Romário trabalhou no senado por dois meses em 2026 antes de ir para a Copa do Mundo
O senador Romário (PL-RJ) viajou aos Estados Unidos para acompanhar a Copa do Mundo de Clubes após ter exercido suas atividades no Senado por apenas dois meses em 2026. A informação foi divulgada pelo R7 Planalto, que destaca que o parlamentar permaneceu afastado por 120 dias, entre dezembro e abril.
Na ocasião, Romário justificou a licença alegando compromissos no estado do Rio de Janeiro e possibilitou que seu suplente, Bruno Bonetti (PL-RJ), ocupasse temporariamente a vaga no Senado. Durante esse período de afastamento oficial, ele deixou de receber a remuneração correspondente ao cargo.
A situação atual, no entanto, é diferente. Conforme a reportagem, o senador embarcou para os Estados Unidos sem solicitar licença do mandato. Dessa forma, continua oficialmente em exercício e recebendo normalmente o salário parlamentar, que, segundo a matéria, é de R$ 46,3 mil brutos por mês.
Além de acompanhar os jogos do Mundial, Romário participa da cobertura esportiva diretamente dos Estados Unidos, enquanto mantém suas funções parlamentares. O caso chama atenção pelo contraste em relação ao afastamento anterior, quando houve suspensão dos vencimentos em razão da licença formal.
O episódio reacende o debate sobre a atuação de parlamentares durante viagens ao exterior, a continuidade do pagamento da remuneração sem afastamento oficial e a necessidade de maior transparência quanto ao exercício das atividades legislativas.
- Nação Jurídica
