho que tem que trocar a banca, erra muito, e não tem a humildade de reconhecer seu erro, qtos ficaram por um ou dois pontos e haviam mais de três questoes para serem anuladas e não foram.fora fgv

    ResponderExcluir
  65. Venham para nossas plataformas de WhatsApp ANB fimdoexamedeordem.adv.br 61984307732

    ResponderExcluir
  66. O Exame vai acabar. Nem adianta a OAB ficar se reunindo.

    ResponderExcluir
  67. Extinguir é para os fracos.
    Quando vejo um bacharel falando em extinguir a prova percebo que a faculdade falhou, formou um covarde e fraco que ñ merece brincar de advogado defendendo o patrimônio de terceiros.

    ResponderExcluir
  68. Acredito que a prova é importante para filtrar.... Mesmo com a prova, ainda tem muitos profissionais que não cumprem os seus deveres, imagina sem ela.

    ResponderExcluir
  69. Cinco anos estudando para temer uma prova?Quem é contra esse exame que mede CONHECIMENTO mínimo so pode ser por preguiça.

    ResponderExcluir
  70. Está difícil perder a galinha de ovos de ouro, nao é caça níquel???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo caro colega.
      Estava tudo muito fácil.
      Há quantos anos sendo lesados, profissionais mendigando para outros colegas assinarem suas petições porque estavam com asua anuidades atrasadas.
      É muita humilhação, não tem porque ter o nosso apoio.
      Extinção já.

      Excluir
  71. A verificação criteriosa para o exercício da profissão deveria ser a regra e se fosse muitos não teriam sido vítimas de profissionais com manifesta incapacidade técnica.
    Quer se formar e atuar profissionalmente e não ser submetido ao critério de seleção, procure outra área, mas se deseja advogar, inicie o primeiro período sabendo que haverá a prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é a "instituição OAB" nao tem legalidade para nada.
      É uma prática criminosa, desde 1930.
      Se não tem poder para tanto.
      Não deve existir correto?
      Extinção JÁ.

      Excluir
  72. Deveria ser igual em todas as áreas, Medicina, Engenharia, Odontologia etc. Não concordo com exame da OAB isso é apenas uma maneira de ganhar dinheiro. É um absurdo 5 anos de estudo para medir aprendizado em uma prova. Eles não querem perder a mamata. Extinção do exame da ordem já Senhor Presidente.

    ResponderExcluir
  73. Eu concordo sim com o Exame da Ordem. Confesso que passei por grandes dificuldades ao passar, e fui obrigada a pagar um cursinho que n foi barato.
    Pq a faculdade n te capacita 100% e quem dizer que sim está mentindo. Eu n sou contra a 1 fase, mas sim da 2 fase. Fui obrigada a fazer o cursinho por causa da petição, onde cursei 5 anos e não sabíamos montar um peca ( ambos da minha sala) e muitos passaram na 1 fase e teve reprovação na 2 fase. E como muitos que passaram, tenho ctza que a maior dificuldade não foi a 1 fase.
    Quero ressalta, os valores são abusivos sim... Para aqueles que não tem um recurso. Onde muitas vezes 1 real faz falta no final do mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, temos que ter o hábito de praticarmos.
      Isso vai ser a vida toda.
      Eu também sofri muito.
      Por isso sou a favor da extinção da prova.
      Porque o que eu sei hoje, não foi prova que me concedeu.Foi no dia a dia, errando e acertando.

      Excluir
  74. Chega ser bizarro.
    Agora chegaram a conclusão de que, a primeira faze é o suficiente para o bacharel ingressar como advogado,porque sempre exigiram as duas fases?
    É nos chamarmos de idiotas.
    Estamos sendo lesados há anos, quem irá pagar nossos prejuízos?
    Quantos colegas fecharam seus sonhos engavetados, sonhos perdidos.
    Sou a favor sim da extinção do exame da OAB.
    Meus pais foram advogados, na época em que meus pais formaram, não existia essa MALDITA prova.
    É foram excelentes profissionais.
    Ser um excelente profissional depende de cada um, experiência só se adquire no dia a dia.
    Não é uma prova que determina se vc vai ser um bom profissional ou não.
    Fica aqui o meu apoio a extinção desta instituição criminosa, que é a OAB.

    ResponderExcluir
  75. Não consegue passar porque não estuda !!!

    Agora vem querer ganhar a aprovação no grito desmoralizando quem realmente estudou e se dedicou no curso ao inves de passar os 5 anos em bares e festas, como fez a maioria dos que não passaram.

    Se com o exame já existem advogados incompetentes, imagine sem. Não se pode entregar um problema para uma pessoa resolver sem que ela tenha a mínima competência para isso.

    ResponderExcluir
  76. A OAB não quer perder a teta gorda, tem que acabar essa ladroagem quem tbm nao esta gostando desse fim são os proprietários de cursinhos ai fora que esta ficando ricos nas custas dos bacharéis vamos acabar de vez vai abrir espaço pra todos vai ficar quem tem capacidade.

    ResponderExcluir
  77. As demais profissões não tem prova após colação de grau, com médicos não tem, com psicólogos nao tem, com professores não tem, engenheiros não tem, terminam e vai atender seus clientes no caso dos medicos e sem esquecer que vao passar um remédio para quem está doente, diferente dos advogafos que vão defender seus clientes por algum direito que foi negado...
    A prova da OAB nao capacita o advogado e sim atrapalha a vida, retardando sua atuação no mercado de trabalho que lhe dará o exercício da profissao.

    ResponderExcluir
  78. Engraçado que muitos falam que sim, que tem que ter a Prova da OAB.
    E quem não quer e porque nao estuda nao tem capacidade. Cada um sabe seu esforço e sabe o quanto fica com pensamentos a mil ao fazer isso, sendo sobrecarregado... Isso não ajuda...
    E sim deve ser é extinto a Prova, curso que e em segundo Lugar mas procurado e só ele precisa disso para provar algo...
    E os outros que só termina pegam a carteira de algo e pronto já sou isso...
    Enquanto os do Direito se nao fazer a prova muitos falam só e Bacharel não e Advogado não fez a prova...
    Ah vamos ser certos se for para ter prova que tenha para Todos curso, caso contrário seja como os Outros terminou pegou a carteira e pronto...
    O que define um bom Advogado não e a Tal da OAB e sim os tempos de experiência de trabalho...
    Se querem continuar recebendo taxas de tal valor e uma coisa agora ficar nessa se Sim ou Não é feio...
    #IgualdadeparaTodos..
    Todos curso e importante

    ResponderExcluir
  79. Quem tem o poder de avaliar os estudantes e o curso de nível superior e tambem seus alunos são as universidades e o MEC e não uma instituição como a OAB. A função da oab aí seria outra, como por exemplo, cobrar maior mercado de trabalho ao governo para aqueles bacharéis que estariam se formando na área e defender a categoria nas suas ações.
    A competência de avaliar nao é da OAB, dessa forma os estudantes estão perdendo espaço no mercado. Muitos poderiam já está no mercado de trabalho ganhando seu espaço, a OAB está retardando e dando prejuízo a muitos estudantes que se formaram e que tem competência. A OAB está controlando o mercado e excluindo milhares de estudantes competentes que se formam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero e número com vc prof.fernando. E não venham me falar que os recém formados têm que estudar, porque não é possivel que se passe 5 anos em um curso e não tenha aprendido nada, além do mais a cada exame está ficando cada vez mais difícil

      Excluir
  80. Gente é tanto "adevogado" escrevendo tão bem, se posicionando apenas com ataque ao outro, isso quando não usa argumentações tão infantis que prefiro a troca da prova da OAB por uma de Português e interpretação textual, seria muito mais eficaz.

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. O exame tem que continuar, se eu passei estudando, vc também vai conseguir, só vestudar

    ResponderExcluir
  83. Estudem mais ao invés de ficarem reclamando do exame , só não passa quem não estuda ! alem do mais se acabarem com o exame vai aumentar ainda mais o numero de profissionais despreparados e desqualificados no mercado de trabalho .

    ResponderExcluir
  84. Os ditos defensores da prova se escondem no anonimato, bota o nome aí.

    ResponderExcluir
  85. Lei da oferta e da procura, dr o sol nasceu pra todos, então conquiste sua clientela. Obrigado!

    ResponderExcluir
  86. Vai nivelar por baixo. Tiro por alguns colegas de graduacao que mal sabem escrever. Fora a enxurrada de profissionais em um mercado que já está escasso, principalmente para os iniciantes.
    Vamos virar reféns do sistema e nos submeter a receber, se recebermos, um mísero salário mínimo.

    ResponderExcluir
  87. Os que não passaram na OAB e pedem o fim do exame, não enxergam que se um dia acabarem com esse filtro, será o fim da importância do Curso de Direito. Haverá centenas de milhares de profissionais com salários aviltantes. O caminho mais fácil para a carreira é realmente se esforçar e estudar para passar no exame, caminho esse menos desgastante que rebaixar a carreira e se tornar um no meio de uma multidão de analfabetos jurídicos.

    ResponderExcluir

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.