Comissão do Senado aprova projeto que antecipa feriados para as segundas-feiras

Postado em 5 de junho de 2019 \ 0 comentários

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou na última terça-feira, 4, proposta que antecipa para as segundas-feiras os feriados nacionais que caírem entre terça e sexta-feira.

Trata-se do PLS 389/16, de autoria do senador Dário Berger. Com a aprovação na comissão, a matéria, que foi apreciada em caráter terminativo, segue agora para a Câmara dos Deputados.

A antecipação prevista no texto não se aplica às datas comemorativas que ocorrerem nos sábados e domingos e nem a alguns feriados, tais como: 1º de janeiro (confraternização universal), carnaval, sexta-feira santa, 1º de maio (dia do trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (dia da independência do Brasil), 12 de outubro (dia de Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal).

Na justificação do projeto, o senador Dário Berger explica que optou pela antecipação dos feriados já que eventual adiamento para as sextas-feiras prejudicaria o comércio aos sábados, "comprovadamente o melhor dia de vendas para os comerciantes em geral".

"O objetivo central dessa singela proposição é minimizar os danos ao funcionamento das empresas, ao emprego dos trabalhadores e à arrecadação dos Governos de todos os níveis da federação, causados pelo excessivo número de feriados, circunstância que leva à drástica redução dos dias úteis destinados à produção e à comercialização de bens e serviços", afirma o parlamentar na proposta.

Ainda segundo ele, "a intenção de impedir o prolongamento desarrazoado dos dias não trabalhados e de manter 'a roda da economia girando' é especialmente relevante em situações de grave crise econômica como a que ora enfrentamos".

Fonte: Migalhas

categoria:

0 comentários

-------------------------------------------------------------------------
É um prazer receber seu comentário e ter sua participação.
Repasse a seus amigos e convide-os a opinar também.