MP denuncia advogada que inventou processos para enganar clientes
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou denúncia contra a advogada Gessyka Dominique Messias Araújo de Pietro, de 32 anos, acusada de simular andamentos e decisões judiciais fictícias para enganar clientes. A profissional responde formalmente por ameaça e por quatro acusações de estelionato envolvendo uma das vítimas. Ela acumula 12 ações judiciais em seu histórico e já conta com uma condenação anterior por fraude.
As investigações apontam que a advogada recolhia o pagamento dos honorários e deixava de prestar o serviço contratado. Em diversas ocasiões, ela criava documentos falsos e gerava números de processos inexistentes para convencer os clientes de que as causas estavam em andamento. Em um dos episódios, uma cliente pagou R$ 800 para realizar a transferência de três veículos de um inventário familiar. A ação nunca foi protocolada na Justiça, mas a advogada forjou despachos favoráveis e usou o procedimento para extorquir mais dinheiro da vítima.
Levantamentos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mostram registros realizados entre 2021 e 2025 por estelionato, falsificação de documento particular e apropriação indébita.
Em sua defesa, Gessyka afirmou não reconhecer os fatos narrados e negou a adulteração de documentos, alegando que todas as peças contam com verificação por QR code. Ela sustentou que não reteve R$ 20 mil e destacou a presunção de inocência, afirmando que a questão está sob apuração legal. Já a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) informou que não faz declarações sobre processos disciplinares em andamento, em conformidade com o Estatuto da Advocacia.
